Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura reforça campanha de adoção em busca de lares para animais domésticos

Prefeitura

Publicado

em

A fim de encontrar lares aconchegantes para os animais domésticos abrigados hoje no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), a Prefeitura intensifica a campanha permanente de adoção de cães e gatos, “Encontre um Amigo”. A ideia é aproveitar o espírito natalino e sensibilizar tutores que possam cuidar destes bichinhos com amor e dedicação. 

Para adotar este novo amigo, gratuitamente, basta procurar o DPBEA, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Departamento está localizado na Rua Athanázio Gigo, 60, no bairro Chácaras Recreio 2.000. O interessado precisa ter 18 anos ou mais e apresentar RG ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao adotar, o munícipe precisará ainda assinar um termo de guarda responsável.

Atualmente, há no espaço aproximadamente 200 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes e adultos, todos SRD (sem raça definida) ou vira-latas, como se costuma dizer. “Temos uma grande variedade de animais para agradar todos os gostos. Todos estão vermifugados e saudáveis”, comenta o gerente do DPBEA, Claudinei Prazeres. De acordo com o diretor  Vanderlei Fernando Azevedo, todos os animais são também vacinados contra a raiva. “Com a campanha, pretendemos diminuir o abandono de animais na cidade, encontrando para eles este novo lar”, afirma Azevedo.

Guarda responsável

Como medida de proteção e bem-estar animal, a Prefeitura lançou, no início do ano, o guia “Guarda Responsável – Projeto Encontre um Amigo”. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. Quem vai ao DBPEA com a intenção de adotar um cão ou gato recebe o folheto com instruções para tratar do animal de maneira adequada. O guia traz, ainda, precauções a serem tomadas com a saúde do bichinho de estimação.

Para efetuar a adoção, o tutor tem de cumprir os critérios estabelecidos na cartilha. Abandonar e maltratar animais é crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Denúncias de maus tratos aos animais podem ser formalizadas no DPBEA, por meio dos telefones 3897-3312 ou 3897-5974.

Confira dicas de guarda responsável:

•não deixar o bicho de estimação solto na rua;

•ter disponibilidade para ele e oferecer muito afeto e atenção;

•manter sempre o animal na coleira e com identificação referente ao nome do dono e telefone;

•possuir espaço físico no imóvel proporcional ao porte do animal;

•realizar visitas regulares a um veterinário para vacinas anuais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Samu comemora aniversário de 12 anos do serviço em Hortolândia

Avatar

Publicado

em

Há 12 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inaugurado. De lá para cá, milhares atendimentos foram realizados em Hortolândia. Pacientes procuram o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos. Além dos atendimentos in loco, o Samu também realiza atendimento e orientações por telefone.

Eles costumam ser os primeiros a chegar ao local de um acidente ou emergência. Esses profissionais são responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde.

Os socorristas são profissionais com formação em técnico de enfermagem, enfermagem ou medicina. No caso dos motoristas das ambulâncias, é exigido ainda um curso de direção.

O Serviço também é um dos responsáveis pelas transferências de pacientes de Hortolândia para outras localidades, nos Hospitais da cidade para outras estruturas hospitalares. “Nossas equipes são competentes e bem preparadas para as ocorrências. Temos muito amor pelo trabalho de salvar vidas, é um orgulho e muita responsabilidade estar à frente desta equipe e poder saber que a cada dia, hora, minuto, auxiliamos a população”, declara o condutor do Samu, Ademir Storoni.

Desde sua inauguração foram feitos muitos investimentos dentro da estrutura do Samu, renovação de frota de veículos, contratação de funcionários e a introdução do serviço do Grupo Motorizados de Atendimento de Urgência (Gmau). “É um serviço de extrema importância e necessidade para a população. O serviço Gmau é um grande exemplo, e tem realizado atendimentos com tempo resposta muito rápido. A equipe do Samu é um exemplo do ótimo desempenho de tarefas, eles têm uma responsabilidade enorme com as vidas que socorrem”, destaca o coordenador, José Roberto.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Homem registra boletim de ocorrência contra casal que grita ao praticar sexo, no Vila Real

Avatar

Publicado

em

Um homem de 33 anos, procurou a delegacia na noite desta terça-feira (21) para prestar queixa em relação aos barulho que seus vizinhos fazem durante a noite, no bairro Vila Real, em Hortolândia. 

O homem informou ter adquirido um imóvel aproximadamente a uns três meses, e que neste mesmo período o seu vizinho, apenas um casal, também se mudou para o local. 

Ele relatou que deste início desse período durante as noites o casal ao praticarem atos sexuais se manifestam em um volume muito alto (Gritaria). 

Diante do incômodo o declarante fez contato como morador informando-o do constrangimento em virtude de possuir duas filhas menores que não conseguem dormir diante do barulho causado pelo casal vizinho, porém não obteve êxito em solucionar o problema, inclusive chegou a aumentar seu muro para tentar diminuir o incômodo, e mesmo assim não houve solução. Diante a situação resolveu registrar o ocorrido para possíveis providências.

A Autoridade Policial, ciente dos fatos, determinou o presente registro e, por ora, ante a atipicidade da conduta das partes, orientou ao declarante a constituir advogado e requerer as medidas judiciais cabíveis junto ao Poder Judiciário.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dr. George é o escolhido do PSDB para concorrer a Prefeitura de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Na noite dessa quarta-feira, dia 22, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou convenção no Business Park Hotel em Hortolândia para a escolha de pré-candidato a Prefeito.

Em uma reunião onde esteve presente o presidente do partido PSDB em Hortolândia, Rogério Mion, a escolha dos candidatos, ficou entre Ananias e Dr George, o qual Dr George levou vantagem ficando com 19 votos contra 13 de Ananias.

Esta previsto que o 1º turno das eleições ocorra em 4 de outubro de 2020.

Continue Lendo



Max Milhas