Nossa Cidade

Prefeitura reforça: eliminar criadouros é medida mais eficaz contra Dengue

 

A Prefeitura de Hortolândia, por Secretaria de Saúde, informa que, neste ano, o município registra 288 casos positivos de Dengue, doença causada pela picda do mosquito Aedes aegypti. A Dengue é uma doença perigosa, que pode evoluir para casos graves e causar a morte. A medida mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito. Na cidade, os mutirões casa a casa que são realizados pela equipe da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) tem acontecido todo final de semana. Neste sábado (18/05), o bairro visitado foi o Jd. Amanda.

Anuncio


Durante os mutirões, os agentes eliminam os criadouros encontrados e levam orinetações sobre prevenção á população: ralos devem ficar protegidos; calhas devem ser observados com frequência; caixas d’água precisam ser vedadas; objetos que acumulam água devem ficar protegidos da chuva e sem água parada. “Todas as pessoas precisam estar atentas aos locais que podem acumular água e servir como criadouro do Aedes. Só com o combate ao mosquito vamos conseguir diminuir os casos de Dengue e outras doenças”, enfatizou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

A Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como arrastões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo