Nossa Cidade

Prefeitura replanta árvores destruídas por motoristas que estacionam irregularmente

Prejuízo com aquisição de novas mudas ultrapassa R$ 5 mil; Administração multará infratores

A APP (Área de Proteção Permanente) às margens do Ribeirão Jacuba, entre a Passarela do Jd. Nova Hortolândia e o supermercado São Vicente, na Região Central, ganhou, na manhã desta quarta-feira (29/03), mais 170 mudas de espécies nativas. Das 239 plantadas pela Prefeitura em junho de 2016, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, pelo menos 100 foram destruídas por motoristas que estacionaram irregularmente na área verde e precisaram ser repostas.

Anuncio


O prejuízo para os cofres públicos, causado pelo vandalismo, ultrapassaria os R$ 5.000, apenas com a reposição das mudas, sem contar os gastos com mão de obra para o plantio e a manutenção das espécies, de acordo coma Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ainda segundo a Secretaria, este tipo de descaso com o meio ambiente será combatido com firmeza pela Administração. A ideia é conversar com o pessoal do entorno e com representantes do supermercado para que o problema não se repita. Os infratores estão sujeitos a penalidades por crime ambiental e também por estacionamento irregular. Denúncias podem ser encaminhas aos agentes ambientais pelos telefones: 3965.1400, ramal 7913, e 99976-1840 (WhatsApp).

Para as dezenas de estudantes das redes municipal e particular que participaram do plantio, além da reflexão, a manhã foi de festa. Crianças entre três e dez anos de idade, do Colégio Objetivo e da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares, trouxeram alegria extra à ação. “Gostei de vir pela primeira vez. Adorei! Gosto muito do meio ambiente”, diz Eloá Fernandes, de 6 anos, aluna do 1º ano do Colégio Objetivo. As amigas do 3º ano, Nicole Dobelin e Mariana Amaral, de 7 e 8 anos, respectivamente, estavam entre as mais entusiasmadas. Com o auxílio do técnico em agropecuária Toni Cláudio Andrade, aprenderam a utilizar a enxada para plantar inúmeras mudas. “É muito boa esta experiência. Quando crescerem verão que estas árvores cresceram com eles”, afirma a diretora da Emeief João Carlos do Amaral Soares, Sílvia Raquel Correa Farah. O secretário da pasta, José Nazareno Gomes, o Zezé, pediu ajuda às crianças para cuidar das mudas plantadas na área verde.

Participaram da ação, que integra a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria realizada pela Prefeitura, estudantes, profissionais da educação, agentes ambientais, bem como o presidente da Câmara Municipal, vereador Edmílson Marcelo Afonso, o Zaca.

O trecho de aproximadamente 300 metros, entre a Passarela e o início do supermercado, ganhou exemplares de Paineira rosa, Ipês roxo, amarelo e branco, Pau viola, Pau ferro, Saguaraji, Aroeira, Tamboril e Pau-Brasil. Três placas afixadas hoje no local pela Prefeitura avisam: Área pública. Proibido jogas resíduos neste local. Descumprimento pode acarretar multas, de acordo com a lei 873/2001, artigo 50.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo