Nossa Cidade

Prefeitura resolve até 93% de demandas sobre transporte, encaminhadas por celular

No terceiro mês de funcionamento do WhatsApp da Mobilidade Urbana, canal direto da população com a Prefeitura para falar sobre o transporte urbano municipal, até 93% das demandas da população foram atendidas pela Administração. Os dados, relativos ao primeiro trimestre de implantação do serviço, foram apresentados pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

De maio e julho, os números são crescentes: 520 pessoas foram atendidas e o percentual de resolução de demandas subiu de 72% no primeiro mês para 89% no segundo e, finalmente, 93%, no terceiro.

Anuncio


Em julho, a Prefeitura resolveu 93% das 279 demandas encaminhadas por meio do aplicativo WhatsApp. Neste período, a Secretaria de Mobilidade Urbana recebeu textos, fotos e vídeos do mesmo número de munícipes, apresentando 267 respostas. O serviço, realizado pelo número (19) 99976-3069, foi lançado no dia 17 de maio, mês de aniversário de Hortolândia, para aproximar a Administração do usuário do sistema e aprimorar o transporte coletivo municipal.

Do total de mensagens recebidas no último mês avaliado, 11 foram denúncias, 31 reclamações, 73 solicitações, 14 sugestões, 10 elogios e 140 consideradas “outros ou diversos”.

“A avaliação é muito positiva. É mais um meio de comunicação para a população entrar em contato, de modo mais rápido, e para que possamos dar um retorno também mais rápido. Para a Secretaria, é também uma ferramenta de gestão”, avalia a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Zaith.

Entenda a classificação

Após receber as mensagens, a Secretaria de Mobilidade Urbana organizou e classificou as demandas. Denúncias dizem respeito principalmente a aspectos humanos, ao tratamento dispensado por motoristas e demais profissionais do transporte ao usuário. São frequentes as queixas sobre desrespeito ao idoso ou de pessoas não autorizadas ao lado do motorista. Os casos relatados são encaminhados à concessionária para que haja a identificação do condutor e, constatada a irregularidade, ele seja advertido. Reclamações são, em geral, queixas sobre logística e infraestrutura, como as feitas em razão de coletivos fora do horário ou que desrespeitam o itinerário previsto. Solicitações são pedidos de informação sobre linhas, trajetos, horários, dentre outros.

Já nas sugestões, a população indica a necessidade de novas linhas ou a instalação de catraca adequada a pessoas obesas, a instalação de abrigo, limpeza do local ou outras solicitações relativas à infraestrutura. Os elogios são com relação à abertura do novo canal de comunicação, que deixa a Prefeitura mais perto da comunidade. “Há também os que, após receberem informação sobre horário da linha, agradecem a prontidão na resposta, dizendo o quanto este canal é bom, rápido e atende à necessidade do usuário que está no local”, explica o gerente de operações, Sidney Fraga Alves. O servidor esclarece que a categoria “outros/diversos” engloba demandas de outras secretarias da Prefeitura ou de outros órgãos públicos, tais como que linha faz o trajeto entre cidades da região ou como fazer carteira de estudante.

WhatsApp da Mobilidade

O WhatsApp da Mobilidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois prazos de resposta: em até 24h, em dias úteis, ou nas primeiras 12h do primeiro dia útil após sábados, domingos e feriados. O canal de atendimento é exclusivo para demandas relativas ao transporte coletivo municipal. O usuário deve informar local, horário, linha e prefixo do ônibus relacionado ao fato relatado.

Além desta, a Prefeitura realiza outras ações para reestruturar o sistema de transporte urbano municipal, uma das principais metas da Prefeitura na área, dentre elas a criação da própria Secretaria de Mobilidade Urbana, a inspeção veicular na garagem da Viação Lira, concessionária responsável pelo serviço; fiscalização no Terminal Metropolitano e aferição do ICV (Índice de Cumprimento de Viagens), substituição da frota em caso de quebra e teste do ônibus elétrico, visando a renovação e substituição da frota. Entre as ações a realizar estão a implantação da bilhetagem eletrônica e da biometria facial, com o lançamento do bilhete único municipal e metropolitano, do cartão para idoso, a criação de linhas que integrem os bairros, bem como a definição de nova frota, em quantidade e tecnologia, dentre outras.

Para tornar Hortolândia referência em segurança viária, a Secretaria avalia que é necessário organizar o sistema viário, estacionamentos e circulação, priorizando a vida das pessoas. Entre os desafios está o de tornar a rodovia SP-101 mais segura, bem como fazer intervenções nas calçadas do município para torná-las acessíveis, aprimorar a sinalização, reativar radares para controle de velocidade e avanço do sinal, criar áreas de estacionamento e um pátio municipal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo