Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura sancionará nova legislação do Plano Diretor em 15 dias. Veja o que muda

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

O prefeito Antonio Meira sancionará, nos próximos dias, o novo Plano Diretor do Município, aprovado nesta terça-feira (24/06), pela Câmara de Vereadores. O Plano Diretor é o instrumento que direciona as políticas públicas de desenvolvimento urbano da cidade. Com sua aprovação, ficam regulamentadas novas denominações de zoneamento e a propostas de áreas de verticalização, além das disposições de uso e ocupação de solo no município. A Prefeitura tem 15 dias para sancionar a legislação.

Durante a sessão ordinária, três projetos do Poder Executivo que tratam deste tema foram discutidos e aprovados por unanimidade. O primeiro foi o Projeto de Lei Complementar nº 5/2014, que autoriza alterações na Lei nº 2.092/2008, do Plano Diretor. Com a aprovação deste item, foi possível aprovar a lei complementar nº 6/2014, que regulamenta a implantação de edifícios na cidade, e o Projeto de Lei nº 7/2014, que dispõe sobre o uso de solo, já que estes dois itens fazem parte do Plano Diretor.

Anuncio


“As três leis estão atreladas entre si, uma sempre complementando a outra. O Plano Diretor abrange tudo, por estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento urbano, citando as duas outras legislações”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.

Para a aprovação destas mudanças, a Prefeitura contou com a participação popular, representada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Também foram realizadas audiências Públicas para discutir o tema. “Foram meses de debates. Tivemos pontos de vista diferentes, mas chegamos a um consenso de que a questão não deve ser vista em pontos isolados, mas na cidade como um todo”, afirmou o secretário.

Advertisement

Vias Parques

Na Lei Complementar 5/2014, do Plano Diretor, as principais alterações são referentes à possibilidade de eixos estruturais ocupados por empreendimentos verticais e a criação das “Vias Parques”, ruas localizadas aos longo dos córregos e do Ribeirão Jacuba, sendo ambos os assuntos tratados na Lei Complementar 6/2014.

A lei complementar do Plano Diretor também estabelece novas zonas de uso, definidas no Projeto de Lei 7/2014, além da previsão de áreas de habitação de interesse social, onde poderão ser realizadas ações de urbanização, regularização fundiária ou implantação de programas habitacionais.

Ocupação habitacional planejada

Advertisement

O Projeto de Lei Complementar nº 6/2014 trata da criação de zonas de verticalização, prevendo onde serão autorizadas construções de edifícios e condomínios multifamiliares horizontais e verticais. O objetivo da legislação é garantir pleno desenvolvimento das funções sociais de maneira ordenada, ocupação habitacional planejada e sustentabilidade ambiental, econômica e social.

De acordo com a nova legislação, as grandes avenidas, como a Olívio Franceschini e a Avenida da Emancipação, concentrarão empreendimentos com mais de oito andares. Com isso, serão aprovadas somente construções térreas ou prédios, ficando vedadas instalações de sobrado ou pequenos prédios, por exemplo.

Já nas avenidas Santana e Anhanguera, as mudanças contemplam aprovação de empreendimentos com, no mínimo, seis andares, além das construções térreas. Em todos os casos, o limite da construção é de 20 andares. Já as Vias Parques terão empreendimentos de até quatro andares, além de sobrados e térreos.

Os condomínios devem reservar 20% do espaço para área verde, com a possibilidade de implantação de parque ou jardim. Além disso, os empreendimentos multifamiliares devem oferecer alguma ação sustentável, como aquecimento solar, reutilização da água da chuva ou separação do lixo doméstico do lixo reciclável para coleta seletiva.

Advertisement

A localização de condomínios verticais e horizontais deve seguir o que regulamenta a Lei 7/2014, de acordo com o Mapa de Zoneamento.

 

Zoneamento Urbano e Ocupação de Solo

O Projeto de Lei nº 7/2014, também aprovado nesta terça-feira, dispõe sobre o uso de solo. O tema, até então, era tratado por uma lei criada em 1998 e que, devido à alterações realizadas ao longo dos anos, apresentava oito redações. Agora, todos os itens foram agrupados.

Advertisement

A nova legislação prevê o uso adequado dos terrenos, atendendo requisitos que visam a proteção da saúde, segurança e bem estar da população. Com isso, são regulamentadas as áreas destinadas à implantação de residenciais, comércios, indústrias e serviços, prevendo ainda, zonas com outras finalidades.

As zonas definidas pela legislação são: ZH 1, exclusivamente residencial; ZH 2, predominantemente residencial; ZM 1, zona mista para residências, pequenos comércios, serviços e indústrias leves; ZM 2, zona mista para residências, serviços, comércios médios e pesados, além indústrias leves e médias; ZM 3, zona mista para residências, pequenos comércios e serviços; ZM 4, zona mista para residências, pequenos comércios e serviços, além de indústrias leves e médias; ZM 5 e ZM 6, zonas mistas para residências, pequenos comércios, serviços médios e pesados, além de indústrias leves e médias; ZC (zona central), predominantemente comercial de serviços, também tendo permissão para residências; ZI 1, zona predominantemente industrial, com permissão para comércios, serviços, industrias leves e médias; ZI 2, zona predominantemente industrial, com permissão para comércios, serviços, indústrias leves, médias e pesadas; CCS (corredor de comércio e serviços); ZII (zona de interesse institucional), composta por equipamentos urbanos e comunitários; e ZR (zona rural).

Cada uma destas zonas possui, ainda, as características de sua ocupação, como o tipo de imóvel que pode ser construído e as recomendações para aprovação do empreendimento.

FONTE: Pref. Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data da prova já pode ser conferida. Com um total de 541 inscrições confirmadas, candidatos estão se preparando para concorrer às 108 vagas oferecidas pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo, e os candidatos já estão se preparando para as provas, sendo que os locais de realização dos exames serão divulgados em breve neste LINK.

Anuncio


As vagas oferecidas pelo polo de Hortolândia abrangem três eixos principais: Computação, Licenciatura e Negócios e Produção. Entre os cursos disponíveis estão Engenharia de Computação, Pedagogia, Administração, e muitos outros.

Confira quando será a data da prova para o Vestibular

A prova do vestibular será presencial e está marcada para o dia 26 de maio, com abertura dos portões às 12h. Os locais de exame serão disponibilizados no site da FAT Vestibulares a partir das 15h do dia 21 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 6 de junho, enquanto o resultado final sairá em 25 de junho.

Advertisement

Para mais informações sobre o processo seletivo da Univesp, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Univesp Hortolândia pelos telefones (19) 3865-3038 ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Nova onda de calor no Sudeste

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo e do MetSul. Além da nossa região, a alta nas temperaturas afetará o Centro-Oeste e o Sul.

A previsão é a de que o sol chegue forte esta semana e permaneça por até o dia 2 de maio, ou seja, muita hidratação e proteção contra os raios solares.

Anuncio


O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada. Mas além dessas três regiões destacadas acima, parte dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia também sentirão essas mudanças.

Cidades do Centro-Oeste e interior de São Paulo, como é o caso de Hortolândia, poderão atingir marcas de 37ºC a 39ºC.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Praça da Cidadania

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de São Paulo e o município. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h, na Praça da Cidadania de Hortolândia, situada na Rua Congonhas, 505, no Jardim Nova América.

O evento contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Anuncio


O Programa Praça da Cidadania, coordenado pelo Fundo Social de São Paulo, visa estabelecer espaços públicos que promovam inclusão social, ofereçam oportunidades de aprimoramento profissional e incentivem a participação comunitária, especialmente para indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Além de fomentar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer, a praça também servirá como um centro de qualificação profissional, abrigando a Escola de Qualificação Profissional.

Advertisement

Detalhes da inauguração da Praça da Cidadania

A inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia marca um momento histórico, sendo a primeira unidade do programa implantada em um município do interior do estado de São Paulo.

Atualmente, o projeto concentra-se na região da Grande São Paulo, com unidades em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Santo André, além dos bairros Vila da Paz e Paraisópolis, na capital paulista. O Fundo Social de São Paulo tem planos para estabelecer outras 14 unidades em todo o estado, ampliando o alcance e o impacto positivo do programa.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

data da prova data da prova
Nossa Cidade5 minutos ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos1 hora ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
Esportes2 horas ago

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

Hortolândia Hortolândia
Policial4 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Nova onda de calor no Sudeste Nova onda de calor no Sudeste
Nossa Cidade5 horas ago

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo...

Lua Cheia Rosa Lua Cheia Rosa
Brasil5 horas ago

Saiba como ver a Lua Cheia Rosa, fenômeno que ocorrerá hoje (23) no céu de todo país

Na noite de hoje (23), um fenômeno conhecido como Lua Cheia Rosa poderá ser visto no céu de todo país....

Consimares Consimares
Nossa Região5 horas ago

Escola em Elias Fausto implanta projeto de compostagem em parceria com o Consimares

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão se tornando verdadeiros agentes de mudança ao aprenderem...

Advertisement
cinema

Populares