Nossa Cidade

Prefeitura servirá nova merenda escolar para 43.300 estudantes

A partir a próxima semana, a Prefeitura de Hortolândia servirá, todo dia, uma nova merenda a 43.300 alunos, em 89 unidades escolares do município, dentre elas 56 escolas municipais, sete entidades e 26 escolas estaduais, inclusive a Etec (Centro Paula Souza). A novidade começou a ser avisada aos estudantes, pais e responsáveis, nesta sexta-feira (29/09), por meio de carta enviada pela Administração Municipal com o auxílio das próprias escolas e também da Desumare (Diretoria de Ensino – Região de Sumaré). Os novos cardápios, que serão servidos a partir de segunda-feira (02/10), terão alimentação mais saudável, com redução de açúcar e exclusão de alimentos embutidos.

Os 16 cardápios elaborados pela empresa Vivo Sabor, vencedora da licitação, atendem a sugestões da comunidade escolar e trazem novidades saudáveis e saborosas. Agora, frutas, legumes e verduras serão servidos simultaneamente, todos os dias. Haverá aumento no consumo de arroz e feijão. Manteiga e peixes passarão a compor as refeições. Embutidos, como as salsichas, serão excluídos da lista de alimentos e será reduzida a ingestão de açúcar, com a troca de achocolatado comum pelo 50% a base de cacau.

Anuncio


Para conhecer de perto o trabalho da nova equipe fornecedora da merenda escolar, o prefeito Angelo Perugini esteve na sede do grupo, em Americana, na última quarta-feira (27/09), acompanhado pela secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira. Neste sábado (30/09), às 9h, no auditório Profª. Andreia Marise Borelli, no Remanso Campineiro, Perugini participa de reunião com as merendeiras do grupo e gestores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Vamos servir, todos os dias, uma nova merenda para os nossos alunos. Combinamos Educação e Saúde nos cardápios e vamos oferecer uma alimentação variada, rica em nutrientes, tempero e sabor. O investimento contribuirá na melhoria da nossa educação e estimulará a criação de hábitos saudáveis de alimentação nas nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

Diferenciais

Além do aumento no número de cardápios de 10 para 16, a nova merenda terá como diferencial a melhoria na composição dos cardápios, que ficarão mais completos, com feijão, salada e sobremesa, e a adequação na quantidade de alimentos por faixa etária. No caso dos alunos entre 8 e 11 meses, por exemplo, o ajuste representará o aumento de 25 g para 30 g no consumo de carne bovina e de 35 g para 40 g de frango, no almoço. Nesta mesma refeição, foi incluída a salada diária e foram listados os vegetais que serão usados na preparação (abobrinha, acelga, agrião, alfaces crespa e lisa, beterraba, chicória, chuchu, couve, couve-flor, escarola, pepino, repolho, rúcula, tomate e vagem). Alunos de 1 a 3 anos, passarão a ter suco de polpa de fruta como colação, isto é, o lanche servido entre café da manhã e almoço.

Outro destaque é a inclusão de alimentos adequados a cada faixa etária, como a fórmula láctea infantil e o leite integral enriquecido com ferro e vitaminas, que substituirão o leite integral simples; assim como a exclusão de embutidos, a redução de açúcares, a inclusão de novas preparações como tortas, escondidinhos, purês de batata e mandioquinha, cereais variados (flocos de milho, granola, aveia) e vitaminas a base de leite, banana, maçã e melão.

“Os cardápios elaborados atendem às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar e ainda primam pela qualidade nutricional, com a maior variedade de alimentos ofertados. Acrescentaria, como destaque, o aumento da frequência de arroz-feijão; o aumento da frequência de frutas, legumes e verduras; a troca do achocolatado comum para o 50% cacau (que significa uma diminuição no consumo de açúcar); a retirada dos embutidos e novos cortes de carne; a presença de peixe uma vez ao mês; a inclusão de diferentes panificados (como pão de queijo e biscoito de polvilho), diferentes leguminosas, além do feijão (como lentilha e grão-de-bico), no Berçário; e a alteração na quantidade dos alimentos para atendimento das recomendações nutricionais diárias”, avalia a nutricionista Alessandra Sarto, diretora de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“A merenda escolar muda para ofertar alimentação de qualidade e consciência nutricional para a faixa etária que atende. É mais que alimentação. Vamos oferecer também educação alimentar. Haverá formações continuadas sobre o tema. É um grande ganho para a rede municipal e toda a comunidade escolar, pois garantimos que estas crianças tenham alimentação saudável”, destaca o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. “A mudança no fornecimento da merenda foi discutida com toda a rede. O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) não só está ciente, como acompanhou as mudanças e teve acesso aos novos cardápios antes. Foi uma mudança construída a várias mãos, ouvindo, inclusive sugestões de pais, mães e responsáveis, apresentadas em reuniões na escola”, acrescenta o secretário.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo