Nossa Cidade

Prefeitura transforma EJA em polos de tecnologia e educação profissional

Em Hortolândia, a partir de agora, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem foco ampliado: além de permitir acesso gratuito à educação básica, oferece a quem tem 15 anos ou mais cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho, por meio do projeto “Polos de tecnologia e educação profissional”, realizado pela Prefeitura. A ação é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Depois que as equipes do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia fizeram pesquisa com os matriculados nesta modalidade de ensino, no primeiro semestre letivo, para descobrir áreas de interesse, a Prefeitura realiza ações voltadas a este segmento. Duas delas iniciaram nesta semana.

Anuncio


Cerca de 30 alunos começaram a participar, nesta segunda-feira (11/09), das aulas de “Assistente de Logística”, formação de 100 horas promovida em parceria com o Via Rápida Emprego, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo do Estado, no Centro de Formação “Paulo Freire”. Na terça-feira (12/09), em ação conjunta com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores), pelo menos 200 estudantes assistiram à palestra “Formação Profissional: basta saber o que se quer?”, no auditório Andreia Marise Borelli.

O tema foi apresentado por Daniel Simões Rebello, mestre em Bioética pela Univás (Universidade do Vale do Sapucai) e professor dos cursos de pós-graduação em Psicomotricidade: Arte e Educação, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, na área de Psicomotricidade no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), no IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A partir do paralelo entre a águia e a galinha, Rebello convidou os presentes a voar alto, passando a focar nos talentos de cada um, e a deixar de lado as dificuldades da trajetória individual, sejam elas financeiras, questões pessoais ou mesmo a idade.

“A Prefeitura quer que, nos próximos três anos, os alunos da rede municipal tenham novas perspectivas de aprendizagem, com inovação, ciência e tecnologia. Queremos que vocês tenham agora a alternativa de se preparar para quando passar esta crise, que no Brasil gerou 14 milhões de desempregados. É o tempo de se preparar, de se qualificar, seja para empreender, seja para conquistar um lugar no mercado”, destacou o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto.

Quatro escolas oferecem a EJA

As escolas municipais que oferecem a EJA atualmente são: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro; Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani no Jd. Sumarezinho; Emef Jardim Amanda I (CAIC) e Emef Caio Fernandes Gomes Pereira, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente, há 598 estudantes inscritos nesta modalidade de ensino. Quando as formações são definidas com os parceiros, são amplamente divulgadas nas escolas polo. Para participar, basta que o aluno manifeste interesse e se inscreva.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo