Nossa Cidade

Prefeitura visita mais de 1,8 mil imóveis em ação de combate à Dengue

 

Neste sábado (23/03), a Prefeitura de Hortolândia, por meio das equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), visitaram 1.806 imóveis localizados nos bairros Jardim Rosolen, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Santa Izabel, Jardim Ricardo, Jardim São Benedito, Jardim Santa Cândida e Jardim Viagem. O objetivo foi vistoriar imóveis em busca de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A ação faz parte das atividades de intensificação à prevenção contra estas doenças. A partir de agora, os arrastões serão quinzenais, nos bairros de maior incidência larvária.

Anuncio


De acordo com o veterinário Evandro Alves Cardoso, em abril serão duas datas com arrastões: 13 e 27. “Queremos atender todos os bairros da cidade. Vamos definir a localidade atendida com antecedência, de acordo com os registros de casos positivos e a incidência de larvas e criadouros do Aedes. No arrastão, além dos agentes de saúde levarem orientações sobre prevenção, realizamos a Operação Cata Bagulho, com remoção de itens inservíveis e que podem a cumular água”, explica Cardoso.

Neste ano, Hortolândia tem 21 casos positivos de Dengue. Apesar de a transmissão estar controlada, o município se preocupa em manter os índices sempre baixos. Para isso, a Prefeitura lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata-Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto a necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar de casos mais graves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo