Connect with us

Nossa Cidade

Presidente da FIESP inaugura escola do SESI em Hortolândia

Prefeito Antonio Meira e diversos secretários municipais participaram da cerimônia nesta sexta-feira (08/11)

Presidente da FIESP inaugura escola do SESI em Hortolândia

Anuncio

O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, participou, nesta sexta-feira (08/11), da cerimônia de inauguração da Escola SESI (Serviço Social da Indústria) Hortolândia, na Vila São Francisco, região central do município. O evento que trouxe à cidade o presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, reuniu, num ambiente de festa, diversas autoridades do meio empresarial e da esfera pública, como deputados, vereadores e secretários municipais, além de professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis.

No discurso, voltado inicialmente aos pais, Meira destacou o “privilégio de terem os filhos matriculados numa escola tão importante para a cidade, que oferece educação em tempo integral e forma cidadãos”. O prefeito lembrou aos presentes todo o apoio dado à entidade para a construção de uma unidade SESI no município, que, em contrapartida, além de educação de qualidade, proporcionou a revitalização de parte da região central.

Para garantir a instalação da Escola SESI na cidade, a Prefeitura doou à FIESP a área de 30 mil m² onde a unidade educacional foi construída, próxima ao Paço Municipal Palácio das Águas. Além disso, a Administração realizou obras de infraestrutura nas vias de acesso com abertura de ruas, pavimentação, iluminação pública, dentre outras. Também cedeu um prédio para a escola funcionar, em caráter provisório, até que a sede estivesse inteiramente pronta.

Advertisement

“Pensamos em mobilidade urbana, em pavimentação, construção de viadutos e postos de saúde. Mas pensamos, em primeiro lugar, no ser humano, em garantir para as nossas crianças a educação em tempo integral. O SESI veio com este intuito. Garantimos para as nossas crianças um futuro melhor em termos profissionais, mas também como bons cidadãos. Assim, garantimos para elas as melhores colocações, os melhores trabalhos nas empresas que estão chegando. Oferecemos para todas as famílias melhores condições de vida. Agradecemos à FIESP, na pessoa de Paulo Skaf, por este empreendimento que honra Hortolândia e vai valorizar nossa cidade e a vida de todos os hortolandenses”, destacou o prefeito, dando boas-vindas ao presidente da FIESP.

“A escola tem um papel decisivo de transformação no mundo atual. Só por meio dela temos um País mais rico e mais justo. A escola que hoje inauguramos aqui é mais do que um simples prédio. Neste lugar, há a alegria das crianças, a dedicação dos professores e especialistas do ensino e a participação dos pais”, destacou Valter Vissione Gonçalves, superintendente do SESI/SP. “O aluno é a figura central de nosso processo educativo. Aqui ele aprende a ser, a aprender e a conviver. Descobre sua vocação e traça seu projeto de vida. O SESI tem um modelo de ensino testado e a experiência concreta de formar cidadãos”, complementou.

Escola em tempo integral

Localizada na Rua Antônia Mancini Pinelli, 755, a escola oferece, atualmente, educação em período integral para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A previsão é que, em 2014, estudantes do 8º ano também estejam no regime integral e, no ano seguinte, os do 9º ano, segundo o administrador escolar da unidade, Celso Messias.

Advertisement

Num ambiente moderno e acolhedor, crianças e jovens encontram, além das 19 salas de aula, duas áreas de convivência, biblioteca escolar com acervo atualizado, diversos laboratórios (de informática, ciência e tecnologia, química, biologia e física), salas de música e artes cênicas, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society, dentre outros espaços. Dos 672 matriculados no Ensino Fundamental e Médio, 72% são moradores de Hortolândia e 83% beneficiários da indústria, de acordo com o gestor.

Casada com um industriário, a dona de casa Paula Camila de Andrade, moradora do Jardim Mirante, em Hortolândia, tem um filho de 6 anos matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental. Ele realiza um sonho antigo dos avós paternos e maternos. “Gosto de tudo, da qualidade do ensino, da infra-estrutura e, por ser de tempo integral, das outras atividades de socialização com música, esportes, biblioteca, que ele gosta muito. Já tinha boa base, que trouxe da escola municipal, e continua se desenvolvendo. Esta escola é uma grande conquista para a nossa cidade”, afirma.

Lucas H. de Almeida Paz, de 12 anos, morador do Jardim Santa Clara, e estudante do 7º ano do Fundamental, considera “muito bom” o ensino na unidade. “Os professores se preocupam bastante com o nosso aprendizado, são dedicados. Aqui fiz muitos amigos e tenho um laboratório de informática que não existe em todas as escolas. Tem sala de Lego para montagem e programação de robôs”, destaca o menino. “É um espaço muito bom, com vivências musicais e teatrais, além do método de ensino”, afirma o colega Fábio Henrique Ribeiro dos Santos, de 13 anos, morador do Jardim Amanda e estudante do 9º ano. “Estou feliz por ter uma escola com esta infra-estrutura na nossa cidade e bem próxima do meu bairro”, diz.

“O sistema SESI oferece material para o professor trabalhar. Assim, conseguimos fazer com que os alunos produzam muito mais, o que representa mais conhecimento para ele continuar nos estudos e conseguir bons empregos, principalmente na cidade. É a formação de profissionais para a cidadania”, afirma o professor de Geografia, José Theodoro da Silva Neto.

Advertisement

Para a secretária municipal de Educação, Cleudice Baldo Meira, a inauguração da unidade Hortolândia do SESI representa “ensino de qualidade em nosso município, por meio do trabalho realizado com compromisso com a educação, que vem oportunizar para a comunidade hortolandense novas oportunidades, novas vagas, um olhar para a tecnologia. É um trabalho voltado ao desenvolvimento de múltiplas habilidades: integração com o meio ambiente, tecnologia, esportes, cultura e desenvolvimento do aluno integralmente”, avalia.

Para dar à população de Hortolândia mais oportunidades de formação e qualificação educacional e profissional, a Administração tem apoiado a vinda para o município de instituições de ensino de qualidade, sejam elas vinculadas à iniciativa privada, como a escola SESI, ou de caráter público, como o IFSP (Instituto Federal São Paulo), que, neste ano, abriu as primeiras turmas gratuitas de Ensino Superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes7 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade11 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade12 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade13 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região14 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial18 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial19 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares