Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Primeiro episódio do podcast Sarau “Aqui Trem Poesia” já está disponível

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma opção online para os amantes da literatura. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história de Manoel de Barros de uma maneira diferente e divertida? O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, nesta quinta-feira (24/06), um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e lindas poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados.

“A ideia é apresentar a vida e obra de poetas e poetisas brasileiras importantes, de maneira contemporânea e descontraída. A pandemia de Covid-19 fez com que tivéssemos que adequar o projeto apresentado ao ProAC, para que pudéssemos seguir ativos. Procurei pensar em atividades e ‘produtos’ que fossem perenes e acessíveis a todos e todas, tanto durante quanto após esse período necessário de isolamento”, destaca a coordenadora do evento, Gabriela Castilho Guimarães.

No próximo episódio, os ouvintes poderão conhecer mais sobre Hilda Hilst, ficcionista, cronista, dramaturga e poeta brasileira considerada, pela crítica especializada, como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século 20. Ela nasceu em Jaú e viveu em Campinas.

O sarauA próxima edição do sarau “Aqui Trem Poesia” já tem data marcada. Na terça-feira (07/07), a segunda edição Em Casa será exibida em uma live no Instagram (link), às 19 horas. O objetivo é levar a poesia falada para pessoas de todas as idades e, assim, democratizar a arte da palavra oral.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares