Nossa Cidade

Procon orienta consumidores como aproveitar ofertas da Black Friday

O Procon de Hortolândia, órgão da Secretaria de Assuntos Jurídicos, dá algumas dicas para os consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday para compras de final de ano. A megaliquidação, inspirada no comércio dos Estados Unidos, acontece no Brasil na próxima sexta-feira (29/11). Diversos estabelecimentos prometem oferecer descontos. No entanto, alguns comércios se aproveitam da tendência de consumo nesta data e apresentam falsas ofertas.

De acordo com o Procon, umas das principais fraudes praticadas na Black Friday é a falsa promoção, onde as lojas sobem os preços dias antes para anunciá-lo com valor mais baixo depois. “A internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados”, orienta a diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor, Ana Paula Portugal Ferreira.

Anuncio


Outra dica é imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios, por exemplo. “O consumidor também deve se atentar quanto ao preço do frete, pois podem variar nos diversos sites, o que acaba tornando o valor final da compra maior, mesmo que o preço do produto seja menor que o do concorrente”, destacou Ana Paula. Seguindo estas orientações, é possível encontrar boas ofertas e comprar com tranquilidade.

O Procon de Hortolândia fica na rua Argolino de Moraes, nº 405, na Vila São Francisco, dentro do Hortofácil. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h30 às 16h. O telefone é o (19) 3819-1024.

Confira as dicas da Prefeitura para aproveitar os descontos e não ter dor de cabeça na hora de fazer suas compras:

•Programe-se

Atraídos pelos descontos, muitos consumidores acabam adquirindo produtos desnecessários, o que pode gerar endividamento. Faça uma lista dos produtos que realmente deseja.

•Pesquise o preço do produto com antecedência

Faça pesquisas dias antes sobre o produto que deseja comprar, muitos sites ofertam no dia da Black Friday falsas promoções.

•Segurança

Ao digitar seus dados pessoais e de cartão de crédito, certifique-se que está protegido. Confira se o endereço do site da página inicia-se com HTTPS e se possui certificados de segurança.

•Fique atento aos grandes descontos

Muitos sites e ofertas patrocinadas nas redes sociais comercializam produtos muito abaixo do valor de mercado, o que, na maioria dos casos atendidos pelo Procon, resultaram em fraude. 

•Compras pela internet

O consumidor tem o direito de desistir da compra em até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto em compras realizadas pela internet.

•Verifique a reputação da loja

Nas compras online, muitas empresas podem não oferecer uma experiência satisfatória aos clientes. No mercado há diversos sites que reúnem opiniões e avaliações de clientes.

 

Conheça também os sites não recomendados pelo Procon através da lista da Fundação Procon: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo