Nossa Cidade

Profissionais da Educação participam de formação em primeiros socorros

 

Professores e gestores das Emefs (escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Hortolândia iniciaram um ciclo de formação em primeiros socorros, oferecido pela Prefeitura, numa parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é dar a estes profissionais orientações de como prestar socorro imediato, para crianças e adultos, em caso de acidentes ou problemas de saúde que necessitem de intervenção rápida, enquanto o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é acionado. No primeiro semestre, professores e demais profissionais das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e das escolas particulares conveniadas pelo Bolsa Creche também participaram da formação.

Anuncio


De acordo com o profissional de referencia técnica em enfermagem da Prefeitura, Renato Lopes Machado, durante a formação os profissionais da Educação recebem orientações de como proceder em casos de sangramento nasal, febre alta, convulsão, picadas de insetos, engasgamento ou enforcamento. “São situações graves que podem ocorrer em ambiente escolar e precisam de intervenção rápida. Os primeiros socorros são muito importantes, enquanto o Samu se desloca até o local”, destaca Machado, que é enfermeiro, pós graduado em urgência e emergência, e tem especialização em atendimento pré-hospitalar.

A formação também atende a recomendação da Lei Municipal 16.802/18, que estabelece que os profissionais das escolas do município participem de cursos de primeiros socorros. A capacitação é contabilizada nas horas de trabalho, como ação de planejamento coletivo, sendo que todos os participantes recebem certificado de participação no curso.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo