Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Profissionais da Saúde de Hortolândia participam de capacitação sobre Sífilis

Prefeitura

Publicado

em

Cerca de 60 profissionais da Secretaria de Saúde de Hortolândia participaram, nesta quarta-feira (25/09), de uma capacitação sobre Sífilis em gestante e Sífilis congênita (quando o bebê nasce com a doença, transmitida pela mãe), promovida pela Prefeitura de Hortolândia. O objetivo do encontro foi promover a atualização sobre prevenção e tratamento da doença para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A capacitação foi aplicada pelas profissionais Helaine Milanez e Roseli Calil, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Neste ano, Hortolândia registra 36 casos de Sífilis em gestante e dois de Sífilis Congênita.

A Sífilis é uma DST causada por infecção bacteriana, que acomete homens e mulheres. Na fase inicial, a doença apresenta sintomas como lesão genital, com feridas que não doem e que somem. Nesta etapa, a doença é considerada primária. Na fase secundária da doença, aparecem manchas vermelhas na pele, que também somem espontaneamente. Na fase latente, a doença permanece silenciosa por vários anos. Quando volta a se manifestar, afeta o sistema neurológico, podendo causar demência.

Publicidade

Especialmente nas mulheres em idade fértil, a Sífilis se torna mais perigosa, uma vez que pode ser transmitida para o bebê, que pode nascer com problemas de visão, audição ou distúrbios neurológicos permanentes. O pré-natal é importante pois, entre os exames solicitados pelo médico, está o que detecta a Sífilis. Caso a doença seja identificada logo nas primeiras semanas de gestação, a mulher é tratada e a criança fica protegida.

O tratamento para a Sífilis é simples, por meio de uso de um tipo específico de antibiótico. O que muda são as doses aplicadas, que varia de acordo com as fases das doenças, desde que o sistema neurológico ainda não tenha sido afetado. O parceiro sexual da pessoa com Sífilis também deve receber o tratamento. Pessoas curadas não apresentam mais a doença e nem transmitem a bactéria.

No ano passado, o serviço realizado pela Prefeitura de Hortolândia para detecção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), especialmente a Sífilis, foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da certificação do município com o “Prêmio Luiza Matida”. Os indicadores para a premiação foram a taxa de detecção da doença na gestação e os casos congênitos (quando a criança nasce com a doença). Naquele ano, Hortolândia teve 84 casos de Sífilis em gestante e três casos de Sífilis congênita.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Construção da Emei Jd. Novo Ângulo está em fase final

Portal Hortolândia

Publicado

em

Já esta na final as obras da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Ângulo, em construção pela Prefeitura de Hortolândia. Já são realizados serviços de instalação de forro e colocação de esquadrias, procedimentos que praticamente encerram a obra da creche, que será entregue ainda neste ano.

O prédio é construído por meio de convênio celebrado com o Governo Federal, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Quando a escola for aberta para aulas, haverá 320 novas vagas para crianças com idade entre zero e cinco anos, em turmas de Berçário, Mini-Grupo, Maternal, Jardins I e II.
 
De acordo com a Secretaria de Obras, a área construída da nova creche é de 1.311,97 metros quadrados e a área total do terreno 1.510,23 metros quadrados.

Publicidade

A execução da obra teve de ser readequada após atrasos sucessivos, tanto no cronograma da construção, quanto no de repasses de recursos federais, a empresa vencedora da primeira licitação abandonou a obra e foi penalizada com a rescisão do contrato. Em razão disso, a Prefeitura precisou abrir novo processo licitatório para contratar a empresa atual.

O serviço foi retomado em dezembro do ano passado. Agora, as obras estão em franco andamento e prestes a serem concluídas dentro do novo prazo esperado.
 
“É com muita alegria que chegamos à etapa final as obras. Nós estamos empreendendo todos os esforços para concluir e realizar a entrega desta nova unidade, prevista para o mês de novembro deste ano. Vamos conseguir beneficiar as crianças dessa região, que contarão com uma escola nova, que foi feita para atender com muita qualidade, com condições adequadas, com espaços amplos, levando em conta os aspectos do desenvolvimento infantil, aspectos lúdicos e inclusivos, pensando nas necessidades especiais das crianças que precisam de uma maior atenção. Cada espaço foi pensado com muito carinho. Nós estamos procedendo com todos os detalhes da obra, com toda a organização e equipamentos para que essa creche possa estar funcionando já no próximo ano. Esse ano, já nas inscrições para a Educação Infantil, nós já poderemos ter as vagas disponíveis, para que os pais possam fazer a suas inscrições”, enfatizou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(24) mostra que o município teve 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos.

Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 30 em isolamento domiciliar.

Publicidade

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 218 em isolamento domiciliar.

4004 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização para readequar fluxo de veículos próximo à rua dos Estudantes

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta quinta-feira (24/09), o reforço na sinalização viária nas ruas Lídia Giroto Navarto e João Paiva, além das Ruas Três e Cinco, na região do Jardim do Bosque. No local, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana reforçam a pintura das faixas de rentenção, dos “PARES” obrigatórios e das faixas duplas amarelas contínuas.

Na mesma região, também foi iniciada a pré-marcação da sinalização na rua Terezinha Navarro da Silva, no trecho entre a avenida da Emancipação e a rua dos Estudantes. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação na rua Terezinha Navarro da Silva tem o objetivo de preparar o local para quando for concluída a construção de uma rotatória na rua dos Estudantes. A partir daí a via passará a ser “mão-dupla”, ou seja, receber o tráfego nos dois sentidos já que hoje, apenas um sentido da via recebe o fluxo do trânsito.

Publicidade

“Estamos trabalhando em meio à comemoração da Semana Nacional do Trânsito. Esta é mais uma ação da Prefeitura para celebrar esta importante semana de conscientização. As adequações no trânsito da região organizam o tráfego, melhoram o fluxo, evitam congestionamentos e excesso de velocidade que podem causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Serviços Urbanos, José Eduardo Vasconcellos. O serviço continuará nos próximos dias.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares