Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Profissionais de escolas Bolsa Creche participam de formação em primeiros socorros

Prefeitura

Publicado

em

 

Um novo ciclo de capacitação em primeiros socorros para profissionais de escolas do município começou a ser oferecido pela Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (15/03), cerca de 100 profissionais de escolas particulares de Educação Infantil, conveniadas ao programa municipal Bolsa Creche, recebem instruções de como realizar socorro médico imediato enquanto aguarda a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a capacitação será estendida aos profissionais das escolas municipais, incluindo professores, educadores infantis e demais servidores da Educação infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A mesma capacitação foi realizada com sucesso pela Prefeitura de Hortolândia em 2018, quando todos os professores participaram da formação. Ao todo, 1.828 profissionais receberam as orientações. O curso, que ocorreu ao longo de todo o ano, cada dia atendendo grupos de escolas específicas, foi promovido numa parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como acontece desta vez.

A formação é uma iniciativa da Prefeitura, em atendimento à recomendação da Lei Municipal 16.802/18 (semelhante a Lei Lucas), que estabelece que os profissionais das escolas do município participem de cursos de primeiros socorros. A capacitação é contabilizada nas horas de trabalho, como ação de planejamento coletivo, sendo que todos os participantes recebem certificado de participação no curso.

A capacitação é aplicada pelo profissional de referência técnica em enfermagem da Prefeitura, Renato Lopes Machado, que é enfermeiro, pós graduado em urgência e emergência, e tem especialização em atendimento pré-hospitalar. “Durante a formação, os profissionais da Educação receberam orientações de como agir rápido em casos de sangramento nasal, febre alta, convulsão, picadas de insetos, engasgamento ou enforcamento, por exemplo. Os primeiros socorros são muito importantes, enquanto o Samu se desloca até o local”, destaca Machado. “Espero que os professores não precisem colocar estas orientações em prática, mas, caso necessário, eles devem saber o que fazer”, destaca o enfermeiro.

Lei Lucas

A Lei Lucas é nacional. Ela determina a capacitação em primeiros socorros para funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico em todo o Brasil, para dar suporte a estudantes em situações de emergência. O nome homenageia o estudante Lucas Begallo, de Campinas, que morreu engasgado com um pedaço de cachorro quente, em 2017, durante uma excursão escolar. Até a chegada do serviço de saúde especializado, o menino não teve os primeiros socorros. Para a família, se as monitoras tivessem o treinamento, Lucas poderia ter sido salvo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares