Nossa Cidade

Profissional detalha papel da psicologia no tratamento do câncer de mama

Com a intenção de alertar e mobilizar a população mundial para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o ‘Outubro Rosa’ atenta não só para os efeitos físicos da doença. “É um momento delicado, muitos sentimentos podem surgir, e é natural que, receber esse diagnóstico pode ser devastador para mulher”. Assim, a psicóloga clínica, Teresa de Jesus, enfatiza a relevância do suporte emocional e acompanhamento psicológico.

Em um primeiro momento, trabalhar a aceitação do tratamento é fundamental. Afinal, é normal a mulher sentir raiva, medo e descrença, seja pelo diagnóstico em si, ou pelo temor as mutilações. Teresa explica que podem surgir muitas fantasias e preocupações em relação a morte e pelas perdas também nos setores social e material.

Anuncio


Além disso, a profissional que atua na clínica Médico Para Todos, em Hortolândia, desde 2018, reforça a possibilidade de surgir angústias quanto a feminilidade da mulher. “A retirada da mama vai causar impactos, é claro que tudo isso vai gerar problemas com a aceitação do próprio corpo, e a autoestima está totalmente ligada a isso, então, o trabalho precisa ser realizado desde o diagnóstico, pois a autoestima é fundamental para recuperação de uma paciente com câncer de mama”, explica.

Deste modo, a psicóloga Teresa recomenda buscar apoio psicológico para elaborar toda essa demanda, aprender a lidar com efeitos emocionais, perceber suas reais possibilidades, trabalhar sua aceitação, sua interação familiar e social, se autoconhecer e poder falar abertamente sobre suas dificuldades.

Sobre a Médico Para Todos

Fundada em 2017, a clínica Médico Para Todos está em Hortolândia e busca garantir o bem-estar de seus pacientes. Através de um atendimento de qualidade e profissionais competentes em diversos setores, a clínica proporciona o que há de mais moderno na área da saúde.

Além de disponibilizar um corpo clínico com pediatras, oftalmologistas, ginecologistas, cardiologistas e outras especialidades, a Médico Para Todos realiza exames laboratoriais: tudo em um mesmo endereço. Assim, torna possível um diagnóstico ainda mais preciso e rigoroso.

Serviço

Endereço: Rua Luiz Camilo de Camargo, 175, Centro – Hortolândia/SP

Telefone: (19) 3965-0042

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo