Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Programa “De bem com a vida” inova modo de olhar a saúde

Prefeitura

Publicado

em

 

Publicidade

A Prefeitura de Hortolândia lançou, nesta quarta-feira (22/05), o programa “De bem com a vida”, que convida da população a mudar sua visão sobre o que é viver bem, por meio da adoção de atividades simples, praticadas de forma individual ou coletiva, com objetivo de melhorar a autoestima e o bem estar físico e emocional. O evento, que contou com a presença do prefeito Angelo Perugini, reuniu centenas de pessoas no Parque Chico Mendes, na região central da cidade, onde a Secretaria de Saúde fez demonstração de algumas atividades que farão parte do novo programa, como Lian Gong (ginástica chinesa), fitoterapia (terapia com ervas) e dança circular. Interessados em ficar “De bem com a vida” podem procurar a unidade de saúde do bairro e se informar sobre a ação que acontece na sua localidade.

“Ter um dia a dia leve, com atitudes positivas e saudáveis diantes das várias situações é estar de bem com a vida. Muitas vezes, as pessoas consideram que estar bem é estar com saúde. Mas uma pessoa que tem uma doença, que realiza algum tratamento, por exemplo, pode e deve estar de bem com a vida”, diz a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi. A proposta da Secretaria de Saúde é que, a cada três meses, sejam realizados novos encontros do programa para participação de toda comunidade.

“Esse ano eu faço minha carteirinha (de idoso). É bom poder chegar a esta idade, ainda mais com saúde. Para conquistar isso, eu pratico exercícios físicos diariamente e incentivo as pessoas a terem hábitos saudáveis. A Prefeitura se preocupa com esta questão, de garantir a saúde das pessoas, e uma das nossas intenções é ocupar parques e áreas de lazer com atividades que proprocionem bem estar”, destacou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Zezé Gomes.

“Nas obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), priorizamos avenidas que tenham pista de caminhada e cilcovia nas laterais, para que as pessoas estejam motivadas a praticar exercícios físicos e conquistem mais qualidade de vida. Exemplo disso, é a Ponte da Esperança (Estaiada), que será inaugurada, neste domingo (26/05), com 700 metros de calçada”, enfatizou o prefeito Angelo Perugini.

Práticas integrativas

A dona de casa Cleusa de Souza Rodrigues Golçaves, de 62 anos, moradora do Jd. Amanda, pratica Lin Gong com o grupo do bairro. Nesta manhã, ela aproveitou o dia de sol para participar do lançamento do programa “De bem com a vida”. Um dos atrativos do programa, na opinião dela, é a implantação de hortas comunitárias e Fitoterapia nas áreas de abrangência das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Eu vim da roça e lá, a gente trata muita coisa com plantas e chás. Aqui na cidade, a gente não tem este costume, mas funciona! Vi algumas plantas aqui que são muito conhecidas”, disse Cleusa, se referindo às espécies em exposição na tenda da horta comunitária organizada pela UBS Orestes Ôngaro, onde havia Babosa (cicatrizante), Hortelã (vermífugo), Manjericão (calmante), entre outras.

Para colocar o “De bem com a vida” em prática, a Prefeitura oferecerá grupos de caminhada e Lian Gong (ginástica chinesa) em todas as 17 UBSs da cidade. O município também qualificou profissionais da Saúde para ampliar a oferta de PICs (Práticas Integrativas e Complementares) nas unidades de saúde. As PICs são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como Shantala, Fitoterapia e Dança Circular, voltados à prevenção de diversas doenças, como depressão e hipertensão.

“Serão 10 práticas integrativas oferecidas em toda a cidade. Cada unidade de saúde será mapeada para identificarmos o perfil dos usuários. Vamos direcionar as atividades de acordo com este público. Por exemplo, onde há muitos bebês, vamos oferecer Shantala para as mães fortalecerem o vínculo com a criança. Em outra unidade, levaremos arteterapia. Todas as UBS terão alguma prática integrativa. Nosso objetivo é oferecer atividades que prorpocionem cuidados com a saúde e que criem vínculos entre a população e as equipes das unidades de saúde”, destaca Odete.

Confira as práticas integrativas que serão ofertadas em Hortolândia, por meio do programa “De bem com a vida”:

1.Acupuntura

2.Aromaterapia

3.Arteterapia

4.Auroculoterapia

5.Constelação familiar

6.Dança circular

7.Fitoterapia

8.Lian Gong

9.Meditação

10.Reflexoterapia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(27) mostra que o município teve 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 24 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 585 em isolamento domiciliar.

6520 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura lança campanha “Hortolândia luz que acolhe”

Prefeitura

Publicado

em

A cidade começa a entrar no clima de Natal. A Prefeitura lança a campanha “Hortolândia luz que acolhe”. O objetivo é incentivar a população a consumir no comércio local durante o final do ano. A campanha começará no dia 5 de dezembro e irá até 6 de janeiro de 2021. A ação envolverá as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Governo, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Mobilidade Urbana. Esta medida integra o plano da Prefeitura para a retomada econômica do munícipio, com responsabilidade no combate à pandemia do Coronavírus.

Publicidade

A campanha também deixará a cidade mais brilhante e bonita. As três principais ruas de comércio do município serão decoradas com enfeites natalinos e receberão iluminação especial. As vias em questão são avenida Brasil, no Jardim Amanda; rua Luiz Camilo de Camargo, na região central; e rua Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolém.

Em razão da campanha, o comércio terá o tradicional horário especial de funcionamento: segunda a sexta-feira até as 21h, sábado até as 18h e domingo das 10h às 15h. Na véspera de Natal, 24/12, as lojas funcionarão até as 15h e fecharão no dia 25/12. Já no dia 26/12, o comércio abrirá das 12h às 21h. Nos dias 31/12 e 01/01 de 2021 as lojas não funcionarão. A partir do dia 02/01 de 2021 o comércio retoma o horário normal de funcionamento. Esta ação é uma parceria da Prefeitura com a ACIAH (Associação Comercial de Hortolândia).

ENFEITES

A Secretaria de Educação já iniciou o trabalho de confecção dos enfeites que adornarão as três ruas de comércio. Os itens decorativos estão sendo produzidos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Prof. Claudio Roberto Marques”, localizada no Jardim Santana. Participam da confecção dos enfeites cerca de 20 servidores das Secretarias de Educação e de Cultura. Para a confecção dos enfeites são utilizados materiais recicláveis, tais como pneus e garrafas PET. Serão produzidos bonecos de Papai Noel, árvores e bolas natalinas, presépios, entre outros itens.

Um dos mais belos cartões postais da cidade também será enfeitado para a campanha. O Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, também receberá decoração especial para o período de final de ano.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou o trabalho de reaproveitamento de enfeites natalinos que foram utilizados nos anos anteriores no próprio parque. O trabalho é realizado pelos agentes do Núcleo de Educação Ambiental. Os enfeites que estão sendo recuperados foram feitos com materiais reaproveitáveis, tais como garrafas PET, CDs, discos de vinil, fitas de presente, lâmpadas usadas, conduíte, entre outros.

LOGOMARCA

Para estimular a adesão do comércio, a Prefeitura disponibiliza a logomarca da campanha para os lojistas. A ideia é fazer com que eles estampem a logomarca em camisetas e máscaras que serão utilizadas em seus estabelecimentos. A logomarca está disponível para download no arquivo anexo abaixo. Além disso, a Prefeitura orienta os comerciantes para que decorem suas lojas para participar da campanha.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, destaca que a campanha já movimenta a cidade. “A ideia é criar uma identidade que demonstre a união de toda a cidade neste ano que foi tão difícil. Disponibilizamos a logomarca da campanha para que os lojistas reproduzam em camisetas e máscaras. Com isso, criamos um sentimento na própria população de como é importante valorizar e comprar na cidade. Esta proposta foi discutida e aceita em reuniões com os empreendedores, que acreditam que estas ações aproximarão as pessoas e farão um Natal bonito e acolhedor em Hortolândia”, destaca Monique.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Caminhão choca-se contra muro no Jardim Boa Vista

Redação

Publicado

em

Por

Um caminhão chocou-se contra o múro de uma chácara, na tarde desta sexta-feira(27), no bairro Jardim Boa Vista.

Publicidade

O motorista do veiculo teria perdido o controle da direcao. Felizmente ele sofreu apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu na rua das Acácias com a rua Damasco. De acordo com internautas os acidentes ali são frequentes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares