Nossa Cidade

Programa de Educação Integral funciona em 15 escolas

 

O Programa de Educação Integral inicia as atividades deste segundo semestre com a ampliação do atendimento para mais nove escolas de Ensino Fundamental. Agora, são 15 escolas integrantes desta ação da Prefeitura de Hortolândia, com mais de 2,8 mil alunos participando de atividades como dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no contraturno das aulas regulares. O lançamento das atividades deste semestre foi realizado, nesta quinta-feira (30/08), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, localizada no Jardim Amanda.

Anuncio


“A gente sonha, trabalha e fica muito feliz quando este sonho vira realidade. Aumentamos nosso atendimento em mais nove escolas e continuamos trabalhando para que, até 2020, todas as unidades tenham educação integral em Hortolândia”, destaca a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini.

Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o Programa de Educação Integral foi retomado em 2017. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões.

O objetivo do programa é de promover a aprendizagem do aluno por meio do desenvolvimento da afetividade e sociabilidade. Para isso, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia promove nas escolas participantes estações de vivência em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos. 

Uma das crianças participantes da Educação Integral é Artur, de 9 anos. A mãe dele, a manicure Angela da Silva Santos, de 43 anos, conta que antes não tinha com quem deixar o filho para trabalhar. “Agora, posso atender minhas clientes sem preocupação. Sei que meu filho está na escola, fazendo atividades saudáveis e bem cuidado. Muito melhor do que ele ficar em casa assistindo televisão ou no joguinho do computador”, diz. “Esta semana eu usei o computador na escola, mas era aula de informática e eu gostei”, comenta Artur.

A quantidade de alunos participantes do programa varia a cada escola, sendo que os estudantes são escolhidos de acordo com perfil social de cada um. “A prioridade são os alunos dos 4º e 5º anos, pois é uma fase de conflitos por causa da adolescência. Por meio das atividades de cada estação de vivência, os alunos se tornam pessoas mais afetivas e sociáveis, além de se desenvolverem no aspecto pedagógico com mais facilidade”, explica a coordenadora de Educação Integral, Karin Lucas. Os pais interessados em conhecer mais sobre o Programa podem procurar a secretaria da escola participante.

Veja as escolas onde o Programa de Educação Integral já funciona:

1. Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jardim Interlagos

2. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago

3. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião

4. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara

5. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda

6. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda

7. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho

8. Emef Jardim Primavera

9. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia

10. Emeb Josias da Silva Macedo – Jd. Nossa Senhora de Fátima

11. Emef Jd. Boa Esperança

12. Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani- Jd. Sumarezinho

13. Emef Renato da Costa Lima – Jd. Amanda

14. Emef João Calixto – Chácaras Nova Boa Vista

15. Emef Villagio Ghiraldelli

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo