Nossa Cidade

Programa Hortolendo 2019 recebe doação de livros

 

A fim de incentivar a leitura em toda a cidade, a Prefeitura de Hortolândia promove campanha de arrecadação de obras literárias, que integrarão ações do Hortolendo 2019. Neste ano, o programa municipal de incentivo à leitura, especialmente entre alunos da rede municipal de ensino, tem como tema “Leitura em Movimento”. A campanha de arrecadação, que já está aberta e vai até o dia 31 deste mês, é uma iniciativa do Departamento de Educação Integral da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que aceita doações de livros em geral, novos ou usados, sem restrição de título ou área. 

Anuncio


Quem quiser colaborar pode ir diretamente ao CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 2015, no Remanso Campineiro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Outro ponto de coleta é o Paço Municipal Palácio das Águas, na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, no mesmo bairro, que abre das 8h às 17h. Em caso de dúvida, basta ligar para 3897-8400, ramal 8429, e falar com a gerente de Educação Integral, Daniela Gagliardi.

Após triagem, as obras serão disponibilizados ao público em “geladeiras literárias”, especialmente decoradas para funcionar como porta-livros coloridos. Os refrigeradores ficarão em espaços públicos, como a praça defronte ao CFPE  “Paulo Freire” e em frente ao Paço Municipal Palácio das Águas. A ideia é que as obras literárias ali colocadas circulem entre a população e conquistem novos leitores. É que, em julho deste ano, dentro das ações do Hortolendo 2019, haverá a “Semana de Incentivo à Leitura”, entre os dias 29/07 e 02/08, com a disponibilização de, pelo menos, dez geladeiras literárias pela cidade.

Duas já estão prontas. A terceira está quase “saindo do forno”. Todas as unidades foram grafitadas pelo artista Kauan Santana e, em seguida, customizadas com tinta acrílica spray pela coordenadora pedagógica e musicista Selma Epifania.

“O objetivo é difundir a cultura da leitura em Hortolândia e estimular a troca e doação de livros, criando uma cidade leitora”, afirma a diretora do Departamento de Educação Integral, Karin Lucas. 

Hortolendo 2019

Neste ano, o 9o. Hortolendo trará uma série de ações e projetos de incentivo à leitura e à contação de histórias. Uma das propostas é implantar salas de leitura sustentáveis nas escolas municipais. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ideia será sugerida às equipes gestoras, durante as reuniões de planejamento das ações do programa municipal de incentivo à leitura, cuja vertente mais conhecida é a festa literária realizada a céu aberto num dos parques da cidade. A festa deste ano, em planejamento, será reformulada, segundo a secretária Sandra Fagundes Freire. O formato da edição 2019 do Hortolendo, assim como data e local da festa, será anunciado em breve pela Prefeitura.

Atualmente, duas escolas municipais já contam com salas sustentáveis: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Nova Europa e Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana. Ainda de acordo com a secretária Sandra Fagundes Freire, a ideia é ampliar o projeto para outras unidades da rede. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo