Nossa Cidade

Programa Mais Médicos envia seis novos profissionais para Hortolândia

Prefeitura retomou parceria com programa do Governo Federal, possibilitando reposição de médicos com contratos vencidos em 2016

Anuncio


O prefeito Ângelo Perugini recebeu, nesta quarta-feira (29/03), seis novos médicos recém-chegados de Cuba e enviados ao município pelo programa do Governo Federal “Mais Médicos”. No início do ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, solicitou a substituição dos profissionais que deixaram a cidade em 2016, quando encerrou o contrato de trabalho com o primeiro grupo de médicos que chegaram à cidade através deste programa. Neste ano, já são 13 novos profissionais do “Mais Médicos” atendendo nas USFs (Unidades de Saúde da Família) no município. Outros médicos são esperados para os próximos meses, ampliando a quantidade de profissionais contratados pelo programa.

Todos os profissionais que chegaram nesta semana em Hortolândia vieram de Cuba, das cidades de Havana, Santiago de Cuba e Holguín, terra natal de Fidel Castro. Durante a recepção aos médicos, o prefeito lembrou a história de luta por igualdade naquele país e afirmou que Cuba é um exemplo na área de cultura, esportes e medicina. “O povo cubano é um povo que enfrentou as dificuldades. Vocês são filhos desta luta que serve de exemplo. Sejam bem vindos, porque a missão é grande”, disse Perugini, mencionando que a saúde é um dos principais desafios da Administração.

“O cubano tem a cara do brasileiro, um povo simples, humilde, que faz tudo com o coração. Este intercâmbio de vocês é uma lição de que, apesar das dificuldades que o país enfrenta, é possível se dedicar e ajudar o próximo”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Luís Carlos Casarin, antes de chegarem à cidade, os médicos passam por uma preparação. “Assim que os médicos cubanos chegam ao Brasil, eles ficam 15 dias em Brasília, onde passam por formações em língua portuguesa e aprendem sobre a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde). Aos poucos vão se familiarizando com nossa língua, melhorando a comunicação”, afirmou Casarin.

Um dos médicos do programa recepcionados nesta quarta-feira é Dennis Messa Benitez, de 28 anos. “Esta é a primeira vez que vou a outro país para um trabalho de missão. O protocolo de atendimento do SUS é diferente do que utilizamos em Cuba, mas acredito que não haverá muitas diferenças em relação ao atendimento que prestamos no nosso país”, avaliou o profissional.

Cada um dos médicos enviados à Hortolândia recebem, além do salário mensal pago pelo programa do Governo Federal, ajuda de custo de R$ 2.500 por mês para cobrir despesas com alimentação e hospedagem. Este valor é de responsabilidade da Prefeitura.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo