Nossa Cidade

Programação ensina Melhor Idade de Hortolândia a cuidar da saúde bucal

A fim de discutir “Como manter uma boa higiene bucal na Melhor Idade”, a Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta segunda, quarta e sexta-feira (27, 29 e 31/07), a Semana de Saúde Bucal. As atividades são enviadas via Whatsapp, sempre às 8h, aos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo. Já na quarta-feira, às 14h, será disponibilizada uma atividade especial com a dentista convidada Margarete Goes.

O objetivo da ação é auxiliar os idosos nas práticas de higiene bucal, além de oferecer atividades que os mantenham ativos durante a suspensão das aulas presenciais, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus.

Anuncio


Toda semana, os servidores do CCMI montam uma programação com um tema relevante à Melhor Idade. As atividades são gravadas no CCMI, com apresentação, palestras e aulas da professora de educação física Luciene Trindade. Durante esta semana, as aulas oferecidas são aeróbica, ginástica na cadeira e alongamento. Na aula especial com a dentista Margerete Goes, da Clínica Renovare, os idosos receberão dicas de higienização bucal e cuidados com a prótese dentária.

De acordo com a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga, a ideia é conscientizar e auxiliar os idosos nesse período de distanciamento social, inovando no modo de oferecer as atividades para conseguir continuar em contato e manter os idosos sempre ativos.

“Essa semana buscamos uma profissional da área de Saúde Bucal, porque entendemos que não devemos somente nos preocupar com o físico, mas também, com outras partes específicas do corpo. Os cuidados com higienização e prevenção, relacionados à parte odontológica, se não forem priorizadas, podem trazer problemas muito sérios à nossa saúde, como problemas cardíacos ou até infecção generalizada. Nossa prioridade é cuidar e orientar os idosos em todos os aspectos”, disse a psicóloga.

Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.

Mantenha-se ativo

Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo