Nossa Cidade

Projeto “Achei Um Livro” deixará obras no entorno do Parque Dorothy

Se você gosta de livros e mora perto do Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, fique ligado! A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” realizará, nesta sexta-feira (13/09), o projeto “Achei Um Livro” nas imediações do parque, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 462, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Esta será a segunda edição do projeto fora da região central, onde está localizada a biblioteca. Em razão da boa receptividade que o proejto teve no mês passado, quando foi realizado no Jardim Amanda, a biblioteca escolheu fazer no Parque Dorothy.

Anuncio


O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o local foi escolhido por ter grande circulação de pessoas e porque o 9º Hortolendo também será realizado lá, em outubro. Ao realizar o projeto fora da região central, a Prefeitura visa divulgar a biblioteca para moradores distantes do Centro e estimulá-los a usufruir a estrutura do espaço.

Para quem ainda não sabe, o projeto espalhará entre 15 a 20 livros, de diferentes gêneros literários de ficção e não ficção, nas imediações do parque.

As obras serão deixadas em locais como bancos de praça, pontos de ônibus, embaixo de árvores, entre outros. Silva ressalta que os livros não ficarão escondidos, eles serão deixados aleatoriamente.

“As pessoas não precisam ficar com vergonha, ou intimidadas. Elas podem pegar os livros. A ideia é fazer com que as pessoas os levem e, depois de ler, deem os livros para parentes, amigos e familiares. O objetivo é colocar  os livros para circular”, salienta Silva.    

Para que as pessoas possam identificá-los, os livros estarão embrulhados em papel cinza com a identidade visual da biblioteca e com fita na cor vermelha (à direita na foto). Na parte externa do embrulho, cada livro virá com um aviso colado no alto, à esquerda, com dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: …”. Em referência ao Setembro Amarelo, mês que marca a prevenção ao suicídio, os livros virão com um adesivo com o número 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida). 

Quem achar um livro pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais. Basta postar uma mensagem ou foto do livro achado com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. 

REGIÃO CENTRAL

A biblioteca também realizará, nesta sexta-feira (13/09), a habitual edição do projeto dentro das dependências do Open Shopping, onde a biblioteca fica, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, na região central. Os livros também serão deixados nas ruas próximas ao estabelecimento. 

Os livros estarão embrulhados com papel com a identidade visual da biblioteca e um laço, ambos na cor amarela (à esquerda na foto), em referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os livros virão com um adesivo com o número 188 do CVV. Serão espalhados de 15 a 20 livros, com temática de autoajuda. 

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, destaca a importância de vincular o projeto com campanhas relacionadas à saúde e outros temas. “Como este mês marca o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, temos que sensibilizar as pessoas sobre este tema, que é delicado, mas que precisa ser falado”, salienta Alessandra.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em setembro de 2018. É realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Por meio do projeto, a Prefeitura visa a formação e o cadastro de novos leitores na biblioteca, além de estimular a população a conhecer o espaço e, com isso, desmistificar a ideia de que a biblioteca é um lugar elitizado e mostrá-la como um ponto de convivência e de difusão de cultura. Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de cerca de 17.000 títulos e mais de 4.000 usuários cadastrados.

Para quem quer se tornar usuário da biblioteca, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. O acervo da biblioteca pode ser consultado via internet, por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, no piso inferior do Open Shopping. Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo número 3387-1684

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo