Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer” forma 113 alunos no Jd. Sumarezinho

Prefeitura

Publicado

em

Entrega de certificados aconteceu na EMEF Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, nesta quarta-feira (29/05)

O Prefeito Angelo Perugini entregou, nesta quarta-feira (29/05), certificados para alunos dos 5º anos da EMEF Nicola Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho, que participaram das atividades do Projeto Bem Me Quer, Paz Se Quer, realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança e de Educação, Ciência e Tecnologia. Mais de 100 estudantes da escola concluíram o projeto, que tem como principal objetivo alertar para os perigos das drogas. A cerimônia de formatura contou com a participação de autoridades municipais, gestores do programa e familiares dos alunos. Os próximos a receberem o certificado são os alunos da EMEF Jd. Boa Esperança, no Jd. Boa Esperança, nesta sexta-feira (31/05), às 16h.

O projeto atingiu em torno de 1.480 crianças de 14 escolas municipais neste semestre. “A nossa luta é para prevenir, para ensinar nossas crianças a ficarem longe das drogas. Para isso, também é necessário que os pais participem da vida dos filhos. Devemos alimentar as coisas boas em nossas vidas. Esse projeto é só o começo disso tudo. Esta batalha não termina aqui pais, vamos juntos lutar para não deixar que essa tragédia atinja nossas famílias. Com amor, vamos construir uma cidade mais segura, com um futuro próspero”, incentivou o prefeito. 

Um vídeo com recordações sobre as atividades desenvolvidas no projeto iniciou a cerimônia. Músicas que relatam amor e amizade, fábula com reflexão, além da apresentação musical da Yasmin com a música “Trevo”, da cantora Anavitória, emocionou a plateia. 

Yasmin já começou a multiplicar o que aprendeu com o projeto. Sua mãe, Tatiana Vitória da Silva Cruz, orgulhosa da menina que foi protagonista em uma cena que emocionou a plateia, disse que a menina compartilha com a família todo aprendizado do projeto. “A Yasmin é a minha segunda filha a participar do projeto. Tenho um irmão que é dependente. As meninas estimulam o tio a vencer o vício e seguir o caminho do bem”, descreveu Tatiana.

O Bem Me Quer Paz Me Quer foi criado em 2008, durante a primeira gestão do prefeito Angelo Perugini. O projeto foi desenvolvido com base em um estudo realizado pela Prefeitura onde foi constatado que o maior problema enfrentado pela cidade em relação a violência é causado pelo domínio das drogas. Ele já beneficiou mais de 17.548 mil alunos.

A coordenadora do projeto, Adriana Nunes Herdeiro, explica que mais do que trabalhar ações de prevenção ao uso de drogas, o projeto é focado em fatores de proteção, como uma vacina. “Ao se formarem, os alunos se tornam agentes mirins, com a missão de multiplicarem os conhecimentos que adquiriram”, comemora Adriana.

Bem Me Quer, Paz Se Quer 2019

As aulas do projeto iniciaram no dia 18 de fevereiro. Neste período, os alunos tiveram aulas, uma vez por semana, com guardas municipais da equipe GAP (Grupo de Ações Preventivas), nas quais receberam informações e orientações educativas de prevenção ao uso de drogas e valorização da vida. 

Ao longo do Bem Me Quer, Paz Se Quer, os alunos têm aulas com vídeos educativos e também recebem orientações sobre os perigos de se usar cerol em linhas de pipa. 

O projeto também desenvolve ações educativas sobre temas como bullying e cyberbullying, cidadania, amizade, realização de sonhos como perspectiva de vida, entre outros. “Esse projeto é muito importante e alcança resultados positivos para o público destinado. Os temas abordados promovem um despertar para as crianças, além de enfatizar valores como autoestima, diversidade cultural, respeito e prevenção ao uso de drogas. O programa também estimula o protagonismo juvenil para propiciar a participação social dos alunos, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas elevando o seu sentimento de pertencimento com a comunidade em que as crianças estão inseridas”, enfatiza o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa.

De acordo com a secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Sandra Mara Fagundes Freire, as formaturas do projeto Bem Me Quer, Paz Se Quer coroam uma série de atividades iniciadas em diversas escolas desde o começo do ano. “O prefeito Perugini prioriza todos os projetos que investem nas pessoas. A Educação é construída por muitas mãos e com o olhar preventivo da Guarda Municipal, por meio do projeto, possibilita a reflexão das crianças para que elas tenham elementos para fazer boas escolhas em suas vidas. O Projeto Bem Me Quer oferece subsídios para que as crianças analisem sua rotina e façam escolhas conscientes”, afirmou a secretária. 

Confira abaixo as datas e horários das formaturas das escolas participantes do projeto:

 

31/05/2019 – 16h

EMEF Jardim Boa Esperança, José Roque de Moura

Rua do Canário, 400, Jd. Boa Esperança

 

03/06/2019 – 16h30

EMEF Taquara Branca, Agenor Miranda da Silva

Rua Moacir de Souza Campos, Jd. Novo Horizonte

 

05/06/2019 – 16h30

EMEF Armelinda Espúrio da Silva

Av. João Coelho, 10, Jd. Nsa. Sra. De Fátima

 

07/06/2019 – 18h30

EMEF Tarsila do Amaral

Rua Visconde do Rio Branco, 160, Jd. Amanda II

 

10/06/2019 – 18h30

EMEF João Calixto da Silva (Na EMEFSalvador Zacharias)

Av. Adail Alves Silva, 525, Jd. Novo Ângulo

 

12/06/2019 – 18h30

EMEB Interlagos

Rua Joaquim Marcelino Leite, 26, Jd. Interlagos

 

14/06/2019 – 18h30

EMEB Josias da Silva Macedo

Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785, Jd. Nsa. Sra de Fátima

 

17/06/2019 – 16h

EMEF Fernanda Grazielle Rosende Covre

Rua João Gastaldi, 430, Jd. Adelaide

 

19/06/2019 – 18h30

EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim

Rua Inglaterra, 500, Jd. Santiago (Antiga Projetada)

 

24/06/2019 – 18h

EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior

Av. Adail Alves Silva, 525, Jd. Novo Ângulo

 

26/06/2019 – 16h

EMEF Jardim Primavera

Rua da Corruíra, 350, Jd. Boa Esperança

 

28/06/2019 – 18h30

EMEF Jardim Amanda I – CAIC

Rua Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda I

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 6735 casos confirmados, 6447 curados e 190 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(15) mostra que o município teve 6735 casos confirmados, 6447 curados e 190óbitos.

Casos confirmados: 14 pacientes internados em UTI’s fora do município; 02 em enfermaria fora do município; 0 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 01 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 70 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 08 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1048 em isolamento domiciliar.

8702 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura inicia em breve desassoreamento da lagoa do Parque Remanso das Águas

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia inicia, em breve, o desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina. O trabalho consiste na retirada da areia e de outros resíduos acumulados no fundo da lagoa que reduzem a capacidade de armazenamento do reservatório de água. A ação melhorará a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.

No ano passado, a Prefeitura realizou a limpeza das margens da lagoa, com a remoção da camada vegetal das laterais. Esta tarefa incluiu a utilização de máquinas. O trabalho de limpeza das margens foi feito para preparar o espaço que passará por desassoreamento.

Para executar o desassoreamento, a Prefeitura buscou obter as licenças ambientais necessárias junto aos governos federal e estadual. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante o processo de licenciamento, um munícipe fez uma denúncia ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na qual afirmou possuir ter autorização da Agência Nacional de Minério (ANM), órgão do governo federal, para realizar o trabalho de desassoreamento. 

O Tribunal julgou a denúncia improcedente, uma vez que a autorização que o munícipe possui é para realização de pesquisa mineral. Além disso, o Tribunal ressaltou que a empresa contratada pela Prefeitura, por meio de licitação, para executar o desassoreamento já possuía licença prévia emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão do governo estadual. 

A Prefeitura salienta que a denúncia dificultou a conclusão do processo de liberação das licenças, influindo diretamente no atraso para execução do desassoreamento. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ANM liberou a licença para a execução do serviço. No início deste mês, a empresa contratada deu entrada junto a Cetesb para obtenção da Licença de Operação. A previsão é de que esta licença seja emitida dentro de 15 dias, e com isso, o serviço de desassoreamento poderá ser executado.

CONTENÇÃO

De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, material correspondente a uma área de 44.470,00 metros quadrados.

O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na região central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.

A Prefeitura também prepara a licitação para a limpeza do lago que fica embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada), na região entre o Jd. Santa Rita de Cássia e Jd. Novo Ângulo. Além da limpeza da camada vegetal e dos detritos depositados no fundo da água, este lago terá seu entorno urbanizado, com a implantação de equipamentos públicos de lazer, como pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre. A obra de urbanização já está em licitação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia alerta população sobre golpe de falsos agentes comunitários de Saúde

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia alerta a população para tomar cuidado com criminosos que têm praticado golpe para furtar residências. De acordo com a Secretaria de Saúde, dois infratores se passaram por agentes comunitários de saúde para furtar casas nas regiões da Vila Real e do Jardim Brasil, nesta semana.

A Secretaria de Saúde informa que os agentes comunitários de saúde estão sempre identificados com crachá. Caso o morador seja abordado na porta de sua casa por supostos agentes comunitários de saúde, deve exigir que os mesmos apresentem os crachás.

A Secretaria de Saúde ainda salienta que, conforme os protocolos sanitários para conter a disseminação do Coronavírus, os agentes comunitários de saúde devem permanecer em áreas externas durante as visitas domiciliares.

Para mais informações ou dúvidas, a população deve entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3965-1400 ramal 8666. Denúncias sobre os criminosos podem ser feitas à Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança, pelos números 153 ou 0-800-111-580, ou à Polícia Militar, pelo número 190.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares