Nossa Cidade
Projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer” forma mais 1.480 alunos

Entrega de certificados começa, nesta segunda-feira(27/05), às 18h30, na EMEF Professora Patrícia Maria Capelatto Basso
A Prefeitura de Hortolândia comemora a conclusão do projeto Bem Me Quer Paz Se Quer para cerca de 1.480 alunos. Agora, os formandos se tornaram agentes de prevenção e poderão ajudar tanto a si mesmo como ao próximo. O projeto é realizado pelas secretarias de Segurança e Educação Ciência e Tecnologia em 12 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e duas EMEBs(Escola Municipal de Educação Básica). A cerimônia para a primeira turma acontece hoje (27/05), às 18h30, na EMEF Professora Patrícia Maria Capelatto Basso, localizada na rua Lírios do Campo, 155, Residencial São Sebastião.
De acordo com a Secretaria de Segurança, as aulas iniciaram no dia 18 de fevereiro. Neste período, os alunos tiveram aulas, uma vez por semana, com guardas municipais da equipe GAP (Grupo de Ações Preventivas), nas quais receberam informações e orientações educativas de prevenção ao uso de drogas e valorização da vida.
O Bem Me Quer, Paz Se Quer, também desenvolve ações educativas sobre temas como bullying e cyberbullying, cidadania, amizade, realização de sonhos como perspectiva de vida, entre outros. “Esse projeto é muito importante e alcança resultados positivos para o público destinado. Os temas abordados promovem um despertar para as crianças, além de enfatizar valores como autoestima, diversidade cultural, respeito e prevenção ao uso de drogas. O programa também estimula o protagonismo juvenil para propiciar a participação social dos alunos, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas elevando o seu sentimento de pertencimento com a comunidade em que as crianças estão inseridas”, enfatiza o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa.
Ao longo do projeto, os alunos ainda têm aulas com vídeos educativos e recebem a visita de guardas motorizados da ROMU (Ronda Ostensiva da Guarda Municipal). Nessa ocasião, os alunos também recebem orientações sobre os perigos de se usar cerol em linhas de pipa.
Criado em 2008, durante a primeira gestão do prefeito Angelo Perugini, o projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, já beneficiou mais de 17.548 mil alunos.
A coordenadora do projeto, Adriana Nunes Herdeiro, explica que mais do que trabalhar ações de prevenção ao uso de drogas, o projeto é focado em fatores de proteção, como uma vacina. “Ao se formarem, os alunos se tornam agentes mirins, com a missão de multiplicarem os conhecimentos que adquiriram”, comemora Adriana.
Confira abaixo as datas e horários das formaturas das escolas participantes do projeto:
29/05/2019 – 16h
EMEF Nicolas Tiago dos Santos Lofrani
Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jd. Sumarezinho
31/05/2019 – 16h
EMEF Jardim Boa Esperança, José Roque de Moura
Rua do Canário, 400, Jd. Boa Esperança
03/06/2019 – 16h30
EMEF Taquara Branca, Agenor Miranda da Silva
Rua Moacir de Souza Campos, Jd. Novo Horizonte
05/06/2019 – 16h30
EMEF Armelinda Espúrio da Silva
Av. João Coelho, 10, Jd. Nsa. Sra. De Fátima
07/06/2019 – 18h30
EMEF Tarsila do Amaral
Rua Visconde do Rio Branco, 160, Jd. Amanda II
10/06/2019 – 18h30
EMEF João Calixto da Silva (Na EMEFSalvador Zacharias)
Av. Adail Alves Silva, 525, Jd. Novo Ângulo
12/06/2019 – 18h30
EMEB Interlagos
Rua Joaquim Marcelino Leite, 26, Jd. Interlagos
14/06/2019 – 18h30
EMEB Josias da Silva Macedo
Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785, Jd. Nsa. Sra de Fátima
17/06/2019 – 16h
EMEF Fernanda Grazielle Rosende Covre
Rua João Gastaldi, 430, Jd. Adelaide
19/06/2019 – 18h30
EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim
Rua Inglaterra, 500, Jd. Santiago (Antiga Projetada)
24/06/2019 – 18h
EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior
Av. Adail Alves Silva, 525, Jd. Novo Ângulo
26/06/2019 – 16h
EMEF Jardim Primavera
Rua da Corruíra, 350, Jd. Boa Esperança
28/06/2019 – 18h30
EMEF Jardim Amanda I – CAIC
Rua Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda I
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 6735 casos confirmados, 6447 curados e 190 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(15) mostra que o município teve 6735 casos confirmados, 6447 curados e 190óbitos.
Casos confirmados: 14 pacientes internados em UTI’s fora do município; 02 em enfermaria fora do município; 0 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 01 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 70 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 08 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1048 em isolamento domiciliar.
8702 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Prefeitura inicia em breve desassoreamento da lagoa do Parque Remanso das Águas

A Prefeitura de Hortolândia inicia, em breve, o desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina. O trabalho consiste na retirada da areia e de outros resíduos acumulados no fundo da lagoa que reduzem a capacidade de armazenamento do reservatório de água. A ação melhorará a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.
No ano passado, a Prefeitura realizou a limpeza das margens da lagoa, com a remoção da camada vegetal das laterais. Esta tarefa incluiu a utilização de máquinas. O trabalho de limpeza das margens foi feito para preparar o espaço que passará por desassoreamento.
Para executar o desassoreamento, a Prefeitura buscou obter as licenças ambientais necessárias junto aos governos federal e estadual. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante o processo de licenciamento, um munícipe fez uma denúncia ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na qual afirmou possuir ter autorização da Agência Nacional de Minério (ANM), órgão do governo federal, para realizar o trabalho de desassoreamento.
O Tribunal julgou a denúncia improcedente, uma vez que a autorização que o munícipe possui é para realização de pesquisa mineral. Além disso, o Tribunal ressaltou que a empresa contratada pela Prefeitura, por meio de licitação, para executar o desassoreamento já possuía licença prévia emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão do governo estadual.
A Prefeitura salienta que a denúncia dificultou a conclusão do processo de liberação das licenças, influindo diretamente no atraso para execução do desassoreamento.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ANM liberou a licença para a execução do serviço. No início deste mês, a empresa contratada deu entrada junto a Cetesb para obtenção da Licença de Operação. A previsão é de que esta licença seja emitida dentro de 15 dias, e com isso, o serviço de desassoreamento poderá ser executado.
CONTENÇÃO
De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, material correspondente a uma área de 44.470,00 metros quadrados.
O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na região central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.
A Prefeitura também prepara a licitação para a limpeza do lago que fica embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada), na região entre o Jd. Santa Rita de Cássia e Jd. Novo Ângulo. Além da limpeza da camada vegetal e dos detritos depositados no fundo da água, este lago terá seu entorno urbanizado, com a implantação de equipamentos públicos de lazer, como pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre. A obra de urbanização já está em licitação.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prefeitura de Hortolândia alerta população sobre golpe de falsos agentes comunitários de Saúde

A Prefeitura de Hortolândia alerta a população para tomar cuidado com criminosos que têm praticado golpe para furtar residências. De acordo com a Secretaria de Saúde, dois infratores se passaram por agentes comunitários de saúde para furtar casas nas regiões da Vila Real e do Jardim Brasil, nesta semana.
A Secretaria de Saúde informa que os agentes comunitários de saúde estão sempre identificados com crachá. Caso o morador seja abordado na porta de sua casa por supostos agentes comunitários de saúde, deve exigir que os mesmos apresentem os crachás.
A Secretaria de Saúde ainda salienta que, conforme os protocolos sanitários para conter a disseminação do Coronavírus, os agentes comunitários de saúde devem permanecer em áreas externas durante as visitas domiciliares.
Para mais informações ou dúvidas, a população deve entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3965-1400 ramal 8666. Denúncias sobre os criminosos podem ser feitas à Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança, pelos números 153 ou 0-800-111-580, ou à Polícia Militar, pelo número 190.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil3 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos2 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial3 semanas atras
Homem é morto a ‘tijoladas’ na cabeça em Hortolândia
-
Nossa Cidade4 semanas atras
Dor e comoção no velório de Maria Clara estuprada e morta pelo padrasto
-
Policial3 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Policial4 semanas atras
Padastro réu confesso já tinha passagem por estupro em Monte Mor
-
Nossa Região2 dias atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Policial2 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas