Nossa Cidade

Projeto do Plano de Iluminação é apresentado

Um diagnóstico atualizado sobre iluminação pública aponta que há 19,6 mil pontos de luz em Hortolândia. O levantamento, realizado pela empresa Engeluz, contratada pela Prefeitura para gestão e manutenção da iluminação pública na cidade, indica que a quantidade real de postes e luminárias em áreas pública é menor do que o estimado anteriormente, 23 mil. Os dados foram apresentados ao prefeito Antonio Meira, nesta sexta-feira (10/04), durante a apresentação do Plano Mestre de Iluminação Pública, realizado no Hotel Business Park, no Jardim Amanda.

O plano é resultado da discussão prévia sobre o Plano Diretor de Iluminação, realizada no mês de fevereiro com a participação das secretarias municipais. Além do prefeito, secretários municipais e vereadores também acompanharam a apresentação, conduzida pelo designer de iluminação da City Lights, Plínio Godoy. A City Lights é uma empresa contratada pela Engeluz.

Anuncio


Pioneira entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ao assumir o processo de manutenção de iluminação pública, Hortolândia contratou, em abril de 2014, a Engeluz por meio de licitação. Um dos primeiros trabalhos realizados pela empresa foi identificar a quantidade real de pontos de iluminação, como postes em ruas e luminárias de áreas públicas. “Quando a companhia de energia transferiu os pontos de iluminação ao município havia uma estimativa de 23 mil pontos de luz. Mas o diagnóstico finalizado recentemente pela Engeluz aponta que este número é menor. A gestão municipalizada destes postes garante melhorias na iluminação. Já que conhecemos cada local, a manutenção é mais rápida e os investimentos otimizados”, afirmou Meira.

Durante a apresentação desta sexta-feira, o designer de iluminação apresentou imagens de como alguns pontos públicos, como a Ponte da Integração e o Parque Chico Mendes, podem ser valorizados com investimentos em pontos de luz. “Precisamos pensar na iluminação da cidade levando em conta alguns itens, e não apenas o aspecto da luminosidade. O principal item é a segurança”, destacou Godoy.

“Precisamos pensar em formas tecnológicas de permitir locais com luminosidade enquanto há pessoas nas ruas. Depois de um certo horário, é possível diminuir a claridade das luzes, economizando energia”, enfatizou o prefeito.

Todos os pontos apresentados às autoridades, haviam sido discutidos com representantes de secretarias municipais, a fim de criar diretrizes para o Plano Diretor de Iluminação. Antes da definição do plano, as propostas da apresentação serão discutidas entre as secretarias e levadas à Audiência Pública. Até o final deste ano, o documento deve estar pronto. Quando entrar em vigor, a legislação irá orientar o modelo de iluminação pública, padronizando o sistema de iluminação na cidade.

De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, a participação das secretarias municipais na construção do Plano é fundamental para que novos projetos já sejam desenvolvidos levando em conta a padronização da iluminação. “Teremos projetos diferenciados para prédios da Secretaria de Cultura e áreas esportivas, por exemplo, além de iluminação especial para corredores de ônibus, vias estruturais e parques”, destacou Reis. “A iluminação deve promover no ambiente harmonia, luminosidade suficiente, valorização do espaço e ampliar a sensação de segurança”, explicou o secretário.

Reparos

Para solicitar reparos e manutenção na rede de iluminação pública de Hortolândia, a população conta com um telefone gratuito. O 0800-000-5555 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além do canal telefônico, a população pode solicitar serviços diretamente no escritório da empresa, localizado na rua Inajás, nº 121, no bairro Chácara Boa Vista, na região do Jardim São Bento. Para o atendimento à população, a empresa conta com caminhões e técnicos operacionais, em plantões diurno e noturno.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo