Nossa Cidade

Projeto Estrada para a Cidadania prepara alunos de hortolândia

Atividade do programa “Estrada para a Cidadania” aborda, de modo lúdico, questões de trânsito e meio-ambiente para formar motoristas e pedestres mais conscientes

Projeto: Estrada para cidadania

Anuncio


Cerca de 300 alunos, dos 4º e 5º anos, da Emef (Escola Municipal d Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, participaram, nesta quarta-feira (17/09), do Circuito de Trânsito, atividade do “Estrada para a Cidadania”, organizado pela concessionária CCR Autoban, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. O programa tem por objetivo formar pedestres e futuros motoristas conscientes das próprias responsabilidades, direitos e deveres, cidadãos que promovam a segurança e a diminuição do número de acidentes.

Nos períodos da manhã e da tarde, a quadra da escola transformou-se em um circuito com salas de atividades lúdicas relacionadas ao trânsito e ao meio ambiente. Juntando atores, cenografia, figurinos e dramaturgia, o circuito é um jogo em que o aluno é a peça principal para o desenvolvimento da ação. Os participantes encontram nele peças representativas para que sejam vivenciadas situações do trânsito. A ideia é explorar o tema, gerando aprendizagem e mudança de atitudes, além da multiplicação das ideias propostas.

Para Eliana Gomes da Silva, coordenadora pedagógica, a proposta contou com a participação e interação dos alunos. “Eles estiveram motivados e interessados durante o tempo todo, envolvendo-se nas atividades e aprendendo de maneira lúdica as regras do trânsito e refletindo as atitudes positivas para melhorar o mundo e o meio ambiente”, destacou.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o trabalho contínuo de conscientização das pessoas com relação ao trânsito é uma das formas para que haja alterações significativas neste cotidiano. “A mudança de atitude no trânsito é um trabalho permanente. Para que possamos alcançar uma melhora significativa temos que investir na formação das crianças”, disse. “A criança chega com estas novas informações em casa e acaba sendo moderadora da atitude dos adultos no trânsito”, completou a secretária.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo