Nossa Cidade

Projeto leva circo para dentro da escola e integra comunidade

 

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Janilde Glores Gaby do Vale, na Vila Real, abriu as portas para alunos e a comunidade conhecerem a arte circense. Artistas do circo “Além da Lona”, de Campinas, montaram um picadeiro no pátio da escola, nesta segunda-feira (25/06), e fizeram ali suas estripulias, sob os olhares atentos de alunos e da comunidade. A atividade pedagógica, inovadora e diferente, faz parte do projeto “Alteridade”, que acontece na escola da Prefeitura de Hortolândia, desde o ano passado, convidando, além dos alunos, todos moradores da região para uma escola de portas abertas. O termo alteridade significa a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, ou seja, em grupos, na família, trabalho ou lazer.

Anuncio


O diretor Ronaldo Alexandrino ressalta que é este o espírito do projeto: se colocar no lugar do outro e acolher a comunidade como um todo nas diversas atividades promovidas, até então, apenas para os alunos. “Nesta semana, trouxemos o circo para escola. Além das apresentações da trupe, com malabaristas e outros artistas circenses, promovemos uma festa de encerramento de semestre para todos participarem. Foi uma atividade bastante positiva, com a participação de todos”, descreve Alexandrino.

No dia a dia, a direção escolar deixa a quadra esportiva disponível para que pais e comunidade utilizem o espaço, nos momentos em que os alunos não estão praticando educação física. Além disso, a escola promove, periodicamente, apresentações de peças teatrais e filmes, atividades que também são abertas à comunidade. “Nosso objetivo é que os alunos convivam em comunidade e que todos possam entender o lugar do outro”, enfatiza o diretor.

A proposta pedagógica do projeto Alteridade vai ao encontro da proposta do prefeito Angelo Perugini de ampliar a participação das famílias e da comunidade nas atividades das escolas municipais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo