Nossa Cidade

Projeto “Posto Amigo do Entregador” disponibiliza mapa online com localização de pontos de parada para quem trabalha por aplicativo

Os entregadores de aplicativos já podem desfrutar dos oito pontos de parada que integram o projeto “Posto Amigo do Entregador”, parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região). O lançamento do projeto foi online, via aplicativo Zoom, nesta quinta-feira (23/07). No evento, a Prefeitura apresentou um mapa com a localização dos oito pontos instalados em postos de combustíveis na cidade. O mapa está disponível para download gratuito no site do sindicato, https://recap.org.br/, por meio deste LINK. Partiparam do lançamento o prefeito Angelo Perugini; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação Monique Freschet; representantes do Recap e da categoria dos entregadores de aplicativos. 

Perugini destacou que o objetivo é humanizar o trabalho desempenhado pelos entregadores, que se tornou essencial para as pessoas poderem ficar em casa, durante a pandemia do Coronavírus. “O Projeto ‘Posto Amigo do Entregador’ mostrou a importância da mobilização feita pela categoria dos entregadores que reivindicou melhores condições de trabalho. Esta ação se concretiza graças à parceria com o Recap, que teve a sensibilidade em aderir ao projeto e contribuir com o bem-estar dos trabalhadores do setor de entregas por aplicativos. Com este projeto, a Prefeitura está de portas abertas para ouvir e elaborar outras ações e medidas que os trabalhadores da categoria considerarem importantes”, ressaltou Perugini. 

Anuncio


O diretor do Recap, Rodrigo Spadaccia Queiroz, destacou que o sindicato abraçou a iniciativa, assim que a Prefeitura apresentou a ideia do projeto. “Esse projeto vem com uma atitude simples, mas nós do Recap abraçamos de imediato. Esperamos que o projeto possa dar melhores condições de trabalho para esses profissionais que têm desempenhado um papel tão importante durante a pandemia”, salientou Queiroz. 

Com o projeto, a Prefeitura visa estreitar o contato com os entregadores de aplicativos e oferecer outros serviços para a categoria, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet. “A partir deste projeto piloto, a Prefeitura buscará agregar outras ações e serviços aos entregadores, tais como regularização e formalização de MEI, treinamentos e cursos. Vamos também fazer a intermediação das demandas da categoria com o setor privado. Com isso, a Prefeitura quer, a partir de agora, estreitar cada vez mais os laços com categoria”, destacou Monique. 

O projeto foi bem recebido pelo entregador Rodrigo Ezequiel dos Santos, que participou do evento de lançamento. “Essa iniciativa da Prefeitura é importante para os entregadores, pois, antes, nós não tínhamos um local seguro onde pudéssemos parar, descansar um pouco, beber água e usar o banheiro. Mas o trabalho tem que continuar. Há outras demandas da categoria que também precisam ser analisadas pela Prefeitura”, destacou o entregador.” 

PROJETO “POSTO AMIGO DO ENTREGADOR” 

O Projeto “Posto Amigo do Entregador” oferece aos entregadores um local com segurança e conforto, onde possam descansar ou esperar a chamada da próxima entrega. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, a cidade conta com 243 entregadores formalizados. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação estima que o número de entregadores informais seja o dobro ou o triplo dos formalizados. 

Os pontos de parada já estão em oito postos de combustíveis da cidade associados ao Recap que aderiram ao projeto. Estes postos estão identificados com o selo do projeto. Os pontos ficam disponíveis no mesmo horário de funcionamento dos postos de combustíveis, das 6h às 22h, conforme o Decreto Municipal Nº 4.494, publicado pela Prefeitura, no dia 5 deste mês, que determinou a volta do município à Fase Vermelha do Plano São Paulo do governo do Estado. De acordo com o Recap, no município existem 35 postos de combustíveis, destes 24 são associados ao sindicato. 

Os postos de combustíveis participantes do projeto disponibilizam um espaço de descanso e espera para os entregadores, com água e café gratuitos, e permitem o acesso, também gratuito, ao sanitário. 

Postos de combustíveis da cidade interessados em aderir ao projeto, podem entrar em contato com o Recap por meio do telefone (19) 3284-2450 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo