Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Projeto “Receitas da Vovó” recebe inscrições para participação em livro

Prefeitura

Publicado

em

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura de Hortolândia, já podem se inscrever para participar do livro “Receitas da Vovó”. Os interessados devem enviar receita e foto do prato já pronto para o CCMI, por Whatsapp, durante os meses de julho e agosto. As mais apetitosas serão escolhidas e estarão disponíveis na primeira edição da publicação.

Não existe pré-requisito para participar. É só usar a criatividade, os dotes culinários, caprichar na foto e enviar a receita. Podem se inscrever homens e mulheres, com 60 anos ou mais, inscritos no programa. Até o momento, 15 receitas já foram recebidas pela equipe do CCMI e participarão do livro.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer atividades diversificadas, além da programação semanal com aulas online e palestras sobre temas relevantes. A ideia é promover atividades que os mantenham ativos durante a suspensão das aulas presenciais, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus.

“Essa pandemia está sendo difícil. Estou presa em casa já faz quatro meses. Com muita fé em Deus vamos superar”, diz Creuza Pereira de Souza, de 70 anos, participante do CCMI do Remanso Campineiro. Ela, que participa das atividades do CCMI há 12 anos, avalia que frequentar as aulas tem contribuído para sua saúde. “Mandei a receita de Rosca Doce. Fui eu que inventei e deu certo. Até crianças podem fazer junto, aprender a participar”, acrescentou.

Para Magali Aparecida Della Barba, de 62 anos, que frequenta e participa das atividades do órgão há dois anos, na unidade do Remanso Campineiro, o período da quarentena está sendo difícil, pois sente saudade do convívio com os colegas. “Cozinhar é uma terapia, pois a gente pode inventar, inovar, misturar e sempre saem resultados deliciosos. A receita que enviei foi uma criação minha, geleia, creme e bolacha, um doce de morango. Ficou uma delícia”, comemorou Magali.

O projeto “Receitas da Vovó” prevê a elaboração de um livro que será montado e impresso pelos servidores do CCMI. “Quando retornarmos com as atividades presenciais, faremos uma tarde de autógrafos, para valorizar nossos chefes de cozinha. Além disso, vem mais novidade por aí, temos mais dois projetos ainda neste ano: o de poesia e o de memórias. Nosso objetivo é estimular a criatividade e combater o sedentarismo neste período de distanciamento social”, adianta a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga.

Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.

Mantenha-se ativo

Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura implanta sinalização viária no Jardim Santiago

Prefeitura

Publicado

em

Agentes da Prefeitura de Hortolândia começaram, na manhã desta segunda-feira (18/01), trabalho de sinalização viária na Rua Francisco Riberas Pampliega, no Jardim Santiago. Em razão disso, o trânsito na via, que fica na divisa com Campinas, está lento e conta com o suporte de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a previsão é que o serviço se estenda até o final da semana. No local, é feita a pintura de lombadas, zebrados, de linha seccionada branca direcional, dentre outros sinais, para tornar a via mais segura para motoristas, pedestres e trabalhadores do transporte ferroviário.

Junto à linha férrea, a Equipe de Pintura colocou 50 tachinhas em raio de curva e pintou no solo a “Cruz de Santo André”, que adverte sobre condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela.

No cruzamento com a Rua São Paulo, houve pintura de linha dupla amarela, faixa de retenção e legenda de “Pare”. O mesmo aconteceu no cruzamento com a Rua Herculano Gonçalves de Sousa.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Afluente do Ribeirão Jacuba será canalizado no trecho que passa pelo bairro Chácaras Reymar

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia finaliza, no próximo mês, o projeto de obra para canalização de um afluente do Ribeirão Jacuba que passa pelo bairro Chácaras Reymar. Cerca de 500 metros de córrego, que fica na divisa do bairro com o Jd. do Lago, receberá a ação, que servirá para conter a erosão das margens. A obra será realizada com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contrato pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população.

De acordo com o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto, a obra será licitada logo após a conclusão do projeto. “Este processo deve encerrar na metade do ano, com a previsão de início dos trabalhos no segundo semestre”, destacou Sarto. O secretário adjunto explica que a canalização do córrego será com a utilização de uma forma aberta de concreto pré-moldado, uma vez que canais fechados não são permitidos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia do governo estadual responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos em São Paulo.

“A obra iniciará na região do Jd. Novo Ângulo, descendo o mesmo sentido do Ribeirão, em direção ao Jd. Santa Emília. Com a canalização, evitaremos o avanço da erosão das margens do córrego”, enfatizou.

Descarte de lixo e entulho agrava erosão

O trecho de córrego no bairro Chácaras Reymar é um ponto de descarte irregular de entulho e lixo orgânico, crime ambiental que colabora para a formação da erosão do terreno. O descarte de entulho e lixo nas margens prejudica a vegetação nativa, proteção natural de encostas. Com isso, na ocorrência de chuvas, a força da água leva o lixo e também a terra das laterais do córrego.

A Prefeitura de Hortolândia orienta para que a população descarte corretamente os resíduos, orgânicos e recicláveis, nos locais corretos. Lixo orgânico deve ser descartado durante a coleta domiciliar, feita porta a porta pelos caminhões de lixo. Já materiais recicláveis, volumosos (sofás e colchões, por exemplo) ou restos de construção civil, podem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho), assim como recicláveis podem ser entregues para destinação correta nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis).

O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental e está sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão de dias chuvosos em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Prepare-se para uma semana com dias chuvosos em Hortolândia. Então, leve o guarda chuvas para onde quer que for, para não ser pego desprevenido.

            Na Segunda Feira (18), veremos um aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuvas à tarde e à noite, totalizando 10 mm*. Juntamente com a Terça Feira (19), os termômetros marcarão entre 21° e 32° – a umidade pode chegar a excelentes 86%.

            Na Quarta Feira (20) teremos 2 mm a menos de chuvas** se comparado aos dias anteriores, com oscilações durante todos os períodos. A temperatura vai de 20° a 31°.

            O sol volta a aparecer entre nuvens na Quinta Feira (21) e os ventos de 10 km/h trarão até 8 mm** de chuvas à tarde e à noite.

            Na Sexta Feira (22) e no Sábado (23) chegaremos aos 31° com 4 mm* de chuvas prevista e o máximo de 83% de umidade relativa do ar.

            E no Domingo (24), que normalmente estava passando sem precipitações, poderemos ter um total de 7 mm* com 12 km/h de ventos, ou seja, mesmo com esta quantidade de chuvas, a sensação de abafamento estará presente.

*Probabilidade de 90%

**Probabilidade de 80%

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares