Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Projeto “Receitas da Vovó” recebe inscrições para participação em livro

Prefeitura

Publicado

em

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura de Hortolândia, já podem se inscrever para participar do livro “Receitas da Vovó”. Os interessados devem enviar receita e foto do prato já pronto para o CCMI, por Whatsapp, durante os meses de julho e agosto. As mais apetitosas serão escolhidas e estarão disponíveis na primeira edição da publicação.

Não existe pré-requisito para participar. É só usar a criatividade, os dotes culinários, caprichar na foto e enviar a receita. Podem se inscrever homens e mulheres, com 60 anos ou mais, inscritos no programa. Até o momento, 15 receitas já foram recebidas pela equipe do CCMI e participarão do livro.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer atividades diversificadas, além da programação semanal com aulas online e palestras sobre temas relevantes. A ideia é promover atividades que os mantenham ativos durante a suspensão das aulas presenciais, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus.

“Essa pandemia está sendo difícil. Estou presa em casa já faz quatro meses. Com muita fé em Deus vamos superar”, diz Creuza Pereira de Souza, de 70 anos, participante do CCMI do Remanso Campineiro. Ela, que participa das atividades do CCMI há 12 anos, avalia que frequentar as aulas tem contribuído para sua saúde. “Mandei a receita de Rosca Doce. Fui eu que inventei e deu certo. Até crianças podem fazer junto, aprender a participar”, acrescentou.

Para Magali Aparecida Della Barba, de 62 anos, que frequenta e participa das atividades do órgão há dois anos, na unidade do Remanso Campineiro, o período da quarentena está sendo difícil, pois sente saudade do convívio com os colegas. “Cozinhar é uma terapia, pois a gente pode inventar, inovar, misturar e sempre saem resultados deliciosos. A receita que enviei foi uma criação minha, geleia, creme e bolacha, um doce de morango. Ficou uma delícia”, comemorou Magali.

O projeto “Receitas da Vovó” prevê a elaboração de um livro que será montado e impresso pelos servidores do CCMI. “Quando retornarmos com as atividades presenciais, faremos uma tarde de autógrafos, para valorizar nossos chefes de cozinha. Além disso, vem mais novidade por aí, temos mais dois projetos ainda neste ano: o de poesia e o de memórias. Nosso objetivo é estimular a criatividade e combater o sedentarismo neste período de distanciamento social”, adianta a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga.

Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.

Mantenha-se ativo

Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Sinalização de solo na UBS do Jardim Amanda

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mais uma etapa de reforço e implantação de sinalização de solo foi realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (22/10). O trabalho foi concluído na avenida Brasil, no Jardim Amanda, em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e no estacionamento interno da unidade de saúde.

No lado externo, a via recebeu pintura de restrição de estacionamento e permissão de estacionamento apenas para as ambulâncias. Na parte interna, foi sinalizada a proibição do estacionamento em lugares onde não há vagas para veículos.

“A iniciativa é necessária para evitar o estacionamento de veículos em locais que impeçam ou atrapalhem a saída das ambulâncias. Pedimos a colaboração dos usuários da unidade de saúde e também da população que estaciona os veículos na via próxima à UBS para respeitar a sinalização e contribuir para o fluxo das ambulâncias”, solicita o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares