Nossa Cidade

Projeto Visão em escolas municipais é retomado

Alunos do 1º ano com problemas oftalmológicos são encaminhados para consultas no Ambulatório de Especialidades Médicas

Hortolândia, retoma o Projeto Visão nas unidades de ensino municipais. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde oftalmológica de 2.500 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Anuncio


Após passar por teste de acuidade visual nas escolas durante este mês, os estudantes que apresentam problemas na visão são encaminhados para consulta com oftalmologistas do Ambulatório de Especialidades Médicas. As consultas começam no dia 8 de junho.

A triagem é feita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e nos estudantes de qualquer outra série que ingressaram agora na rede. Além disso, também participam dos testes estudantes da Eja (Educação de Jovens e Adultos). Após o encaminhamento da lista feita pelas escolas, com o nome dos estudantes que precisarão passar por consulta médica, o Ambulatório de Especialidades Médicas entra em contato com os responsáveis para agendar um horário com um dos cinco médicos oftalmologistas disponíveis no local. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

O objetivo do projeto é identificar, precocemente, problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional dos matriculados na rede municipal. Na etapa inicial, os profissionais da educação buscaram identificar, por meio do teste de acuidade visual, possíveis casos de miopia, um erro de refração, e até mesmo situações mais graves que necessitem de intervenção cirúrgica. Em 2014, mais de 100 crianças passaram pela consulta médica oftalmológica.

Em 2013, quando foi lançado, o projeto atendeu 11,2 mil alunos do Ensino Fundamental, identificando possíveis problemas visuais e encaminhando os estudantes da rede municipal para o tratamento adequado.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo