Nossa Cidade

Projeto Visão encaminha 640 alunos para consultas oftalmológicas

Mais de 600 estudantes da rede municipal com problemas de visão foram encaminhados para exames com oftalmologistas, após triagem feita nas escolas. Até novembro deste ano, os 640 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e ingressantes na rede que apresentaram algum problema visual passarão por consultas no Centro de Especialidades Médicas. A ação faz parte do Projeto Visão, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Educação e Saúde.

A triagem nas unidades, iniciada em maio, realizou testes de acuidade visual em cerca de 2.600 estudantes, entre crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e alunos de outras séries que ingressaram agora na rede. Estudantes da Eja (Educação de Jovens e Adultos) também realizaram os testes nas unidades de ensino.

Anuncio


 “A ação traz resultados para a aprendizagem do aluno, já que quem tem problemas visuais pode ter mais dificuldade na escola. Além de ser voltada para a educação, a iniciativa abrange também a saúde, cuidando da criança, de forma geral”, destaca a diretora do Ensino Fundamental, Kelly Tamashiro.

Após o encaminhamento da lista feita pelas escolas com o nome dos estudantes que precisarão passar por consulta médica, o Centro de Especialidades (antigo Ambulatório de Especialidades Médicas) entra em contato com os responsáveis para agendar um horário com um dos cinco oftalmologistas disponíveis no local. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

O objetivo do projeto é identificar, precocemente, problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional dos matriculados na rede municipal. Na etapa inicial, os profissionais da educação buscaram identificar, por meio do teste de acuidade visual, possíveis casos de miopia, um erro de refração, e até mesmo situações mais graves que necessitem de intervenção cirúrgica. Em 2014, mais de 100 crianças passaram pela consulta médica oftalmológica. O projeto teve início em 2013.

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo