Nossa Cidade

Protocolos de Enfermagem ampliam acesso da população à saúde básica

Profissionais que atuam nas unidades de saúde de Hortolândia participaram, nesta terça-feira (21/05), do evento de lançamento dos novos “Protocolos de Enfermagem”, ação da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde. Por meio dos protocolos, o município amplia o acesso da população aos serviços de atenção básica em saúde com mais segurança no atendimento prestado e fortalece o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar. A ação encerra a programação promovida pela Prefeitura, nos últimos dias, durante a Semana de Enfermagem, que marca a comemoração pelo Dia do Enfermeiro (12 de maio) e do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20 de maio).

O protocolo é um documento que deve ser consultado pelos profissionais de enfermagem para que possam qualificar o processo de assistência à saúde da população. Na prática, isso significa que os enfermeiros poderão realizar prescrição de medicamentos e avaliação de exames, seguindo os protocolos. “Um dos exemplos são as consultas de pré-natal e de puericultura (acompanhamento do crescimento de bebês e crianças), que podem ser realizadas mensalmente de forma intercalada por médicos e por enfermeiros”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

Anuncio


“O protocolo de enfermagem é um instrumento muito importante para qualificar o cuidado e fortalecer o trabalho do enfermeiro na rede de saúde. O objetivo é dar mais segurança e valorizar o trabalho do enfermeiro”, enfatiza Odete. Atualmente, Hortolândia conta com 108 enfermeiros, 247 técnicos de enfermagem e 81 auxiliares de enfermagem.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo