Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Quase 200 comércios não-essenciais são fechados em Hortolândia, para evitar disseminação do Coronavírus

Prefeitura

Publicado

em

Pelo menos 186 estabelecimentos comerciais não-essenciais de Hortolândia, que funcionavam durante o final de semana, violando o decreto municipal nº 4.383, de 21/03/2020,  foram fechados, após fiscalização. A medida busca evitar aglomerações e a disseminação do Coronavírus na cidade. O primeiro balanço da Operação de Orientação sobre o Coronavírus em áreas comerciais foi divulgado, nesta segunda-feira (23/03), pela Prefeitura de Hortolândia.

Segundo a Secretaria de Governo, duas pessoas foram conduzidas para a delegacia por desobedecerem a ordem de fechamento. Elas responderão por desobediência e também por infringir determinação do Poder Público, que visa impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Os crimes são previstos no Artigo 268 do Código Penal.

O trabalho da Operação de Orientação é realizado por equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária, do Setor de Fiscalização da Administração Municipal, além da Guarda Municipal. Nesta final de semana (21 e 22/03), a força-tarefa percorreu quatro bairros: Jd. Rosolen, Boa Esperança, Nova América e Jd. Amanda. O grupo também orientou pessoas em filas e ruas, situações consideradas como aglomeração.

TRABALHO PERMANECE NOS PRÓXIMOS DIAS

Com o apoio de um carro de som, comerciantes e população em geral continuarão recebendo, nos próximos dias, orientações sobre a necessidade do fechamento dos estabelecimentos não-essenciais, que ainda permanecem abertos. Também serão informadas da importância de ficar em casa e sair apenas em caso de necessidade extrema. A ação é realizada para evitar a disseminação do Coronavírus (COVID-19) no município.

A Guarda Municipal de Hortolândia, força de segurança da Prefeitura, já realiza patrulhamento e recebe denúncias por telefone (veja abaixo). É possível o envio de viaturas para orientação em caso de descumprimento da ordem. 

Em caso de aglomeração de pessoas e abertura de comércios não-essenciais, a Guarda Municipal recebe denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.

POPULAÇÃO DEVE EVITAR AGLOMERAÇÕES

Além do fechamento de comércios não-essenciais, em razão da pandemia do Coronavírus, quadras poliesportivas, salões de festas e de jogos, brinquedotecas, salas de cinema, campos de futebol, parquinhos, piscinas, academias, áreas de lazer e outros espaços de uso comum de condomínios e loteamentos fechados também devem ser evitados pelos moradores, para impedir a aglomeração de pessoas.

A medida integra o decreto municipal nº 4.374, publicado na terça-feira (17/03), e a Portaria Interministerial do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Saúde nº 05/2020, que prescrevem a medida de isolamento social como ação preventiva da COVID-19. 

#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Seis bairros de Hortolândia recebem manutenção de redes de esgoto

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia trabalha para que a cidade atinja 100% de coleta de esgoto, com tratamento de resíduos. Atualmente, seis bairros recebem trabalhos de manutenção, desobstrução e adequação da rede, além de fiscalização e orientação para evitar o descarte irregular de resíduos domésticos, por meio de ligações clandestinas. Realizados em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), os serviços acontecem desde o início do mês na Taquara Branca, no Remanso Campineiro, bem como nos jardins Boa Esperança, Sumarezinho, Adelaide, Campos Verdes.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os serviços são realizados, diariamente, em diferentes regiões da cidade. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado. O descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, degrada o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Espaços públicos recebem serviços de limpeza e zeladoria

Desde o começo da semana, a Prefeitura também realiza limpeza, poda do mato e outros serviços de zeladoria próximo a escolas, em ruas, avenidas, áreas verdes, praças e espaços públicos na Vila São Pedro, Jd. Novo Ângulo, Jd. Sumarezinho, Jd. Santa Clara do Lago e Jd. Nova Europa.

“Além destes locais, estamos priorizando, diariamente, a limpeza das lagoas do Jardim Amanda. O local é a principal área de lazer do bairro e sofre com o descarte irregular de lixo ao redor e no espelho d’água. Continuaremos a ação na região, mas pedimos a colaboração da população para realizar o descarte correto dos materiais, preservando o local”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ruas do Pq. Orestes Ôngaro ganham reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O trabalho de reforço e implantação da sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, beneficia agora o Parque Orestes Ôngaro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço acontece em todas as vias do bairro, onde são repintadas lombadas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas brancas e duplas amarelas, além de faixas zebradas. As equipes da Administração Municipal também realizam a ação, diariamente, em diferentes bairros da cidade.

“Os pedestres também devem colaborar para que a cidade aumente, cada vez mais, a segurança viária. Respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além das leis de trânsito, é responsabilidade de todos. Se cada um fizer sua parte, os índices de acidente sempre cairão. O trabalho de conscientização da Prefeitura junto à população fará um trânsito mais seguro para todos”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Palestra sensibiliza funcionários do Caism para atendimento de pacientes com Câncer

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para sensibilizar as equipes de saúde quanto ao atendimento a pacientes com Câncer, a Prefeitura de Hortolândia promoveu a palestra “Empatia no trabalho em equipe e no acolhimento aos pacientes com câncer”. O evento aconteceu no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (20/10). A palestra encerrou a programação do Outubro Rosa, promovida pelo Administração Municipal. A atividade estava programada para o último dia 14, mas foi cancelada em razão de agenda.

Neste ano, em virtude da pandemia do Coronavírus, o Outubro Rosa teve uma programação menor para evitar aglomeração, com distanciamento, conforme estabelecido pelos protocolos sanitários. As atividades foram restritas a pacientes com atendimento já previamente agendado e funcionários da unidade. O uso de máscara foi obrigatório na palestra.

Destinada somente a funcionários da unidade, a palestra abordou temas como relacionamento em equipe e deu orientações sobre cuidados com pacientes. Também foram realizadas dinâmicas com os funcionários. O objetivo foi sensibilizar os funcionários da unidade sobre a importância de atender com um olhar mais atento e cuidadoso durante o período delicado de tratamento que os pacientes vivenciam. A atividade foi ministrada pela psicóloga da rede municipal de Saúde, Sandra Bulhões.

Além das palestras, durante este mês, o Caism realiza exames de mamografia. Serão atendidas por dia 30 pacientes, já previamente agendadas, sendo 15 durante a manhã e 15 no período da tarde. O agendamento de exame de mamografia é realizado a partir de avaliação das equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares