Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Queimadas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar oferecem risco à saúda da população

Portal Hortolândia

Publicado

em

queimadas

O calor e as altas temperaturas que atingem o Estado de São Paulo, nesta semana, são fatores de alerta para a população, por causa da baixa umidade relativa do ar, trazida pelo tempo seco e pela falta de chuvas na cidade. Em razão disso, a Prefeitura de Hortolândia mantém, até o final desta semana, a “Operação Estiagem”. A ação acontece em parceria com a Defesa Civil do Estado e visa monitorar focos de queimadas, bem como alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados neste período.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é necessária a colaboração da população para não descartar, irregularmente, entulho, recicláveis ou material orgânico em áreas verdes e espaços públicos. Este crime ambiental contribui para o surgimento de focos de queimada.

Segundo a Defesa Civil municipal, o trabalho está em vigor desde o início de maio, início da temporada mais seca do ano. É necessário redobrar os cuidados com a saúde neste período.

Monitoramento contra focos de queimadas continua

O monitoramento dos focos de queimadas acontece em espaços públicos, particulares, áreas verdes e APPs (Áreas de Proteção Permanente). O trabalho de orientação e fiscalização é feito diariamente, inclusive aos finais de semana, por equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mesmo com a pandemia do Coronavírus. O objetivo é evitar este tipo de crime, que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, afetando principalmente o sistema respiratório.

O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Descarte irregular de entulho e resíduos contribui com queimadas

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, caso haja flagrante de descarte irregular de lixo, entulho, restos de construção civil e outros materiais que facilitam o surgimento dos focos de queimadas, o infrator é orientado a recolher o resíduo descartado, além de poder receber multas (veja valores abaixo).

O descarte irregular de entulho e resíduos e a prática de queimadas são crime ambiental e estão sujeitos a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

  • Beba muita água
  • Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação
  • Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.
  • Limpe a casa com pano úmido
  • Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente
  • Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares
  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h
  • Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia
  • Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar
  • Nunca fume em ambientes fechados
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4415 casos confirmados, 4234 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quarta-feira(21) mostra que o município teve 4415 casos confirmados, 4234 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 19 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 261 em isolamento domiciliar.

5133 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Seis bairros de Hortolândia recebem manutenção de redes de esgoto

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia trabalha para que a cidade atinja 100% de coleta de esgoto, com tratamento de resíduos. Atualmente, seis bairros recebem trabalhos de manutenção, desobstrução e adequação da rede, além de fiscalização e orientação para evitar o descarte irregular de resíduos domésticos, por meio de ligações clandestinas. Realizados em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), os serviços acontecem desde o início do mês na Taquara Branca, no Remanso Campineiro, bem como nos jardins Boa Esperança, Sumarezinho, Adelaide, Campos Verdes.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os serviços são realizados, diariamente, em diferentes regiões da cidade. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado. O descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, degrada o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Espaços públicos recebem serviços de limpeza e zeladoria

Desde o começo da semana, a Prefeitura também realiza limpeza, poda do mato e outros serviços de zeladoria próximo a escolas, em ruas, avenidas, áreas verdes, praças e espaços públicos na Vila São Pedro, Jd. Novo Ângulo, Jd. Sumarezinho, Jd. Santa Clara do Lago e Jd. Nova Europa.

“Além destes locais, estamos priorizando, diariamente, a limpeza das lagoas do Jardim Amanda. O local é a principal área de lazer do bairro e sofre com o descarte irregular de lixo ao redor e no espelho d’água. Continuaremos a ação na região, mas pedimos a colaboração da população para realizar o descarte correto dos materiais, preservando o local”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ruas do Pq. Orestes Ôngaro ganham reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O trabalho de reforço e implantação da sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, beneficia agora o Parque Orestes Ôngaro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço acontece em todas as vias do bairro, onde são repintadas lombadas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas brancas e duplas amarelas, além de faixas zebradas. As equipes da Administração Municipal também realizam a ação, diariamente, em diferentes bairros da cidade.

“Os pedestres também devem colaborar para que a cidade aumente, cada vez mais, a segurança viária. Respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além das leis de trânsito, é responsabilidade de todos. Se cada um fizer sua parte, os índices de acidente sempre cairão. O trabalho de conscientização da Prefeitura junto à população fará um trânsito mais seguro para todos”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares