Nossa Cidade

Radares serão instalados até o meio do ano em Hortolândia

Até o meio deste ano serão instalados 20 radares, metade de velocidade e a outra metade de avanço de semáforo, além de duas lombadas eletrônicas. Com a implantação dos equipamentos a Prefeitura decidiu modificar o controle nos pontos críticos e espera reduzir em até 20% o número de acidentes ainda neste ano.

Um estudo inédito aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito; 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia. O perfil das vítimas dos acidentes traz um dado alarmante: 55% das pessoas feridas estiveram envolvidas em acidentes com motos; nos 26 acidentes com vítimas fatais, oito eram motociclistas. Este tipo de acidente normalmente acontece à noite, com envolvimento maior de homens jovens, com idade entre 18 e 24 anos, e 30 e 34 anos, na mesma proporção.

Anuncio


Na opinião dos motoristas, que estão nas avenidas e ruas todos os dias, a instalação de radares ajuda, mas o que diminui os acidentes é a conscientização de cada condutor. “O que provoca acidentes é a imprudência, cada um tem que ter consciência do que está fazendo”, diz Rodrigo Cozer, 35 anos, empresário.

Segundo ele, o trecho das avenidas Olívio Franceschini, av Santana e av da Emancipação precisam ter radares porque os motoristas abusam da velocidade, principalmente, os veículos de passeio. “Os motoristas de caminhão, pelo menos, a maioria, não abusa da velocidade por causa do rastreador”, afirma.

Já para Ricardo Barros dos Santos, 32 anos, os aparelhos deveriam ser melhor posicionados e ao longo das vias ser instalados radares móveis. “Tem motorista que reduz só onde sabe que tem radar, depois afunda o pé no acelerador e segue sem nenhuma prudência”, reclama.

Por Cézar Henrique

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo