Nossa Cidade

Reforma da UBS Jd. Santiago entra na fase final

Acabamento interno e pintura do prédio são os serviços que faltam ser realizados para que a obra de reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santiago seja concluída. As melhorias na unidade de saúde são realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, com objetivo de ampliar a oferta de serviços no local: a partir do próximo ano, a população atendida nesta UBS contará com atendimento em saúde bucal, farmácia e brinquedoteca. Na manhã desta quarta-feira (23/10), o prefeito Angelo Perugini esteve na UBS Santiago, onde acompanhou, com a secretária interina de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, o andamento dos serviços, que ficarão prontos no início de 2020.

A reforma é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Hortolândia e executada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Mesmo durante a execução do serviço, a unidade de saúde funciona normalmente. “Trabalhamos na reforma e melhoria de unidades de saúde, como a do Jd. Amanda e Santa Clara, que já estão prontas, além do Novo Ângulo e do Santiago. Estamos aqui no Jd. Santiago promovendo uma verdadeira transformação. Quero parabenizar os servidores que trabalham aqui, porque não é fácil manter o atendimento à população com respeito e dignidade, enquanto acontece este quebra-quebra para a reforma. Mas estamos fazendo o melhor para que a cidade cresça com planejamento e para que as pessoas tenham saúde e qualidade de vida”, destacou o prefeito, durante a visita.

Anuncio


A unidade de saúde do Jd. Santiago realiza atendimento de moradores dos bairros Jd. Aline, Jd. Conceição, Vila Guedes, além do Jd. Santiago. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a reforma no prédio da UBS tem como objetivo reorganizar o fluxo interno de profissionais e pacientes, readequar ambientes e salas de atendimento, tornando a unidade mais acolhedora. “Esta será a primeira unidade de saúde do município a ter brinquedoteca, um ambiente específico para oferecer conforto às crianças e pais durante as consultas”, destacou Mary.

A oferta de serviço odontológico e farmácia na UBS Jd. Santiago atende a proposta da Secretaria de Saúde em levar ações básicas a todas as unidades de saúde. Hoje, já são 13 farmácias em funcionamento. Com a retirada de medicamentos mais perto de casa, na própria unidade onde realizam acompanhamento médico, os pacientes têm mais facilidade em aderir ao tratamento, com conforto e comodidade.

UBS Novo Ângulo

Outra unidade de saúde que recebe investimentos em reforma é a UBS do Jd. Novo Ângulo. São investidos cerca de R$ 1,740 milhão na obra, por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para troca do telhado e algumas intervenções internas, com objetivo de melhorar o fluxo de pacientes, que terão mais conforto no atendimento prestado. Durante o período de obras, o prédio ficará fechado. O atendimento dos pacientes da área de abrangência acontece em um endereço temporário na avenida Antônio da Costa Santos, nº 170, no Jd. Nova América. Já quem precisar de atendimento com dentista, será atendido na UBS Jd. Rosolen.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo