Nossa Cidade
Reformas em Emeis garantirão mais vagas para próximo ano letivo
As obras de ampliação e reforma de escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino, em Hortolândia, prosseguem com a meta de ampliar a oferta de vagas para crianças de zero a seis anos, no próximo ano letivo. Entre as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) com serviços em andamento está a do Jardim Amanda, conhecida também como Emei Caiquinho.
Nesta unidade de ensino, mais de 60% das obras foram realizadas. O prédio recebe investimentos na recuperação da estrutura, com reforma da cozinha, despensa, refeitório, salas de banho e troca, sanitários, diretoria, sala de professores, almoxarifado, área de circulação e sala de uso cultural. Além disso, as salas de aula do Maternal, Jardim I e II, Mini Grupo e Berçário I e II também passam por ampliação.
A previsão é que a obra seja finalizada neste semestre. Para o próximo ano, mais 100 vagas serão oferecidas na Emei Caiquinho.
Mais investimentos
Além da Emei Caiquinho, outras duas escolas estão em reforma. A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Nova Hortolândia já teve 36% de serviços executados. As obras incluem melhorias na sala de banho e troca, solário e construção de salas de Maternal e Mini Grupo. A reforma teve início em junho e os serviços serão concluídos no próximos meses. Com a ampliação, serão abertas 65 novas vagas para o próximo ano.
No Parque Orestes Ôngaro, a ampliação da Emei teve início em maio, sendo que 24% de etapas foram executadas até o momento. Nesta escola, os ambientes reformados serão a diretoria, coordenação, secretaria, sala de banho do Berçário, sala de professores, área coberta, estacionamento, além da construção de salas de Berçário, possibilitando o atendimento de mais 30 crianças no próximo ano.
Educação é uma das prioridades
A criação de novas vagas na Educação Infantil é uma das prioridades do governo Antonio Meira. A Administração Municipal conseguiu a aprovação para construção de novas unidades. Uma delas, já concluída, é a Emei Jd. Terras de Santo Antonio “Miguel Camillo”, obra entregue em fevereiro, com capacidade para 240 crianças, de zero a seis anos. Outra é a Emei Novo Cambuí, em construção. Esta escola terá capacidade para atender até 150 alunos.
Além disso, a Administração aumenta o número de vagas por meio de obras de ampliação de salas em escolas da rede.

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos.
Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 14 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1113 em isolamento domiciliar.
9020 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.
Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.
“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.
Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC
O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população.
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.
“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.
“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.
No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:
https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611
https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299
https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142
https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290
https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405
https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331
https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.
Confira abaixo os espaços esportivos fechados:
– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)
– Campo do Adelaide
– Campo do Poliesportivo
– Campo do Rosolen
– Campo do Caic (Jd. Amanda)
– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)
– Campo Society do Jd. Adelaide
– Ginásio Poliesportivo Victor Savala
– Academia Municipal “Jaime Pereira”
– Poliesportivo “Nelson Cancian”
– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”
– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”
– Espaço Cantuário
– CIF Santa Clara
– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho”
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região5 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo