Nossa Cidade

Região do Santa Izabel terá mutirão contra Dengue, no sábado (24/08)

Agentes da Prefeitura iram estar neste sábado (24/08), nos bairros Jd. Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Ricardo, Jardim São Benedito e Jardim Santa Izabel receberão a visita de, que realizarão, das 8h às 13h, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Os agentes estarão identificados com o uniforme da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses). A população pode colaborar com a ação autorizando o acesso dos profissionais aos quintais de casa, onde eles vão procurar possíveis criadouros. Durante a visita, não são solicitados dados pessoais ou financeiros dos moradores.

Anuncio


O mutirão de combate à Dengue é uma ação de rotina da Secretaria de Saúde. De segunda a sexta-feira, são realizadas visitas em imóveis de todas as regiões da cidade, ação que colabora para a eliminação dos criadouros e para ampliar a orientação que é dada à população sobre como prevenir a Dengue e outras doenças. Aos sábados, o trabalho de prevenção prossegue, uma vez que a maioria das pessoas estão em casa.

Hortolândia registrou em 2019, 1.179 casos positivos de Dengue, sendo dois óbitos confirmados. Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa.

Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

A Prefeitura também criou, em setembro do ano passado, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito.

Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Entre as dicas da UVZ para evitar criadouros estão: proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de degelo das geladeiras; guardar brinquedos em local coberto; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo