Connect with us

Nossa Cidade

Representante do Banco CAF visita obras do PIC em Hortolândia

Published

on

Nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia recebeu o executivo de setor público da CAF, Diogo Vettori, que veio à cidade conferir de perto o andamento das intervenções realizadas por meio deste contrato. Vettori visitou alguns canteiro de obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

“Com os investimentos da parceria com o Banco CAF, Hortolândia vai retomar o seu desenvolvimento econômico e social. Nossa cidade voltará a andar na velocidade certa, em direção ao crescimento e ampliação da qualidade de vida dos moradores. A expectativa com estas obras é promover o desenvolvimento local, gerar emprego, renda e aumentar a arrecadação municipal, o que permitirá ampliar investimentos em áreas prioritárias como a Saúde e a Educação”, afirma o prefeito.

O contrato da Prefeitura de Hortolândia com o banco internacional CAF completou um ano de vigência, no último mês. Em 2018, a Administração Municipal fez um empréstimo de US$ 42 milhões junto ao banco CAF, equivalente a R$ 160 milhões, montante destinado para mais de 30 intervenções, como obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Estas ações têm como objetivo garantir a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população.

Na quarta-feira (23/10), Vettori conferiu o avanço de quatro obras: duplicação da avenida São Francisco de Assis, que terá melhorias num trecho de cerca de 1,8 metros, desde a avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila Real, até a o Parque do Horto, incluindo a construção de um posto de monitoramento; duplicação e pavimentação da avenida Panaíno, com benfeitorias em 2,267 quilômetros de via, inclusive uma ponte sobre córrego; viário na região do Jd. Santa Fé, que prevê a abertura de novas ruas para ligação desde a rua Bolívia, no Jd. Santa Clara do Lago II, até o Jd. Novo Cambuí, com ponte sobre o Parque Lago da Fé; e a ponte de ligação entre o Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos.

“A intenção é acompanhar a execução do programa da CAF e a qualidade das obras, além de conferir como a Prefeitura está se planejamento para os próximos três anos de contrato, uma vez que há mais obras para serem licitadas”, destacou o representante do banco internacional. “Para este primeiro ano, o andamento dos trabalhos está muito bom. A Prefeitura terá condições de acelerar ainda mais o ritmo das obras em 2020, com novas intervenções incorporadas às que já estão em realização”, completou Vettori.

Reutilização de resíduos de construção nas obras desperta interesse da CAF

Nesta quinta-feira (24/10), o representante do banco CAF visitou a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), localizada no Parque Perón. Vettori se interessou pelo processamento de resíduos de construção das obras realizado no local. A brita de RCC (Reciclado de Construção Civil) é um material proveniente do processamento do concreto e de outros restos de construção, como o próprio asfalto removido durante as intervenções, e que pode substituir o rachão de pedra natural na base do asfalto nas obras. O processamento e a reutilização do entulho, além de diminuir o impacto ambiental reduzindo a necessidade de remoção de pedras naturais em pedreiras, resultam em intervenções com zero resíduo.

“Esta não é uma tecnologia nova. Porém, não temos visto este tipo de experiência na prática. É muito positiva a iniciativa de Hortolândia, agregando valores em termos ambientais para o programa da CAF. Quem sabe, a instituição não replica esta ideia em outros programas do banco. Em termos econômicos, a utilização de RCC é compatível como nossas propostas”, enfatizou Vettori.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Flash Back Solidário realiza a alegria de mais de 100 crianças

Published

on

Mais de 100 crianças, entre 3 e 17 anos, da Associação Beneficente Pedra Viva foram contempladas com brinquedos para alegrar o natal.

A compra dos brinquedos foi possível graças ao 2º Flash Back Solidário do Tenório, que aconteceu no domingo(8), no antigo Adônis – Jardim Rosolem.

Todo o dinheiro do evento foi revertido em brinquedos para as criançadas.

Além dos brinquedos as criançadas puderam ter um dia de gincanas e apresentações artísticas.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prazo para cadastrar biometria em Hortolândia termina na próxima semana

Published

on

O prazo para cadastramento da biometria dos eleitores de Hortolândia termina no dia 19 de dezembro. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado.

Neste sábado(14) e domingo(15) o cartório de Hortolândia realiza plantões para cadastramento das biometrias.

O atendimento acontece na Rua Luiz Camilo de Camargo, 50, no antigo prédio do Banco do Brasil, das 8h às 14h.

Sem o título, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

Continue Reading

Nossa Cidade

3º Natal Sustentável terá música para gostos variados neste final de semana

Published

on

Está a fim de um programa diferente para o final de semana? A dica é conferir as apresentações musicais de artistas da cidade e região no 3º Natal Sustentável. O evento é realizado pela Prefeitura de Hortolândia no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A programação gratuita de shows começa nesta sexta-feira (13/12) e vai até o dia 22/12(veja abaixo programação deste fim de semana). Durante o Natal Sustentável, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.

A abertura da programação nesta sexta-feira será com a Banda Municipal, que completou 25 anos de existência neste ano. O grupo nasceu junto com o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura. Atualmente, a banda tem cerca de 50 integrantes, a maioria moradores da cidade, que se formaram no próprio CEMMH. 

Depois, vem o Quarteto Cultura Instrumental e o cantor Ailton Jr., que farão uma apresentação conjunta. O grupo é formado pelos servidores da Secretaria de CulturaTim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão). O grupo apresenta um repertório com versões instrumentais de músicas de diferentes gêneros como jazz, MPB e blues. Ailton Junior fez parte de uma dupla sertaneja, com a qual começou a se apresentarem barzinhos, em 2010. Após o fim da dupla, o cantor iniciou sua carreira solo. 

No sábado (14/12), o rock toma conta com a banda Revanche Imediata. Formada por Marcio de Freitas (voz e guitarra), Valdir Pega Leve (bateria) e Richard Kuhl (baixo), a banda tocará releituras de clássicos de Raul Seixas e de outros artistas do rock brasileiro. 

A programação do domingo (15/12) será eclética. A primeira atração será o Vibrasax, um dos grupos vinculados ao Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), que é formado por diferentes tipos de saxofone (soprano, alto, tenor e barítono). O rock volta a dar o tom com a banda Heffernan, formada por Lucas (voz e violão), Gabriel (violão e backing vocal), Thalita (baixolão e violão) e Henrique (bateria e cajon), que apresentará composições autorais. A música sertaneja também terá vez com o show da dupla Pedro Paulo & João Pinheiro.

O Natal Sustentável no Parque Irmã Dorothy terá decoração natalina feita com materiais reaproveitados, com destaque para “A Árvore de Natal Reciclável”, e espaços temáticos como o vilarejo com a “A Casa de Papai Noel”, instalado na Casa de Bambus, que terá o espaço “Leitura de Noel” e a “Fábrica de Brinquedos”, a “Casa de Barro Sustentável”, a “Ponte Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais. O evento terá ainda praça de alimentação.

Confira abaixo a programação de atrações musicais deste final de semana do 3º Natal Sustentável:

13/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Ailton Jr. e Quarteto Cultura Instrumental

 

14/12 (sábado):

20h – Banda Revanche Imediata

 

15/12 (domingo):

19h30 – Vibrasax

20h20 – Banda Heffernan

21h15 – Pedro Paulo &João Pinheiro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Reading