Nossa Cidade

Representantes de Hortolândia vão participar de conferência que promove a igualdade racial no Estado

Delegados foram eleitos durante evento regional realizado neste sábado (03/08), em Campinas

III Conferência de igualdade racial

Anuncio


Uma comitiva de Hortolândia, com cerca de 50 integrantes, participou, neste sábado (03/08), da 3ª Conapir (Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial), realizada na Estação Cultura, em Campinas. O evento reuniu mais de 400 pessoas de 22 municípios, representantes de vários segmentos da sociedade, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura vizinha. O objetivo foi discutir propostas e metas da Política de Promoção da Igualdade Racial para os próximos anos na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

No início de julho deste ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, realizou a etapa municipal da conferência. Na ocasião, cerca de 180 pessoas se reuniram para debater sobre a constituição e implementação do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e meios para pôr em prática as diretrizes discutidas nas edições anteriores do evento, realizadas em 2006 e 2009.

Durante a conferência regional, que é etapa preparatória para as conferências estadual e nacional, foram indicados os 59 delegados (45 da sociedade civil e 14 do poder público) que representarão os 83 municípios da região administrativa de Campinas na Conferência Estadual, marcada para os dias 23, 24 e 25 de agosto, na capital paulista. O evento teve como tema de referência “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo”. Os participantes discutiram em tono de eixos temáticos nas áreas de educação, saúde, segurança e justiça, terra e moradia, trabalho, comunicação, comunidade de terreiros, Sinapir e participação em espaços de decisão.

Foram eleitos por Hortolândia oito delegados: Rosali Nazarete Madalena e Aldacir Fonseca (pelo poder público), Eunice de Souza (a Mãe Dango), Antônio Barbosa Fontes Neto, Ana Simeão, Euclides Rodrigues Ferreira de Moura, Marcelo de Rezende Bento e Jackeline Menegon (pela sociedade civil).

“Do ponto de vista político, foi bastante produtiva a conferência”, afirma Aldacir Fonseca, servidor da Secretaria de Chefia de Gabinete. “Participei do grupo de trabalho sobre Terra e Moradia, como facilitador. Os debates foram muito bons. Discutimos questões como o subsídio para o ‘Minha Casa, Minha Vida’ rural, o tamanho das casas do programa com relação ao número de moradores, o microcrédito para o acesso à terra e construção da casa na área rural”, acrescenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo