Nossa Cidade

Resultado da mamografia deve ser retirado no CESM

Equipes da unidade móvel e da Secretaria de Saúde da Prefeitura alertam população sobre mudança no local de retirada de exames e laudos

Mulheres de Hortolândia, que já fizeram mamografia na unidade móvel instalada na Praça São Francisco de Assis, na Vila real, em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, precisam ficar atentas a uma mudança divulgada, nesta quarta-feira (15/02), pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Exames e laudos deverão ser retirados pela paciente no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) “Maria José Santos Ferreira”, localizada na rua Caminho da Servidão, 255, na região do Jardim Green Park Residence. A data de retirada será informada pela equipe da carreta, logo após a realização do exame.

Anuncio


O serviço móvel, que começou a atender na manhã desta terça-feira (14/02), é fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, por meio do programa Mulheres de Peito. Para realizar na carreta o exame que previne contra o câncer de mama, todas as mulheres, com mais de 35 anos, precisam fazer agendamento prévio em unidades de saúde da rede municipal. A Secretaria de Saúde alerta que não é possível fazer agendamento na unidade móvel.

Até agora mais de 800 exames já foram agendados. Quem não agendou a mamografia gratuita, ainda pode fazer isto. Basta procurar a unidade municipal de saúde mais próxima. Poderão solicitar a mamografia mulheres a partir dos 35 anos, moradoras da cidade.

A carreta atenderá até18 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames durante a semana e 20 aos sábados. A expectativa é beneficiar, neste período, cerca de 1.300 mulheres.

O que é mamografia

A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo