Connect with us

Nossa Cidade

Revista da Prefeitura promove o Aleitamento Materno em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Publicação será lançada no dia 01/08, durante abertura de evento que marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno

aleitamento materno

Como fazer para ter bastante leite? Será que existe leite fraco?Quando dar o peito e por quanto tempo? Quando a mãe engravida novamente, pode continuar a amamentar? Existe alimento que interfere na amamentação? Posso comer de tudo? Em que idade a criança deve parar de mamar? Para responder a estas e outras dúvidas, tão comuns na gestação e no pós-parto, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, elaborou uma revista sobre o tema, a fim de promover, apoiar e proteger o aleitamento materno no município.

A publicação, de 16 páginas, com tiragem inicial de 3mil exemplares, será lançada no dia primeiro de agosto, durante o evento de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em Hortolândia. A programação, que inclui duas palestras e debate, tem início às 13h, no auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), localizado na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Hortolândia.

Com o título “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”, o mesmo que serve de slogan ao evento, a revista será entregue, na primeira semana de agosto, às gestantes que fazem pré-natal nas unidades de saúde do município e puérperas (mães no pós-parto, até 45 dias) que deram à luz no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas.

“Por entender a importância do ato de amamentar e seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, oferece a vocês, pais, esta revista que tem como objetivo incentivar ações que promovam o aleitamento materno”, diz o texto de apresentação da revista. “Foi este mesmo objetivo que incentivou a criação do Comitê em nossa cidade, fazendo com que nossas ações possam contribuir com as políticas públicas que assegurem que a saúde infantil esteja protegida pela amamentação. Essa revista foi elaborada para fornecer a vocês informações importantes sobre o ato de amamentar, esclarecendo suas dúvidas mais comuns e dando dicas para que a amamentação seja mais fácil e prazerosa, vivendo essa experiência única com mais segurança e tranquilidade!”, acrescenta a publicação.

De acordo com Ana Cecília Dias Aragão, consultora internacional em amamentação e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Hortolândia, o objetivo é orientar as mulheres para que tenham menos dificuldades na hora de amamentar. “Diferente de outros mamíferos, no ser humano, o reflexo de amamentar é inato, mas o ato não, tanto para o bebê quanto para a mãe. É aprendido culturalmente”, explica. “Às vezes, falta suporte adequado para que este ato seja aprendido. Há elementos em torno que podem facilitar ou dificultar, como aspectos emocionais, físicos (privação de sono e recuperação pós-parto, por exemplo), família, equipe médica, dentre outros”, explica a especialista.

Ana Cecília diz que é preciso desmistificar aspectos culturais em torno da amamentação. A revista, com informações dispostas na forma de pergunta e resposta, surge como material de referência para ser consultado por mães e responsáveis, sempre que necessário.

Inscrições estão abertas

O público-alvo da Semana, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, são profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas e terapeutas ocupacionais, bem como da educação, como professores, diretores, vice-diretores e coordenadores do ensino infantil e fundamental. O evento é uma iniciativa do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e tem o apoio do programa Viva Mais e Melhor, que busca promover, junto à população, hábitos saudáveis, que levem à saúde e a uma melhor qualidade de vida.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados em participar devem enviar email com nome, profissão, local de trabalho e telefone para [email protected] As vagas são limitadas.

No primeiro dia (01/08), às 14 h, a palestra sobre “Aleitamento Materno, Desenvolvimento e Creches Amigas da Amamentação”, será com o pediatra Marcus Renato de Carvalho, professor de Puericultura e Pediatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Consultor Internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant) e Wellstart International, na Califórnia, Estados Unidos.

Às15h20, a pediatra e homeopata Mari Elísia de Andrade, consultora internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC e Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru, fala sobre “Composição do Leite Materno e suas Vantagens”.

Confira a programação de abertura:

O que é? Semana Mundial do Aleitamento Materno
Quando? 01/08/2013
Local: auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, Parque Hortolândia.

13 h – Distribuição de materiais
13h30 – Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno
14 h – Palestra: Aleitamento Materno, Desenvolvimento e
Creches Amigas da Amamentação – Dr. Marcus Renato de
Carvalho – Pediatra, Professor de Puericultura e Pediatria da
UFRJ, Consultor Internacional em Aleitamento Materno pelo
IBCLC e Wellstart International, CA, EUA

15h – Intervalo

15h20 – Palestra: Composição do Leite Materno e suas
Vantagens – Dra. Mari Elísia de Andrade – Médica Pediatra e
Homeopata, Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC e Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.
16h20 – Debate
16h45 – Sorteio de brindes

17h – Encerramento com Apresentação Musical

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros

Nossa Cidade

Mostra Na Lona apresenta três peças que estimulam o público a refletir sobre temas da atualidade

Prefeitura

Publicado

em

A arte estimula o público a fazer reflexões críticas sobre temas e questões atuais da sociedade. Esta é a característica que marca os três espetáculos que serão apresentados na 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona, nesta quinta-feira (15/04).

A programação começa às 14h com a oficina  “Produção audiovisual de baixo orçamento”. Os participantes aprenderão a produzir o roteiro de uma produção audiovisual, como fazer a captação de imagem em equipamentos alternativos, edição em programas de computador (softwares) livres, dentre outros tópicos. Quem quiser participar e receber o certificado, deve fazer inscrição por meio deste LINK. A oficina será em duas partes. A primeira acontece nesta quinta-feira. A parte 2 será nesta sexta-feira (13/04), também às 14h.

A preservação da água é o tema da peça infantil “Um Golinho Só” (foto), da Cia. Cornucópia de Teatro, às 16h. A história é ambientada num lugar chamado Vila da Pedra Quebrada, onde havia um riacho com água abundante e cristalina. Mas a situação piorou com a chegada de gigantes gananciosos, que movidos pela cobiça, poluíram o riacho. Por este motivo, a pacata Vila da Pedra Quebrada passou a sofrer com a escassez de água e a vida se tornou seca e triste. O espetáculo resgata “causos” e lendas relacionadas à água por meio dos personagens, que são uma mulher sábia, dois pescadores e uma serpente mítica. A partir da história, a peça busca conscientizar o público sobre a responsabilidade de cada pessoa na questão da preservação dos recursos naturais, em especial a água. 

A condição feminina numa sociedade machista e conservadora é o mote do espetáculo “As Bondosas”, da Cia. SOS de Teatro Investigativo, que será apresentado às 20h. A peça é protagonizada por três carpideiras, Prudência, Angústia e Astúcia, que são encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática. Ao longo do velório, as carpideiras ficam perplexas ao se depararem com situações estranhas e com o  comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, que morreu em circunstâncias incomuns. O espetáculo também faz uma crítica à hipocrisia humana e ao hábito das pessoas de vigiarem a vida alheia e de falarem mal dos outros. A programação desta quinta-feira terá mais uma exibição da peça “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.

As oficinas, workshops e espetáculos são exibidos nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até o dia 24 deste mês.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para a participação do público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos contarão ainda com um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultada no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Nossa Cidade

Trabalho de desassoreamento prossegue na lagoa do Parque Remanso das Águas

Prefeitura

Publicado

em

Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia realiza o desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina. Máquinas realizam a retirada da areia e de outros resíduos acumulados no fundo da lagoa para aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório de água. No período chuvoso deste ano, vale ressaltar, a região central da cidade não sofreu com enchentes e alagamentos graças à ação dos reservatórios existentes na cidade. O desassoreamento também tem o objetivo de melhorar a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.

Para iniciar o desassoreamento, a Prefeitura realiza diversas ações ao redor da lagoa, desde o ano passado, como a limpeza das margens e a remoção da camada vegetal das laterais. O trabalho de limpeza das margens foi feito para preparar o espaço, que passa, agora, por desassoreamento. De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, como areia.

O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na região central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Nossa Cidade

Aprendizes de cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego em Hortolândia participam de aula inaugural

Prefeitura

Publicado

em

Aprendizes do programa Via Rápida, promovido pelo Governo do Estado, participaram, nesta quarta-feira (14/04), da aula inaugural de seis cursos recém-abertos, em Hortolândia. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também acompanhou o evento, realizado de maneira remota, em razão da pandemia do Coronavírus.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Em março deste ano, o programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, que já havia disponibilizado duas formações, abriu vagas para mais seis cursos de qualificação profissional no município: “Porteiro e Controlador de Acesso”, “Recepção e Atendimento”, “Assistente Administrativo”, “Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança”, “Assistente de Recursos Humanos” e “Informática Básica”. As turmas de “Ajudante de cozinha” e “Almoxarife e estoquista” foram as primeiras anunciadas. Exceto o curso de “Ajudante de cozinha”, de natureza presencial, todos os demais oferecem aulas remotas, a fim de contribuir para o combate à COVID-19 no Estado, preservando o isolamento social.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, para cada formação, foram disponibilizadas 40 vagas, 20 para o período da manhã e 20 para o da noite. De acordo com o site do programa Via Rápida, a novidade é que, agora, os cursos contam com uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, disponibilizada pelo Governo de São Paulo (veja abaixo). Inscritos que necessitarem de confirmação de matrícula e informações similares podem consultar suas dúvidas junto ao Via Rápida Emprego.

“O apoio dado pela Prefeitura aos cursos do Via Rápida, especialmente estes realizados de modo online, são uma maneira de capacitar a população, mesmo nesta época de pandemia, em que o isolamento social é importante. As ferramentas virtuais de aprendizado ajudam, inclusive, a preparar as pessoas para uma nova realidade no mercado de trabalho”, destacou o prefeito.

De acordo com secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, “as pandemias sempre deixaram marcas profundas na humanidade. É nos momentos de dificuldades que encontramos as melhores oportunidades para o nosso crescimento, por isso, trabalhamos nesta perspectiva de abrir novos caminhos, ampliando as oportunidades para o nosso povo”.

Sobre o benefício de bolsa-auxílio

De acordo com informações publicadas no site do programa, para ter direito ao bolsa-auxílio, o candidato precisa estar matriculado em cursos do Via Rápida, ser alfabetizado e domiciliado no Estado de São Paulo e ter 16 anos ou mais, estar desempregado e atender aos critérios do curso em que está matriculado. Neste caso específico, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, é preciso ser morador de Hortolândia.

O candidato selecionado recebe no e-mail convocação para o início do curso. Iniciado a formação, após 10 dias de aulas, cumpridos todos os requisitos da turma em que está inscrito, o aluno está apto a receber o auxílio, segundo informações disponíveis no site do programa. Outras informações sobre o benefício podem ser obtidas no link: http://www.viarapida.sp.gov.br/bolsa-auxilio.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Populares