Connect with us

Nossa Cidade

Revista da Prefeitura promove o Aleitamento Materno em Hortolândia

Publicação será lançada no dia 01/08, durante abertura de evento que marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno

aleitamento materno

Anuncio

Como fazer para ter bastante leite? Será que existe leite fraco?Quando dar o peito e por quanto tempo? Quando a mãe engravida novamente, pode continuar a amamentar? Existe alimento que interfere na amamentação? Posso comer de tudo? Em que idade a criança deve parar de mamar? Para responder a estas e outras dúvidas, tão comuns na gestação e no pós-parto, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, elaborou uma revista sobre o tema, a fim de promover, apoiar e proteger o aleitamento materno no município.

A publicação, de 16 páginas, com tiragem inicial de 3mil exemplares, será lançada no dia primeiro de agosto, durante o evento de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em Hortolândia. A programação, que inclui duas palestras e debate, tem início às 13h, no auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), localizado na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Hortolândia.

Com o título “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”, o mesmo que serve de slogan ao evento, a revista será entregue, na primeira semana de agosto, às gestantes que fazem pré-natal nas unidades de saúde do município e puérperas (mães no pós-parto, até 45 dias) que deram à luz no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas.

Advertisement

“Por entender a importância do ato de amamentar e seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, oferece a vocês, pais, esta revista que tem como objetivo incentivar ações que promovam o aleitamento materno”, diz o texto de apresentação da revista. “Foi este mesmo objetivo que incentivou a criação do Comitê em nossa cidade, fazendo com que nossas ações possam contribuir com as políticas públicas que assegurem que a saúde infantil esteja protegida pela amamentação. Essa revista foi elaborada para fornecer a vocês informações importantes sobre o ato de amamentar, esclarecendo suas dúvidas mais comuns e dando dicas para que a amamentação seja mais fácil e prazerosa, vivendo essa experiência única com mais segurança e tranquilidade!”, acrescenta a publicação.

De acordo com Ana Cecília Dias Aragão, consultora internacional em amamentação e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Hortolândia, o objetivo é orientar as mulheres para que tenham menos dificuldades na hora de amamentar. “Diferente de outros mamíferos, no ser humano, o reflexo de amamentar é inato, mas o ato não, tanto para o bebê quanto para a mãe. É aprendido culturalmente”, explica. “Às vezes, falta suporte adequado para que este ato seja aprendido. Há elementos em torno que podem facilitar ou dificultar, como aspectos emocionais, físicos (privação de sono e recuperação pós-parto, por exemplo), família, equipe médica, dentre outros”, explica a especialista.

Ana Cecília diz que é preciso desmistificar aspectos culturais em torno da amamentação. A revista, com informações dispostas na forma de pergunta e resposta, surge como material de referência para ser consultado por mães e responsáveis, sempre que necessário.

Inscrições estão abertas

Advertisement

O público-alvo da Semana, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, são profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas e terapeutas ocupacionais, bem como da educação, como professores, diretores, vice-diretores e coordenadores do ensino infantil e fundamental. O evento é uma iniciativa do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e tem o apoio do programa Viva Mais e Melhor, que busca promover, junto à população, hábitos saudáveis, que levem à saúde e a uma melhor qualidade de vida.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados em participar devem enviar email com nome, profissão, local de trabalho e telefone para [email protected]. As vagas são limitadas.

No primeiro dia (01/08), às 14 h, a palestra sobre “Aleitamento Materno, Desenvolvimento e Creches Amigas da Amamentação”, será com o pediatra Marcus Renato de Carvalho, professor de Puericultura e Pediatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Consultor Internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant) e Wellstart International, na Califórnia, Estados Unidos.

Às15h20, a pediatra e homeopata Mari Elísia de Andrade, consultora internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC e Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru, fala sobre “Composição do Leite Materno e suas Vantagens”.

Advertisement

Confira a programação de abertura:

O que é? Semana Mundial do Aleitamento Materno
Quando? 01/08/2013
Local: auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, Parque Hortolândia.

13 h – Distribuição de materiais
13h30 – Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno
14 h – Palestra: Aleitamento Materno, Desenvolvimento e
Creches Amigas da Amamentação – Dr. Marcus Renato de
Carvalho – Pediatra, Professor de Puericultura e Pediatria da
UFRJ, Consultor Internacional em Aleitamento Materno pelo
IBCLC e Wellstart International, CA, EUA

15h – Intervalo

Advertisement

15h20 – Palestra: Composição do Leite Materno e suas
Vantagens – Dra. Mari Elísia de Andrade – Médica Pediatra e
Homeopata, Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC e Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.
16h20 – Debate
16h45 – Sorteio de brindes

17h – Encerramento com Apresentação Musical

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade6 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região9 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares