Nossa Cidade

Roda de samba e baile de rua agitam Grito Cultural, domingo (24/06)

Evento tem apoio da Prefeitura e será, a partir das 14h, na rua João Alves, 228, Jardim Adelaide

A roda de samba com o projeto “Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha” e o “Baile de rua – Dj Bira Convida” e  Dj Tremendão estão entre as atrações do Grito Cultural, evento que será realizado neste domingo (24/06), a partir das 14h, na rua João Alves, 228, Jardim Adelaide, com apoio da Prefeitura de Hortolândia. Com 13 anos de tradição, o Grito Cultural busca valorizar e reconhecer a cultura afro-brasileira. A entrada é gratuita.

Anuncio


De acordo com os organizadores, o projeto “Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha” é composto por diversos cantores locais responsáveis por manter vivo o samba e o pagode no cotidiano das pessoas. As apresentações acontecem, todas as segundas-feiras, na sede do Ponto de Cultura Caminhos. A black music também estará em evidência no Grito Cultural, com a apresentação do Dj Bira e o Dj Tremendão, para embalar os admiradores do estilo musical, em um grande baile de rua. 

A abertura do Grito Cultural ficará por conta do Cortejo Cultural. Serão montadas duas tendas no local, onde diversas atividades serão realizadas ao longo do dia. O público poderá degustar comidas e petiscos de boteco afro, comercializados pela ONG. As pessoas que forem com a ideia de consumir produtos de artesanato, moda, cosméticos e culinária afro, poderão adquirir as mercadorias nas barraquinhas do evento. Artistas e fazedores de cultura se apresentarão no palco do Grito Cultural. As roupas e penteados que são tendência no mercado da moda afro serão apresentados durante o desfile. 

O Concurso de Beleza Negra escolherá a mulher mais bonita e com melhor desenvoltura nas passarelas. O grupo Oju Oba abrirá o desfile com uma apresentação de dança. A mulher da raça negra mais bonita de Hortolândia será coroada no final do evento. O evento reservará um espaço para homenagear personalidades negras de destaque no município no ano de 2017. O cantor  Thaíde cantará músicas do mundo do black music e rap. 

Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, o tema “Territorialidade e Resistência” visa mostrar sobre o território como um legado de preservação cultural e uma história de luta e resistência.

O Grito Cultural foi criado com o objetivo de apresentar diversas manifestações da cultura afro-brasileira, por meio de ritmos e dança, cultura de tradição, moda e beleza étnica, culinária, literatura, cultura de rua, hip-hop, artistas independentes, entre outros movimentos voltados a cultura afro. O evento também tem a proposta de fortalecer o Setor de Igualdade Racial, além de valorizar e reconhecer a cultura afro-brasileira.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo