Nossa Cidade

Roteiro gastronômico aumenta clientela de estabelecimentos

 

A primeira edição do guia “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura, continua a repercutir no setor gastronômico da cidade. Alguns dos estabelecimentos inscritos registram aumento de consumidores, após mudanças realizadas no atendimento e no cardápio, e da visibilidade pela participação no roteiro “Sabores de Hortolândia”. 

Anuncio


Este é o caso do restaurante Saizen Sushi que, por meio do voto dos consumidores da cidade, foi o vencedor do Prêmio Excelência Melhor Atendimento, no mês passado, promovido pela Prefeitura. Desde o início do ano, o restaurante passou a abrir aos sábados, durante o período de almoço. “Houve aumento de clientes, a maioria é de pessoas que ainda não conheciam o restaurante”, salienta uma das propretárias, Beatriz Giorgi, que comanda o estabelecimento junto com a sócia Simone Camargo.

Beatriz ressalta que outro fator importante que contribuiu para o aumento foi o próprio prêmio. “A premiação deu maior visibilidade para nosso estabelecimento”, destaca. 

Para o proprietário da Big Jow Hamburgueria, Josué da Silva, participar do roteiro causou uma mudança radical na maneira de gerenciar o estabelecimento. Ele conta que, no dia seguinte à premiação, fez uma reunião com os funcionários. “Decidimos adotar uma mudança de atitude. Implementei novas medidas, como, por exemplo, fazer uniformes para os funcionários”, revela.

O proprietário também realizou mudanças no cardápio. “Voltamos a trabalhar com picanha, que servíamos há alguns anos atrás. Muitos clientes nos agradeceram por causa disso. Também passamos a servir porções, como as de tilápia, entre outras”, destaca. Silva afirma que, graças às mudanças implementadas, o movimento na casa aumentou.

Para Silva, a primeira edição do roteiro ajudou a valorizar o setor gastronômico do município. “A premiação me fez sentir importante na cidade. Por meio do evento, percebi que não estamos sozinhos, que tem gente que se importa com o nosso trabalho”, salienta.     

INTERNET 

A participação no roteiro também contribuiu para os estabelecimentos inscritos adotarem outras modalidades de atendimento. Este é o caso do restaurante Santo Antonio. A gerente do estabelecimento, Carla Ferrari, explica que o restaurante começou a fazer entrega de pedidos de comida (delivery), feitos via internet, por meio de um site conhecido. “Isso nos mostrou que boa parte dos moradores da cidade ainda não conhecia o restaurante, e por isso não o frequentam por estar distante de suas casas”, destaca.

A gerente ressalta que o roteiro é importante para mostrar o setor gastronômico para os moradores da cidade. “Percebemos que as pessoas não tinham noção da quantidade e da variedade de opções gastronômicas que a cidade tem. Além disso, o roteiro serviu para fazer com que o morador consuma na própria cidade”, destaca Carla.

Quem também tem registrado aumento na frequência de consumidores é o proprietário da Bella Romana Pizzaria, Paulo Carvalho. Em função da participação no roteiro, o proprietário reinaugurou o estabelecimento, o que incluiu ampliação da estrutura física. “Abrimos a parte da frente para atender mais consumidores e, com isso, oferecer a eles mais conforto”, explica. 

Já no cardápio, o proprietário dobrou a quantidade de sabores de pizza, e passou a trabalhar com mais de 30 tipos de porções e diferentes tipos de caldo. Carvalho ressalta que a importância do roteiro é a de mostrar o setor gastronômico para os moradores do município. “Com isso, as pessoas não precisam sair daqui. Elas passam a usufruir e a consumir na própria cidade”, salienta.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet, a repercussão positiva da primeira edição do roteiro se deve em grande parte à adesão dos estabelecimentos inscritos do setor gastrônomico da cidade. “A ação deu certo porque os estabelecimentos entenderam, gostaram e compraram a ideia do roteiro. Com isso, a Prefeitura contribuiu para a evolução dos negócios deles”, salienta.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo