Nossa Cidade

Ruas 1, 2 e 6 recebem guias especiais no Parque Peron

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com as obras de melhoria viária em três ruas do Parque Peron: Ruas 1, 2 e 6. Nestes locais, os serviços contemplam desde a concretagem de calçadas, a implantação de guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e a pavimentação, além da ligação de esgoto domiciliar à rede coletora em alguns imóveis. Nos pontos onde a rua é estreita, um modelo especial de guia foi colocado, permitindo a delimitação adequada da via.

De acordo com a Secretaria de Obras, o modelo de guia é conhecido como “guia americana”. Por ser mais arrendondada do que a convencional, ela ocupa menos espaço na via, sendo adequada para espaços pequenos. Com a execução desta etapa de obra, a Prefeitura inicia a concretagem das calçadas. Logo em seguida, será colocado o asfalto nas ruas. 

Anuncio


Um diferencial desta obra é que no trecho de esquina entre a Rua 1 e a Rua 6, o pavimento será de piso de concreto intertravado. Isso porque, naquela região, existe uma nascente do Ribeirão Jacuba. “Precisamos garantir o pavimento permeável, para que a água tenha por onde ser escoada até a nascente sem empoçar ou comprometer o asfalto”, explicou o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas. A aplicação de asfalto nas ruas proporcionará um sistema viário mais eficiente para o bairro e mais qualidade de vida à população. 

A continuidade das obras de asfalto no Parque Peron é uma reivindicação antiga da comunidade local e um compromisso assumido pelo prefeito Angelo Perugini. Parte das ruas foram asfaltadas num contrato anterior, que foi rompido por descumprimento contratual por parte da empreiteira responsável. Com isso, a Prefeitura precisou contratar uma nova empresa para finalizar as obras, retomadas em março deste ano. No Parque Peron moram aproximadamente 300 famílias.

As obras de melhorias urbanas em realização no Parque Peron fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Peron recebe obras do Corredor Metropolitano

Além das obras da Prefeitura no Parque Peron, o bairro recebe a obra de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste, ação de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Quando estas obras estiverem prontas, os motoristas que trafegam pela Rodovia SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença) vão entrar em Hortolândia pela alça de acesso que está em construção no km-5 da rodovia e seguir pelos bairros da região do Parque Peron sentido Ponte da Esperança (Estaiada).

Com o avanço das obras, as ruas de terra do Parque Peron ganham sistema de drenagem reforçado para captar a água e escoar a chuva por dutos subterrâneos, sem afetar o tráfego de veículos que, em breve, passará pelo bairro. Logo, será asfaltado o novo sistema viário que segue em construção, um prolongamento da avenida Antônio da Costa Santos (Jd. Nova América), sentido SP-101, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores do Parque Peron e, também, do bairro Chácaras Nova Boa Vista.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo