Nossa Cidade

Sábado (18/10) é o Dia Rosa, com mutirão de mamografias

Mulheres com mais de 50 anos poderão fazer exame gratuitamente, sem encaminhamento médico

mamografia-cancer-mama-outubro-rosa

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (18/10), o Dia Rosa com mutirão de mamografia. Esta é a principal data da programação do outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Mulheres com mais de 50 anos poderão fazer o exame no Cesm (Centro de Especialidades em Saúde da Mulher), sem encaminhamento médico e gratuitamente.

Durante o mutirão, o Cesm funcionará das 8h às 12h, para atender uma demanda de até 100 mulheres, por ordem de chegada. Cada mamografia é realizada, em média, em cinco minutos. Para ter direito ao atendimento sem encaminhamento médico, a mulher deve ter mais de 50 anos, apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e Cartão Cidadão. No dia do exame, a recomendação é que a paciente não use nenhum tipo de creme na mama; desodorante pode ser usado normalmente.

Um médico especialista também estará de plantão durante o mutirão para emitir os laudos dos exames. Assim, além de realizar a mamografia sem agendamento, a mulher já terá, na mesma data, seu relatório com o resultado da análise. Caso algum exame dê alterado, a paciente será encaminhada para consulta com especialista na Unicamp.

Se o número de mulheres aptas para o exame neste dia for superior a 100 pessoas, os profissionais do Cesm agendarão uma nova data para a realização da mamografia, ainda sem a necessidade de encaminhamento. Caso alguma mulher com idade inferior a 50 anos procure pelo serviço no Dia Rosa, os profissionais darão orientações de como ela pode agendar o exame na rede básica de saúde.

A Prefeitura realiza, por mês, cerca de 500 mamografias. Não há fila de espera para o exame. “A oferta de mamografias sem fila de espera é um avanço em política de saúde para mulheres em Hortolândia. Otimizamos nosso atendimento e garantimos, por meio de um equipamento digital, um exame mais rápido e confortável para nossas munícipes”, destacou a secretária de Saúde, Paula Nista.

Mamografias agendadas

A oferta do exame sem encaminhamento e agendamento acontece com exclusividade no Dia Rosa, como forma de incentivo às mulheres que ainda não fizeram o exame. Como rotina, o exame é realizado pelo Cesm, responsável por acolher todas as mulheres com encaminhamento médico para mamografia.

Quem já completou 50 anos deve fazer o exame a cada dois anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Já as pacientes com menos de 50 anos, podem fazer a mamografia por orientação médica em casos que o profissional julgue necessário.

Para isso, a mulher deve realizar acompanhamento anual com ginecologista, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família). O profissional dará o encaminhamento no período certo para o exame. O pedido deve ser apresentado na Central de Agendamentos de Exames de Ultrassom e Mamografia, localizada na avenida São Francisco de Assis, s/n, na Vila Real (prédio onde funcionava o Centro de Saúde da Vila Real). Em uma semana, no máximo, a paciente é atendida no Cesm, onde realiza a mamografia.

A imagem diagnóstica é analisada por um especialista e o laudo é emitido em até 10 dias. Casos suspeitos de câncer de mama são imediatamente encaminhados para atendimento na Unicamp.

Outubro Rosa

Além do mutirão de mamografia a Prefeitura de Hortolândia realiza uma série de ações pela campanha Outubro Rosa. Na próxima semana, unidades de saúde recebem palestras com o tema “13 dúvidas sobre o câncer de mama”. No dia 1 de novembro, um sábado, a programação se encerra com uma caminhada. O ponto de partida será no Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, no Jardim Santa Amélia, onde as pessoas, vestidas com as cores rosa e branco, seguem em direção ao Parque Chico Mendes, na Região Central. No local de chegada, haverá uma aula de lian gong.

Durante o período da campanha Outubro Rosa, a população também poderá conferir a decoração especial do Palácio Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro; do Setor de Eventos A Poderosa, no Jardim Rosolen; e do Hospital Municipal e Maternidade, no Jardim Mirante. Os prédio receberam iluminação rosa, tornando os locais ponto de parada para fotos, que têm sido compartilhadas nas redes sociais.

SERVIÇO:

Mutirão de Mamografia

Dia 18/10, sábado

Das 8h às 12h

Local: Cesm (Centro Especializado da Saúde da Mulher)

Rua Caminho da Servidão, 255 – Jd. Green Park Residence

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo