Nossa Cidade

Sábado é dia de teatro e oficinas de confecção de brinquedos no Creape

Hortolândia recebe, neste sábado (3/10), o Projeto Cidadania em Cena. O evento, realizado pela Direção Cultura e o grupo No Mundo da Lua, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. As atividades acontecem, a partir das 14h, no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. O projeto faz parte da programação especial dedicada aos mês das crianças.

No evento, o público pode conferir apresentação de espetáculos teatrais e, também, participar de oficinas de jogos, montagem artesanal de brinquedos e instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis, as Ecobrinquedotecas. A iniciativa estimula a brincadeira e a aproximação familiar. Também incentiva a criatividade, a economia solidária e a preservação do meio ambiente.

Anuncio


As oficinas ensinam, dentre outras coisas, como fazer um pilão de jornal, bolinha de sabão com garrafa pet e dobraduras. “Nós estamos muito focados em passar para as crianças a ideia de que para brincar não é preciso comprar nada. A brincadeira existe sem brinquedos ou então ela pode acontecer a partir de algo que a criança mesmo fez”, observa a coordenadora das oficinas, Zamira Nunes.

“A proposta é despertar o olhar criativo das crianças para todo e qualquer objeto. A expectativa é de que as pessoas se apoderem das ideias que serão levadas e as utilizem depois”, conta Zamira. Jogos como cabo de guerra, jogo da velha, dominó, jogo da memória e liga pontos são algumas das brincadeiras preparadas para o evento como forma de valorizar as diferentes maneiras de brincar.

No dia, o público poderá conferir também duas peças teatrais, ambas da companhia No Mundoda Lua. “Desconcerto – Aplausos, O Sonho do Clown” e “Cada Um é Um” são espetáculos que recriam os clássicos números da clowneria do circo-teatro, e interagem com a plateia em um divertido jogo de cumplicidade e delicadeza, por meio do lúdico e da cultura popular.

Para o diretor da companhia de teatro No Mundo da Lua, Valdo Matos, “o projeto busca envolver a arte e o entretenimento, estimulando a ocupação e a convivência em espaços públicos. A ideia é ir até esses lugares, chamar a população, e usar esses espaços durante um período”.

O Cidadania em Cena é realizado por meio da Lei de Incentivo ProAC/ICMS (Programa de Ação Cultural), do governo estadual, com patrocínio da Villares Metals.

SERVIÇO

O quê: Projeto Cidadania em Cena
Onde: CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), na Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II
Quando: sábado (03/10), a partir das 14h
Entrada Gratuita

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo