Nossa Cidade

Sabesp realiza desvio em adutoras na região central

Ação permitirá continuidade das obras de microdrenagem no Remanso Campineiro

macrodrenagem região central

Anuncio


Desde esta segunda-feira (30/09), a Sabesp (Companhia de Abastecimento de Água do Estado de São Paulo) trabalha no canteiro de obras de microdrenagem, na região central da cidade. A Prefeitura de Hortolândia precisou suspender o trabalho de implantação de aduelas para captação da água da chuva no trecho em frente ao Shopping Hortolândia, uma vez que houve um conflito entre a nova tubulação e as adutoras da Sabesp. Foi preciso a intervenção da concessionária, que está alterando a localização de duas adutoras. A estimativa é que o trabalho da Sabesp seja concluído em uma semana para que a Secretaria de Obras possa continuar as obras de drenagem.

O trabalho executado pela Sabesp no local consiste em remanejar as adutoras em alguns metros, mudando o traçado original dos canos. Além disso, serão instalados registros, o que permitirá que o trabalho seja executado com mais segurança, sem riscos de vazamento de água no canteiro de obras.

Enquanto a companhia estiver atuando no canteiro de obras em frente ao Shopping, a equipe da Prefeitura adianta o trabalho de implantação de aduelas na rua Maria Bernardes, próximo ao Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire. A implantação do sistema de microdrenagem em toda a região central de Hortolândia acabará com as enchentes que atingem a região praticamente todos os anos. A obra local, que deve durar 90 dias para ser concluída, está estimada em R$ 3,118 milhões.

O trabalho consiste na abertura do pavimento de ruas importantes, como a Luiz Camilo de Camargo, Antônio Bernardes e Euclides Pires de Assis, numa extensão de aproximadamente 700 metros, desde a região do Shopping Hortolândia até o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire. As ruas receberão aduelas, que medem quatro metros quadrados. Elas vão captar a água da chuva, que será escoada até o Ribeirão Jacuba. Para isso, o Ribeirão também recebe investimentos em canalização de cerca de 1,5 quilômetros, ligando o córrego já canalizado na região central até as lagoas de contenção Jac-1 e Jac 2, no Jardim Minda. O projeto de macrodrenagem deve ser concluído em 2014, garantindo o fim das enchentes em toda a cidade.

Fim das enchentes

Comerciantes e moradores do Remanso Campineiros enfrentavam, há décadas, problemas com inundações nas ruas do centro. A falta de sistema de drenagem de águas pluviais, a pequena quantidade de bocas de lobo e a proximidade com o Ribeirão Jacuba traziam transtornos aos imóveis da região central. Além da enxurrada que invadia as casas e lojas, o aumento do volume da água do córrego tornava inviável até mesmo o tráfego de veículos em alguns trechos.

Desde que a Prefeitura de Hortolândia iniciou um pacote de obras para contenção de enchentes em toda a cidade, Hortolândia conseguiu minimizar o impacto trazido pelas chuvas. Parte do Ribeirão Jacuba já está canalizado, com trechos de canal fechado inclusive, como no Jardim Malta. Na região do Jardim Minda, a Administração Municipal constrói os reservatórios de contenção de enchentes JAC-1 e JAC-2, que armazenarão a água da chuva e poderão, até mesmo, abastecer a cidade com a reserva.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo