Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

“Sagarana”, de Guimarães Rosa, é o livro mais lido da Biblioteca

Prefeitura

Publicado

em

 

Publicidade

O sertão de Minas Gerais é o pano de fundo dos nove contos que compõem “Sagarana”, um dos clássicos da literatura brasileira escrito por João Guimarães Rosa (1908-1967). A obra traz o conhecido conto “A Hora e A Vez de Augusto Matraga”, transformado em filme, na década de 1960, com direção de Roberto Santos e estrelado pelo ator Leonardo Villar. “Sagarana” foi o livro que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em abril pelos usuários da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. No ranking, a biblioteca registrou, no mês passado, 1.390 empréstimos de obras.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que, além de “Sagarana”, o ranking traz outro grande clássico da literatura brasileira, “Iracema”, de José de Alencar. “São obras que, geralmente, estão listadas como leitura obrigatória para vestibulares de grandes instituições de ensino superior”, salienta Silva. 

O ranking de abril inclui ainda dois contos considerados clássicos da literatura internacional de suspense e terror, “A Máscara da Morte Vermelha” e “O Coração Revelador”, ambos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849). Best-sellers da literatura infantojuvenil também marcam presença na lista, com destaque para três títulos da série “Diário de Um Banana” e dois títulos relacionados à série “Harry Potter”. 

CARTEIRINHA

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de cerca de 17 mil títulos. De acordo com o coordenador, o espaço tem mais de 4.000 usuários cadastrados. A Biblioteca iniciou a divulgação do ranking dos livros mais emprestados em julho de 2018, por ocasião do período de férias de meio de ano.

Para quem quer fazer o empréstimo de livros, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca, que fica no primeiro piso do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia do RG e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. Caso haja dano ou extravio dos livros emprestados, o usuário terá que fazer a reposição do mesmo título. A Biblioteca registra, em média, de 30 a 50 empréstimos por dia. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados em março na Biblioteca Municipal: 

1. “Sagarana” – João Guimarães Rosa

2. “Diário de Um Banana: Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney

3. “Exilados Por Amor” – Sandra Carneiro, pelo espírito Lucius

4. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney 

5. “Iracema: Lenda do Ceará” – José de Alencar

6. “Curso de Desenho e Pintura” – Vários autores

7. “O Despertar do Príncipe” – Colleen Houck

8. “Uma Noite Como Esta: Livro 2” – Julia Quinn

9. “Os Grandes Líderes: Martin Luther King” – Nancy Shuker

10. “Iniciativa Super-Heróis: Disney” – Vários autores

11. “Albertina: A Vaca Estradeira” – Christina Dias

12. “A Máscara da Morte Vermelha” – Edgar Allan Poe

13. “Amor, Sexo, Cumplicidade e Outros Prazeres a Dois” – Mark e Grace Driscoll

14. “Harry Potter e A Pedra Filosofal” – J.K. Rowling

15. “Harry Potter e A Criança Amaldiçoada Partes Um e Dois” – Jack Thorne/John Tiffany 

16. “A Soma de Todos Os Beijos” – Julia Quinn

17. “Matemática 3” – José Ruy Giovanni e José Roberto Bonjorno

18. “O Coração Revelador” – Edgar Allan Poe 

19. “Diário de Um Banana: Bons Tempos” – Jeff Kinney

20. “Como Treinar O Seu Dragão por Soluço Spantosicus Strondus III” – Cressida Cowell

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terca-feira(24) mostra que o município teve 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 0 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 40 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 09 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 354 em isolamento domiciliar.

6370 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia participa do lançamento online do Plano Regional de Turismo da Região Bem Viver, nesta quarta-feira (25/11)

Prefeitura

Publicado

em

Para incrementar o potencial turístico do município, a Prefeitura de Hortolândia participa do lançamento do Plano Regional de Turismo da RT (Região Turística) Bem Viver. O evento acontece, nesta quarta-feira (25/11), às 10h, por meio da plataforma Teams. O lançamento será online em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. O evento é aberto para o público. Para participar, basta clicar no convite virtual abaixo, disponível para download. Além de Hortolândia, o lançamento contará com a participação de representantes das prefeituras dos outros municípios que integram a região: Americana, Campinas, Elias Fausto, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Publicidade

A RT Bem Viver está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, instituído em 2013 pelo governo federal. De acordo com informações no site do Ministério do Turismo, a última edição do mapa foi divulgada em 2019. O gerente de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Humberto Cesar Martins, explica que o município pleiteia sua reinserção no mapa por meio do Plano Diretor de Turismo, que deve ser apresentado ainda este ano para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criado no início deste ano antes da pandemia, e para a própria Administração Municipal.

De acordo com o gerente Humberto Cesar Martins, o plano regional foi elaborado ao longo dos últimos dois anos por um grupo de trabalho formado por representantes de cada cidade participante. “Foi um trabalho árduo de pesquisa, levantamento de potenciais e equipamentos turísticos e modelos de gestão turística. Enfim, reunimos tudo o que dizia respeito aos atrativos turísticos do município. Com o plano, estabelecemos novos roteiros turísticos na cidade”, explica Martins. Por meio do plano regional, o município busca fortalecer sua vocação nas categorias de turismo de negócios, cultural e esportivo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Novo Viveiro Municipal inicia doação de mudas de árvores para população

Prefeitura

Publicado

em

As árvores são o principal patrimônio natural de uma cidade. Elas têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente. Produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo. E, além disso, embelezam a paisagem. É por todos estes motivos que a Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (24/11), a doação de mudas de árvores para a população. A doação é realizada no novo viveiro que fica no Parque Socioambiental Novo Ângulo, a ser inaugurado em breve pela Prefeitura. O parque está localizado entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena. A doação das mudas acontece às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Publicidade

O atendimento é feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cada morador pode retirar no local uma única muda de árvore. Junto com a muda, é entregue um saco de 5 quilos de compostagem para fazer o plantio. Os agentes ainda orientam os moradores sobre como fazer o plantio correto. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são doadas mudas de árvores cujo plantio é adequado para calçadas, tais como reseda, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo e ipê-branco. Há também mudas de espécies frutíferas, como pitangueira e araçá. 

“Precisamos ampliar o plantio de árvores em calçadas na cidade. Por meio da doação, queremos incentivar o munícipe a realizar o plantio de forma adequada, proporcionando sombra, proteção do solo, qualidade do ar, atração da fauna, refletindo diretamente no embelezamento paisagístico dos bairros e melhor qualidade de vida”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

QUINTAIS

Quem quiser mais de uma muda para plantar nos quintais, pode procurar a outra unidade do Viveiro Municipal, localizado na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. Há um limite para  quantidade de espécies doadas. O atendimento é de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h. Para mais informações, o telefone do Viveiro Municipal é (19) 3897-2926.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares