Connect with us

Nossa Cidade

Saizen Sushi é o vencedor do Prêmio Jacuba da Prefeitura

Prefeitura

Publicado

em

O restaurante Saizen Sushi foi o vencedor do Prêmio Jacuba, uma das premiações do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” deste ano, promovido pela Prefeitura. O estabelecimento ganhou o prêmio com o prato Saizen Jacuba, que consiste de um filé de salmão grelhado, acompanhado de camarão na moranga e de farofa.A premiação foi, nesta terça-feira (04/12), no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, na Vila São Francisco. O evento contou com a participação do prefeito Angelo Perugini, e também marcou a abertura da exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”. 

O objetivo do prêmio é valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. 

Concorreram ao prêmio 16 dos 110 estabelecimentos inscritos na 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”. Os estabelecimentos concorrentes tiveram que criar um prato cuja receita, obrigatoriamente, incluísse os três ingredientes da jacuba: farinha de mandioca, cachaça e mel. Durante o período de 15/10 a 15/11, os estabelecimentos tiveram que incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes. 

Os estabelecimentos concorrentes foram Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow, Pesqueiro e Restaurante do Chico, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla Rosolen, Churrascaria Hortolândia III, Kéh Coxinha, Matriz do Açaí, Palladari’s, Botica Panela de Barro, Pastel da Feira, Saizen Sushi, Top Lounge Bar e Wood Bar. Os estabelecimentos ganharam certificados de participação. Os cinco primeiros colocados ganharam uma imagem do fotógrafo Benhur de Santi, parceiro no prêmio. 

Perugini destacou o prêmio como uma ação para construir a cultura da cidade por meio da alimentação. “Cada povo tem uma tradição gastronômica. Somos uma cidade de 28 anos. Precisamos marcar uma história. É na mesa, compartilhando o alimento,que construímos a nossa história. Os 16 estabelecimentos que concorreram ao prêmio resgataram a origem de onde viemos. Vocês deram uma demonstração de afeto pela nossa história”, enalteceu Perugini.

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, ressaltou que, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação,o prêmio foi a novidade do roteiro deste ano por promover o resgate da jacuba. “Os 16 estabelecimentos concorrentes trouxeram essa riqueza para nós. O prêmio trouxe identidade à cidade. Vamos sonhar grande. Fazer da cidade um polo gastronômico da região”, destacou Alessandra.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresa Santos, o prêmio fez os estabelecimentos concorrentes agregarem valor ao trabalho que realizam. “Os restaurantes fizeram receitas maravilhosas. Eles agregaram valor à economia da cidade por meio da cultura, resgatando um prato da gastronomia da cidade. Com isso, os estabelecimentos também incentivam as pessoas a consumir na própria cidade”, salientou Teresa.

INGREDIENTES

Para as proprietárias do restaurante Saizen Sushi, Beatriz Giorgi e Simone Camargo, a sensação de ganhar o prêmio foi de dever cumprido. “O prêmio é uma ação muito importante para valorizar a História da cidade, pois muita gente não sabe o que é a jacuba”, destacou Simone. 

Além de utilizar os três ingredientes da jacuba na receita, Beatriz e Simone explicaram que o prato Saizen Jacuba, que é composto de um filé de salmão grelhado, acompanhado de camarão na moranga e de farofa. As proprietárias ainda disseram que o prato será incluído, em um determinado dia da semana, no cardápio do restaurante.

A cerimônia teve também apresentações musicais com o Quarteto Cultura Instrumental, formado pelos servidores da Secretaria de Cultura Tim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão), do cantor e diretor artístico da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, Mauri Lima da dupla Mauricio & Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó, e do duo De Mãe Pra Filha, formado por Lê Veloso e Juliana Veloso, mãe e filha na vida real. Elas interpretaram um rap intitulado “Hortolândia Essa Homenagem Eu Fiz Para Você”. Um grupo de sete mulheres da Melhor Idade do CCS (Centro de Convivência Social) Rosolen, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, apresentaram um jogral em que recitaram o poema “Saber Viver”, de Cora Coralina.

A escolha do melhor prato foi feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais de gastronomia e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fez a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações foram feitas durante o período de 15/10 a 15/11. 

Os pratos receberam notas de 0 a 10. Foram avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deviam estar, obrigatoriamente, na receita dos pratos.

Confira abaixo a lista dos estabelecimentos concorrentes ao Prêmio Jacuba:

· Vencedor: Saizen Jacuba – Saizen Sushi

· Pizza Jacuba – Pizzaria Bella Romana

· Costelinha Jacuba – Restaurante Bete Guindola

· Novilho Defumado Jacuba – Big Jow

· Salmão Jacuba – Pesqueiro e Restaurante do Chico

· Bolo Flamy Mandioca Jacuba – Flamy

· Jacuba da Terra – Espaço Gourmet Flor do Dendê 

· Porco Chapado Jacuba – Restaurante Guindolla Rosolen

· Leitão Pururuca Marinado Jacuba – Churrascaria Hortolândia III

· Coxinha Jacuba – Kéh Coxinha

· Bolinho Jacuba – Matriz do Açaí

· Jacuba Em Forma de Pizza – Palladaris

· Parmegiana Jacuba – Botica Panela de Barro

· Pastel de Jacuba – Pastel da Feira

· Jacuba Burguer – Top Lounge Bar

· Carne de Sol Jacuba – Wood Bar

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia tem saldo positivo de 823 postos de trabalho em 2019

Prefeitura

Publicado

em

Hortolândia confirma a retomada do desenvolvimento econômico em 2019. Um dos reflexos mais visíveis disso é o aumento do número de empregos criados. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, o município fechou o ano passado com saldo positivo de 823 empregos. 

Este número representa crescimento quase 12 vezes maior do que em 2018, quando a cidade teve saldo de 74 empregos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, mais uma vez, o setor econômico que mais empregou na cidade foi o de serviços, com saldo de 699 vagas criadas no ano passado. O saldo de 2019 é o maior desde 2012, quando a cidade registrou saldo de 707 empregos. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, este saldo é resultado do trabalho que a Prefeitura realiza para atrair novas empresas para a cidade e estimular o crescimento das empresas já instaladas no município. “Grandes empresas que abrem suas portas ainda este ano na cidade, como Odata e Embalixo, ajudam a elevar este saldo. A instalação e a expansão da indústria impulsiona os demais setores econômicos, como o de comércio e o de serviços, com efeito multiplicador nas vagas de emprego, os chamados ‘empregos indiretos’”, salienta Monique.

Em razão deste crescimento, a secretária destaca ainda que a Prefeitura implementou mudanças no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica dentro do HORTOFÁCIL. “O órgão tem contribuído de forma relevante neste processo de criação de empregos. O diálogo da Prefeitura com as empresas para ofertarem suas vagas no PAT tem sido um diferencial para a captação de postos de trabalho, recolocando a população no mercado profissional. Só em 2019, o órgão captou mais de 2.500 vagas de emprego, que foram colocadas à disposição da população por meio do posto, que tem sido referência na região”, destaca Monique.

De acordo com a Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o PAT aumentou em 92% o percentual de captação de vagas ofertadas em 2019 e manteve percentual de 30% de pessoas efetivamente contratadas para estas vagas captadas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Desvio na avenida da Emancipação começa nesta terça-feira (28/01)

Prefeitura

Publicado

em

A rua Libero Badaró, marginal da avenida da Emancipação, recebeu, durante a manhã desta segunda-feira (27/01), serviços de reforço na sinalização, ação realizada pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho foi intensificado e concluído, já que, no início da manhã desta terça-feira (28/01), a via receberá o fluxo do trânsito da avenida da Emancipação para quem chega à cidade e vai no sentido Centro. O desvio acontece desde o trecho em obras, na avenida Panaíno, próximo à Havan e ao Hospital Municipal, e segue até a rua Terezinha Navarro da Silva, próxima ao Supermercado Good Bom, onde o motorista poderá voltar a trafegar pela avenida da Emacipação.

“Realizamos o reforço da pintura de solo nas faixas de pedestres, lombofaixas e lombadas, além de alertas como “DEVAGAR”. Pedimos a colaboração dos motoristas, pois a previsão é que o desvio permaneça nos próximos 15 dias. Ali é um local onde muitas pessoas atravessam, entram e descem dos ônibus, portanto, é importante que motoristas e pedestres redobrem a atenção na área”,  explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.  

AVENIDA PANAÍNO

A obra da avenida Panaíno proporcionará a integração viária desde a região do Jardim Santa Clara até o Novo Ângulo, nas proximidades do Corredor Metropolitano. 

A avenida Panaíno é a antiga estrada de terra, em frente ao Centro de Especialidades Médicas. De acordo com a Secretaria de Obras, as obras viárias da avenida Panaíno vão desafogar o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. A avenida Panaíno também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas pela SP-101.

A obra da avenida Panaíno prevê 2,267 quilômetros de obras, com implantação de canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais, além de iluminação de LED e da passagem sobre o córrego. A obra é realizada com recursos financiados pelo Banco CAF. A previsão é que a nova via esteja pronta ainda neste semestre.

PIC

A obra da avenida Panaíno faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Seletiva do Hip Hop Solidário reúne centenas de pessoas e já garante dois finalistas

Prefeitura

Publicado

em

O coreto da praça do Remanso Campineiro recebeu na noite deste sábado (25/01), a primeira seletiva da Batalha de Rima (Batalha do Castelo). O evento faz parte da segunda edição do Hip Hop Solidário, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Esta etapa classificou os jovens Marco Antônio e Misrael Souza para a grande decisão, que acontecerá na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) CAIC, no Jardim Amanda, no dia 15 de fevereiro, a partir das 12h. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, aproximadamente 100 pessoas participaram da seletiva.

A segunda etapa da seletiva da Batalha do Castelo, acontecerá no mesmo local, no sábado (08/02). Deste evento, serão selecionados outros dois finalistas para a grande final. No sábado (01/02) e quarta-feira (12/02), na Batalha do Minda, que acontece no Parque Socioambiental Remanso das Águas, serão selecionados outros quatro finalistas, sendo dois em cada dia. Além das finais da Batalha de Rima, no dia do Hip Hop Solidário, também acontecerá a final do Torneio de Break Dance. 

“É importante este evento para a nossa cidade para que os jovens aprendam mais sobre a cultura do rap, hip hop, e o que ela agrega para a nossa sociedade”, explica Gabriel Silva, morador de Hortolândia, fundador da Batalha do Minda.

HIP-HOP SOLIDÁRIO

O evento é uma manifestação do universo artístico-cultural do hip hop e terá batalhas de rima e de break dance. Os vencedores de cada categoria levarão para casa R$ 600,00 como premiação. Interessados em participar do torneio de break dance podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 10 de fevereiro pelo link https://forms.gle/9yQbCV96PSjFESDy8.

ATRAÇÕES CULTURAIS

Entre as atrações da festa cultural haverá apresentações musicais de artistas da região; graffiti, com Leandro Kranium e convidados; intervenções poéticas (Slam) e show de rap com o cantor Dexter.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas