Nossa Cidade

Saizen Sushi é o vencedor do Prêmio Jacuba da Prefeitura

O restaurante Saizen Sushi foi o vencedor do Prêmio Jacuba, uma das premiações do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” deste ano, promovido pela Prefeitura. O estabelecimento ganhou o prêmio com o prato Saizen Jacuba, que consiste de um filé de salmão grelhado, acompanhado de camarão na moranga e de farofa.A premiação foi, nesta terça-feira (04/12), no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, na Vila São Francisco. O evento contou com a participação do prefeito Angelo Perugini, e também marcou a abertura da exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”. 

O objetivo do prêmio é valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. 

Anuncio


Concorreram ao prêmio 16 dos 110 estabelecimentos inscritos na 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”. Os estabelecimentos concorrentes tiveram que criar um prato cuja receita, obrigatoriamente, incluísse os três ingredientes da jacuba: farinha de mandioca, cachaça e mel. Durante o período de 15/10 a 15/11, os estabelecimentos tiveram que incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes. 

Os estabelecimentos concorrentes foram Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow, Pesqueiro e Restaurante do Chico, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla Rosolen, Churrascaria Hortolândia III, Kéh Coxinha, Matriz do Açaí, Palladari’s, Botica Panela de Barro, Pastel da Feira, Saizen Sushi, Top Lounge Bar e Wood Bar. Os estabelecimentos ganharam certificados de participação. Os cinco primeiros colocados ganharam uma imagem do fotógrafo Benhur de Santi, parceiro no prêmio. 

Perugini destacou o prêmio como uma ação para construir a cultura da cidade por meio da alimentação. “Cada povo tem uma tradição gastronômica. Somos uma cidade de 28 anos. Precisamos marcar uma história. É na mesa, compartilhando o alimento,que construímos a nossa história. Os 16 estabelecimentos que concorreram ao prêmio resgataram a origem de onde viemos. Vocês deram uma demonstração de afeto pela nossa história”, enalteceu Perugini.

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, ressaltou que, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação,o prêmio foi a novidade do roteiro deste ano por promover o resgate da jacuba. “Os 16 estabelecimentos concorrentes trouxeram essa riqueza para nós. O prêmio trouxe identidade à cidade. Vamos sonhar grande. Fazer da cidade um polo gastronômico da região”, destacou Alessandra.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresa Santos, o prêmio fez os estabelecimentos concorrentes agregarem valor ao trabalho que realizam. “Os restaurantes fizeram receitas maravilhosas. Eles agregaram valor à economia da cidade por meio da cultura, resgatando um prato da gastronomia da cidade. Com isso, os estabelecimentos também incentivam as pessoas a consumir na própria cidade”, salientou Teresa.

INGREDIENTES

Para as proprietárias do restaurante Saizen Sushi, Beatriz Giorgi e Simone Camargo, a sensação de ganhar o prêmio foi de dever cumprido. “O prêmio é uma ação muito importante para valorizar a História da cidade, pois muita gente não sabe o que é a jacuba”, destacou Simone. 

Além de utilizar os três ingredientes da jacuba na receita, Beatriz e Simone explicaram que o prato Saizen Jacuba, que é composto de um filé de salmão grelhado, acompanhado de camarão na moranga e de farofa. As proprietárias ainda disseram que o prato será incluído, em um determinado dia da semana, no cardápio do restaurante.

A cerimônia teve também apresentações musicais com o Quarteto Cultura Instrumental, formado pelos servidores da Secretaria de Cultura Tim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão), do cantor e diretor artístico da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, Mauri Lima da dupla Mauricio & Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó, e do duo De Mãe Pra Filha, formado por Lê Veloso e Juliana Veloso, mãe e filha na vida real. Elas interpretaram um rap intitulado “Hortolândia Essa Homenagem Eu Fiz Para Você”. Um grupo de sete mulheres da Melhor Idade do CCS (Centro de Convivência Social) Rosolen, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, apresentaram um jogral em que recitaram o poema “Saber Viver”, de Cora Coralina.

A escolha do melhor prato foi feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais de gastronomia e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fez a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações foram feitas durante o período de 15/10 a 15/11. 

Os pratos receberam notas de 0 a 10. Foram avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deviam estar, obrigatoriamente, na receita dos pratos.

Confira abaixo a lista dos estabelecimentos concorrentes ao Prêmio Jacuba:

· Vencedor: Saizen Jacuba – Saizen Sushi

· Pizza Jacuba – Pizzaria Bella Romana

· Costelinha Jacuba – Restaurante Bete Guindola

· Novilho Defumado Jacuba – Big Jow

· Salmão Jacuba – Pesqueiro e Restaurante do Chico

· Bolo Flamy Mandioca Jacuba – Flamy

· Jacuba da Terra – Espaço Gourmet Flor do Dendê 

· Porco Chapado Jacuba – Restaurante Guindolla Rosolen

· Leitão Pururuca Marinado Jacuba – Churrascaria Hortolândia III

· Coxinha Jacuba – Kéh Coxinha

· Bolinho Jacuba – Matriz do Açaí

· Jacuba Em Forma de Pizza – Palladaris

· Parmegiana Jacuba – Botica Panela de Barro

· Pastel de Jacuba – Pastel da Feira

· Jacuba Burguer – Top Lounge Bar

· Carne de Sol Jacuba – Wood Bar

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo